Construtoras lançam empreendimentos adaptados para as novas profissões
Resumo
Construtoras estão lançando empreendimentos de olho nas novas profissões. Confira novidades que atendem produtores de conteúdo e streamers.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Construtoras e incorporadoras estão lançando empreendimentos adaptados para as novas profissões. Além de trabalhos tradicionais que migraram para o home office, as novidades nos imóveis e condomínios atendem a produtores de conteúdo, youtubers, tiktokers, gamers e influenciadores digitais.
Entre as soluções pensadas para o atendimento destes públicos estão espaços desenvolvidos na área privada, ou mesmo o direcionamento de um segundo ou terceiro quarto para uso específico de trabalho ou lazer.
Também há uma grande diversidade de espaços dedicados na área comum, variando de salas com chroma key para produção de vídeos até cozinhas profissionais para criar imagens dignas de reality show.
As inovações dos empreendimentos adaptados para as novas profissões
Existe uma onda de condomínios desenvolvidos para criação de conteúdo. O Nine 3134, nos Jardins, em São Paulo (SP), é um empreendimento da construtora Viewco que teve suas áreas de lazer projetadas para a produção de vídeo e imagem.
Trata-se de um espaço otimizado para streamers e tiktokers. O condomínio conta com estúdio equipado de SoftBox, chroma key, tripé, câmeras, camarim e sala imersiva para e-games. As 138 unidades têm até 60m² e dois quartos.
Já o The Brick, projeto da construtora Vegus em Guarulhos (SP), se posiciona como o primeiro empreendimento maker do país. Ele tem como diferenciais a Master Kitchen, inspirada nas cozinhas dos reality shows de culinária, e o espaço D.I.Y., sigla para a tradução de “faça você mesmo”, um atelier de artes para uso dos moradores.
Também há a sala young maker, estúdio para youtubers e streamers, coworking, entre outras mais de 30 áreas comuns do edifício. Serão três torres, totalizando 408 residências de até três quartos e 89m².
Quem é o cliente que procura por estes imóveis?
Tanto o Nine 3134 quanto o The Brick estão presentes na Apto, plataforma de anúncios especializada em imóveis novos. De acordo com dados da proptech, o público que mais procura estas unidades é composto jovens na faixa de 25 a 34 anos (37%), seguido pelos grupos de 35 a 44 anos (21%) e 18 a 24 anos (20%). Outro detalhe é que as mulheres são mais ativas (58% do público).
De acordo com Aline Zamboti, Líder de Customer Experience do Apto, espaços coletivos têm surgido com novidades, com novos projetos indo além de áreas comuns tradicionais, como churrasqueira e academia. Dessa maneira, observa-se o aumento da importância de áreas como as de D.I.Y., locais para gamers e youtubers.
“Essas são tendências que vêm ganhando relevância na busca por um imóvel novo. Em todo o caso, piscinas e varandas gourmet ainda são requisitos que as pessoas ainda buscam com bastante frequência”, aponta Aline.
Dados da Apto mostram que, na hora de buscar por imóveis, o filtro de lazer é o mais presente, com 39% de utilização. Na sequência, aparecem mobilidade (18%), padrão do empreendimento (15%) e recursos (15%) – tópico que envolve itens como o fornecimento de água aquecida, por exemplo.
Automação também conquista clientes deste perfil
O interesse dos clientes mais tecnológicos vai além da estrutura para a produção de conteúdo e gravação profissional de vídeos para redes sociais. Diferenciais de automação, além de proporcionarem mais praticidade para estes moradores, trazem economia para o dia a dia.
No 265.Brooklyn, da Mazzini Construtora e Incorporadora, conta com espaço gamer, uma arena equipada com computadores de ponta e estrutura moderna para e-Sports. Mas, em cada uma das unidades, a automação (que conversa muito com este público) está presente.
Com apartamentos de até três quartos, o empreendimento de alto padrão está localizado no Barro Vermelho, em Vitória (ES). Nas unidades, existe o controle dos ambientes pelo celular, fechadura eletrônica e tomadas USB. Há também estrutura de delivery para receber encomendas via drones.
De acordo com o diretor da Mazzini, Luiz Claudio Mazzini Gomes, as construtoras devem pensar nos lançamentos de maneira que eles estejam atualizados pelo maior tempo possível. “É importante ficar atento ao mercado e embarcar nas tecnologias que em breve vão se desenvolver”, destaca.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.