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Saiba como fazer uma gestão de vendas eficaz em lançamentos imobiliários
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Saiba como fazer uma gestão de vendas eficaz em lançamentos imobiliários

12 dez 2022
Redação Imobi
Redação Imobi
6 min
Saiba como fazer uma gestão de vendas eficaz em lançamentos imobiliários

Resumo

Incorporadoras, loteadoras, construtoras e imobiliárias precisam de uma gestão de vendas assertiva para vender bem lançamentos imobiliários,

A construção civil retomou o crescimento e o mercado imobiliário sinalizou uma sólida recuperação em 2021 e 2022. Pensando nisso, incorporadoras, loteadoras, construtoras e imobiliárias que desejam aproveitar essa oportunidade precisam estruturar uma gestão de vendas mais assertiva em lançamentos imobiliários.

As perspectivas são positivas para a economia, que está se aquecendo cada vez mais. Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma ótima aliada para ajudar a facilitar os processos comerciais das empresas.

O aumento da oferta de unidades deve estar alinhada à qualidade não só do produto, mas também da boa gestão de vendas. E aí cabe a pergunta: como estão seus processos? A sua empresa tem conseguido gerenciar as reservas de unidades? Não tem sofrido com duplicidades? Como está o tempo de espera para aprovação de propostas?

Vale a pena refletir sobre todo o seu processo de gestão de vendas para, então, avaliar o que precisa ser melhorado. Acompanhe neste artigo como fazer uma gestão de vendas eficaz em seus lançamentos imobiliários.

Como funciona a gestão de vendas no mercado imobiliário?

A gestão de vendas nada mais é do que uma forma de garantir que loteadoras, construtoras e imobiliárias utilizem de forma correta seus esforços para alcançar lucratividade. Ela envolve a organização de processos através de pontos essenciais, como planejamento, estratégia e execução de atividades.

Através da gestão de vendas eficaz, é possível obter as seguintes vantagens:

  • Economia de 30% do tempo com um processo digital!
  • Organização do seu lançamento;
  • Melhora no atendimento ao cliente;
  • Crescimento da lucratividade da construtora;
  • Aumento nas vendas e redução do ciclo de venda do cliente.

Quais as dicas para uma gestão de vendas de imóveis eficaz?

Quer melhorar a gestão de vendas da sua loteadora, construtora ou imobiliária? Então confira as dicas para realizar esse processo com mais eficácia:

  • Realize um planejamento: preparar a equipe e a sua força de vendas com treinamentos e recursos é uma etapa essencial na gestão de vendas.
  • Acompanhe o desempenho da equipe: defina metas e acompanhe o desempenho dos seus resultados de vendas.
  • Foque na estruturação: ao estruturar sua gestão comercial, é possível ter projeções de vendas realistas, para evitar surpresas ao longo do processo.
  • Utilize boas ferramentas: é imprescindível o uso de ferramentas que facilitem a gestão de vendas, garantindo maior produtividade, agilidade e eficiência durante toda a venda.

O que é o espelho de vendas?

Imagina ter em seu lançamento a planta do empreendimento com a atualização da disponibilidade de unidades em tempo real. Isso só é possível através de um Espelho de Vendas Inteligente.

Atualmente, o corretor tem no stand de vendas um caderno com imagens e informações sobre o empreendimento. Ele senta e começa a folhear as páginas apontando e explicando para o cliente as principais características daquele imóvel. Analisando dessa forma não parece ter tantos problemas, não é mesmo?

Mas veja só: o cliente de hoje preza por agilidade, consome conteúdos rápido e está conectado à tecnologia, precisando de soluções mais dinâmicas e o Espelho de Vendas Inteligente proporciona isso. O ganho para o corretor é conseguir ter todas as informações em mãos para tirar as dúvidas dos clientes.

Em um espelho de vendas, os corretores conseguem ter fácil acesso a informações como disponibilidade, metragem, valores, localização, apartamentos por andar e reservas pelo app. Para facilitar a gestão de lançamentos, o espelho de vendas ainda pode ser visto na TV, mesa interativa, projeção ou totem, com visibilidade para todos no lançamento.

O cliente visualiza na hora as unidades que estão disponíveis e o corretor consegue fazer em segundos a reserva da unidade.

Como são feitas as reservas de unidades em uma gestão de vendas eficaz?

Sem um controle online, os corretores precisam ligar para os gerentes e assim verificar se uma unidade ainda está disponível ou não. Isso leva tempo e atrasa o retorno para o cliente, já que nem sempre o gestor estará disponível naquela hora. É exatamente nesse momento que o cliente começa a ficar impaciente e acaba perdendo o interesse pelo imóvel ou procura um concorrente.

Há ainda outro problema. Como estamos falando de processos manuais, tudo é passível de erros. Dessa forma, é comum ter vendas duplicadas. Por isso, ter o controle das reservas de unidades na palma da mão garante mais eficiência na gestão de vendas e evitar duplicidades.

O processo de vendas 100% digital é rápido e simples. A reserva na palma da mão é um diferencial para os lançamentos. No stand, o corretor pode reservar a unidade para o cliente, encaminha para proposta e a aprovação do contrato pode ser finalizada ali mesmo com o cliente que já sai dali com o contrato assinado.

Como funciona o envio de proposta e contratos em uma gestão de vendas eficaz?

O processo convencional de proposta é um “vai e vem”, no qual os corretores precisam montar a pasta de seus clientes e reunir cópias de documentos, que muitas vezes são recebidos por vários meios, como e-mail e whatsApp, para só depois levar a proposta para aprovação.

É um processo demorado que pode prejudicar o fechamento da venda. Por isso, o envio de proposta direto pelo app é a solução para descomplicar esses processos e retornar para o cliente com mais rapidez.

Para o lançamento, é possível organizar a montagem das pastas digitais com antecedência e determinar a quantidade de pessoas interessadas no empreendimento de forma organizada e assertiva para a aprovação.

Na etapa da elaboração da proposta, tudo funciona de forma bem simples: os corretores anexam fotos dos documentos dos clientes e enviam propostas pelo próprio app. O gestor também consegue disponibilizar o contrato na própria ferramenta. Realizar a venda de qualquer lugar, de forma digital, agiliza o atendimento e garante mais eficiência na gestão de vendas.

Mais que preparar grandes lançamentos, sua construtora ou imobiliária precisa entender a necessidade de poupar o tempo do cliente oferecendo soluções simples, informações completas através de processos que passam credibilidade. O crescimento do mercado imobiliário é a oportunidade para a sua empresa reavaliar processos e investir em recursos que conversem com as necessidades do cliente.

Neste ponto, também é importante centralizar o canal para o envio dos documentos. Afinal, com tantas unidades e corretores envolvidos, fica muito fácil se perder em mensagens do Whatsapp ou e-mails.

O processo de vendas do mercado imobiliário teve algumas mudanças e adaptações, principalmente no que diz respeito aos lançamentos digitais, mas ainda restam dúvidas sobre como estruturar esse processo. De olho nisso, a Facilita preparou o Kit do lançamento Digital, reunindo materiais com tudo o que você precisa para ter sucesso em seus próximos lançamentos imobiliários, baixe gratuitamente clicando aqui.

A gestão de vendas de imóveis é um processo que pode ser descomplicado com o uso da tecnologia, como o app Facilita, ferramenta que auxilia no fechamento de um venda como acesso a tabelas e informações de unidades, disponibilidade e reservas atualizadas, envio de propostas e análise de vendas.

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