fbpx

Construtoras

Mulheres começam a mudar perfil no setor de investimentos imobiliários

Imobi Report
Escrito por Imobi Report em 1 de março de 2021
4 min de leitura
Mulheres começam a mudar perfil no setor de investimentos imobiliários
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Novo empreendimento da Trend Investimentos, em Porto Alegre, conta com a participação de 76% de compradoras mulheres.

Cada vez mais presentes em diferentes setores econômicos, as mulheres começam a mudar também o perfil do mercado de investimentos. Dados divulgados pela B3 no final de 2020 apontam que o número de investidoras na bolsa mais que dobrou ao longo do último ano. Enquanto em janeiro elas eram 388.497, no início de dezembro chegaram a 809,5 mil. Os dados são reflexo do avanço da presença feminina na sociedade e o aumento do seu poder aquisitivo, projetando as mulheres como personagens importantes para o desenvolvimento econômico.

O mercado imobiliário, um dos setores que começou a dar sinais de reação a partir do segundo semestre do ano passado, tem atraído as investidoras que buscam uma opção mais conservadora. Exemplo disso é o Studio Trend, empreendimento lançado recentemente pela Trend Investimentos, em Porto Alegre, e que tem 76% de mulheres compradoras. O fato reforça outro dado da B3: a maioria das investidoras está concentrada nas regiões Sudeste e Sul. No Rio Grande do Sul elas já são 41 mil.

Entre elas está Lorena Arrue, bacharel em Direito, que acredita no crescimento do público feminino no setor. “Até pouco tempo os investimentos eram decididos pelo pai ou marido. Hoje, estamos assumindo o protagonismo e gerindo nossas finanças.  O nosso perfil é mais conservador que o dos homens,  pois somos mais cautelosas. Eu, por exemplo, me sinto mais segura ao investir no mercado imobiliário, por sua segurança e retorno certo”, comenta. A empreendedora Raphaela Moledo acredita que o empoderamento feminino é um avanço que beneficia mulheres em diferentes setores da sociedade. “Vejo que esse avanço tem acontecido pelo perfil da mulher atual, que vem se especializando, estudando e se desenvolvendo. No setor imobiliário, em específico, presencio as mulheres com maior poder de decisão, iniciativa, planejamento e mais atentas aos detalhes”, declara.

Outro fator importante é a busca pelo investimento que represente um ideal ou causa. O Studio Trend, por sua vez, traz preocupação com a sustentabilidade, ao optar por processos construtivos que se preocupam com a redução na emissão de CO2, menor consumo de água, chegando até à inovação de industrialização da obra e redução de manutenção do condomínio. “A sustentabilidade é o caminho natural para aqueles que buscam obter uma melhor qualidade de vida, respeitando a natureza e seus recursos. No lar e no ambiente de trabalho, a mulher sempre pôde reciclar,  recriar, reutilizar. Por sermos naturalmente multitarefas, nos encaixamos perfeitamente neste contexto”, declara a empresária e publicitária Angélica André, outra investidora da Trend.

Lucy e Loy Demari, irmãs de Angélica, também têm participação no negócio e destacam a tecnologia do Studio, outro pilar de sua construção. “A mulher assumiu variados cargos e funções em todas as áreas, sejam elas tecnológicas, humanas, científicas, na área da saúde ou política. A tecnologia faz uma grande contribuição para que possamos desempenhar nossos inúmeros papéis, tanto no profissional quanto no pessoal”, diz Lucy. Para Loy, “pelo fato de ser  mulher e  ter maior sensibilidade, a atração dos investimentos sustentáveis e tecnológicos ajudam na contribuição de um mundo melhor e mais saudável”.

Para Rafael Severo, CEO da Trend Investimentos, a participação das mulheres no empreendimento é importante para a renovação do setor imobiliário. “A forte participação de investidoras no empreendimento reforça a sua solidez, uma vez que entendemos que o perfil feminino tende a ser mais cauteloso na tomada de decisões, no sentido de priorizar a segurança do investimento e sua perspectiva de longo prazo para preservar o patrimônio conquistado. Por outro lado, existe um perfil arrojado do público de investidoras que possuem valores por trás, como sustentabilidade e inovação. O nosso empreendimento é a combinação ideal entre esses ingredientes”, comenta.

Sobre o projeto:

O Studio Trend é um prédio moderno, sendo a primeira construção residencial em aço do milênio, em Porto Alegre. Ele traz inúmeras vantagens, que vão desde a confiabilidade no processo, passando pela precisão maior e milimétrica. A infraestrutura do espaço oferece ainda coworking para público externo e interno; lavanderia comum; espaço de cafeteria self service – que à noite se torna um salão de festas; sala de reuniões multiuso, que pode virar um miniauditório e até mesmo sala de exercício; bicicletário; aplicativo para interação do usuário; e serviço de concierge. Além disso, ele mescla tecnologia e sustentabilidade. Você pode, por exemplo, acionar a fechadura de casa via aplicativo no smartphone. O recebimento de água quente também é automático, sem precisar de um aquecedor a gás.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x