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Personalização de imóveis conquista clientes de alto padrão

A personalização de imóveis se tornou uma ferramenta indispensável para conquistar clientes de alto padrão. Construtoras têm criado departamentos exclusivos para deixar o imóvel com a cara desejada pelo comprador.

Para o profissional de vendas que atua no alto padrão, é essencial entender como a experiência da personalização está sendo entregue na ponta, já que isso eleva o grau de exigência dos compradores. 

Alguns cases de diferentes incorporadoras estão proporcionando estas facilidades de maneira direcionada e intuitiva. O ganho maior dessa operação é provocar encanto e fidelizar clientes.

Projetos com alto padrão de personalização de imóveis

Construtora focada no público AAA da região de Balneário Camboriú (SC), a Procave conta com um setor dedicado à personalização de projetos. A área é um hub de conexão entre o proprietário e o arquiteto dedicado ao empreendimento. Dentro da empresa este movimento começou há cerca de 15 anos, quando notaram que tratava-se de uma lacuna do mercado. A aposta deu certo e firmou a empresa como uma referência nesse tipo de atendimento.

Clóvis de Albuquerque Filho

“Trabalhamos com clientes de ponta e existe um grande fator aspiracional nesse grupo. A atenção aos detalhes está num patamar elevado e foi nisso que pensamos lá atrás: por que não entregar as chaves com tudo já de acordo com a vontade do cliente?”, diz Clóvis de Albuquerque Filho, diretor comercial da Procave. 

“Hoje, o percentual de projetos em que é exigida alguma personalização é muito alto, acima de 80%, e o nível de satisfação é muito bom”, relata.

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Ao efetuar a compra de um imóvel na planta, o cliente pode levar até a incorporadora um projeto desenvolvido por um profissional particular. Com isso, o departamento responsável faz a avaliação da viabilidade técnica, colocando também um rígido controle de prazos para que o projeto final seja entregue.

Em um case recente, do empreendimento Fischer Dreams, os projetos de personalização dos proprietários dos primeiros dez andares foram solicitados assim que as fundações do projeto foram concluídas.

Incorporadora especializada em casas oferece projetos desenhados pelo time interno

A CGL atua de maneira nichada no mercado de condomínios e casas, imóveis em que há mais possibilidades de projetos. Essa maior abertura para personalização de imóveis conta com o apoio do time interno da empresa. Por outro lado, com o objetivo de garantir a qualidade e envolvimento integral no processo, a incorporadora não trabalha com projetos trazidos de fora pelo cliente. 

Tomás Herrera

“Como normalmente temos um volume grande de vendas na planta, aproximadamente 90% dos imóveis são personalizados. Na maioria das vezes são alterações simples, mas que geram muita economia aos clientes, por não gerarem retrabalho e perda de materiais. Além disso, poder ter a possibilidade de deixar seu imóvel com a cara do cliente adiciona muito valor na experiência de compra”, ressalta Tomás Herrera, diretor de incorporação da CGL, construtora sediada em Curitiba (PR).

E para o corretor de imóveis intermediar todo este processo? Herrera afirma que o profissional de vendas deve estar profundamente comprometido e estudado a respeito do memorial descritivo e sobre quais itens podem ou não ser personalizados durante a construção do empreendimento. Quando o comprador sinaliza que deseja fazer personalizações, é enviada a cartilha com regras de personalização, um aditivo contratual e o setor de arquitetura é envolvido.

Totem de personalização de imóveis

João Alfredo Thomé

Também em Curitiba, a GT Building vem cativando clientes por meio de um totem digital para a personalização de apartamentos. A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de dar ao consumidor maior protagonismo, ao sentir como se estivesse fazendo uma compra por meio de um aplicativo.

Todos os produtos adicionados ao carrinho de compras são incluídos no valor do financiamento. De acordo com a incorporadora, essa nova experiência foi inspirada nos carrinhos de compras dos e-commerces, uma vez que o público se acostumou com a rotina de consumir por meio de plataformas digitais.

“O modelo online consegue criar um sistema completo de gestão de produtos e serviços, com cálculo de frete, soma de preços e outros benefícios. Esse é um grande diferencial, tanto para o morador quanto para o investidor, que vai conseguir um retorno muito mais rápido de um apartamento 100% pronto para venda ou locação na entrega das chaves”, explica João Alfredo Thomé, diretor da construtora.

Economia e sustentabilidade como argumento

Em Goiânia (GO), a quantidade de personalizações registrada pela Opus Incorporadora chama atenção. No já entregue Opus Araguaya, 63% dos moradores optaram pelo serviço. Em estágio avançado de obras, os compradores do Opus Acqua aderiram ainda mais ao sistema: 74% das unidades vendidas foram personalizadas. 

Dener Justino

O valor da personalização é de acordo com os kits disponibilizados pela empresa, com projetos prontos e variados, ou conforme os materiais escolhidos em projetos particulares trazidos pelo cliente. 

“Se ele nos apresenta um projeto particular cujo piso é mais barato do que aquele que seria entregue por nós, por exemplo, a diferença é abatida no valor total. Se for um material mais caro, a diferença é acrescentada”, explica o diretor da Opus, Dener Justino. 

Segundo ele, devido ao fato de a incorporadora comprar em maior quantidade e ter uma grande gama de fornecedores, os materiais podem sair com um preço melhor do que uma compra particular. O diretor também aponta outras fontes de economia ligadas à personalização, como a dispensa de retrabalho dentro do imóvel e o descarte de entulhos.

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