DestaquesOpinião

Dez anos de Refúgios Urbanos!

Por Matteo Gavazzi

Escrever esse artigo em comemoração aos dez anos da Refúgios Urbanos é uma alegria imensa.

Sinto essa mesma alegria imensa em fazer esse breve relato sobre onde saímos, por onde navegamos, quais são nossos destinos, e, sobretudo, pelas pessoas incríveis, arquiteturas únicas e imóveis especiais que cruzaram meu caminho nessa década.

O começo de tudo foi depois que perdi dois “jobs” e me encontrei com uma mão na frente e o CRECI na outra. Enfim, apostei todas as minhas fichas na criação de uma imobiliária que representasse meus valores e meu entendimento sobre como oferecer uma boa experiência na intermediação de imóveis.

Assim nascemos em uma pequena sala de 12m² no Centro Histórico de São Paulo, tão perto da Catedral da Sé que seu campanário marcava nosso fim de expediente nas inúmeras tardes que passamos trabalhando em nossas escrivaninhas no sétimo andar do Palacete Gonzaga.

A verdade verdadeira é que a partir do plantio dessa semente, aquela que durante dois anos seria uma EUpresa (uma empresa feita com apenas EU, como brincava na época) começaria a crescer e a emanar uma energia que atrairia outras pessoas em busca de um lugar para chamar de seu para trabalhar.

E foi isso que aconteceu. O Felipe Grifoni, primeiro corretor associado, me escreveu um e-mail que virou um papo, uma colaboração e uma amizade. Depois foi a vez do Octavio Pontedura, amigo querido e sócio, que nos procurou para ajudar na produção de algumas fotos para o volume 1 do livro Prédios de São Paulo.

Aos poucos, fui encontrando cada uma das pessoas que fazem a Refúgios Urbanos acontecer. De papo em papo, ligação em ligação, parceria em parceria, formamos essa equipe talentosa e apaixonada por conectar lares e pessoas. Afinal, se interessar por gente não é conhecer mais gente?

No fim, esse percurso de uma década não teria um grande sentido se não fosse pelas pessoas que ocuparam este espaço físico e imaterial, chamado Refúgios Urbanos, junto comigo.

A história dessa imobiliária é feita por pessoas que fazem acontecer nessa empresa fantástica que tenho orgulho de chamar de nossa e, quiçá, esses DEZ ANOS me parecem 20 ou 30. Não lembro mais da vida antes de tudo isso!

Por Matteo Gavazzi, sócio-fundador da imobiliária Refúgios Urbanos