Imobiliárias que utilizam IA no pré-atendimento experimentam conversão até 60% maior
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As imobiliárias que utilizam a Lais, Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela Lastro para o atendimento inicial ao cliente, estão experimentando aumento de até 60% nas conversões. Esse índice foi alcançado pela mineira Prolar Imóveis, que reportou a expansão de 60% na conversão de visitas agendadas após a utilização da funcionalidade.
Na Zelo Imóveis, de Campinas, a experiência foi semelhante. Após utilizar a Lais por apenas um mês, a empresa assistiu a uma ampliação de 54% na conversão inicial do funil de vendas, quando um primeiro contato se transforma no que é definido como atendimento. A Zelo possui 46 anos e é a imobiliária com a maior carteira de locação da cidade. Atualmente, são 120 funcionários e aproximadamente 10 mil atendimentos ao mês.
A gestora de dados da Zelo Imóveis, Luciana Antunes Barbosa, destaca o cenário desafiador da região. De acordo com ela, estima-se que a demanda por aluguel na cidade seja oito vezes maior do que a disponibilidade de imóveis. “A Lais surge nesse contexto, para facilitar o processo de locação. A indisponibilidade de tempo é uma grande dor, tanto para clientes como para a imobiliária. Com ela, o processo se tornou mais rápido e eficiente”, conta. Em relação aos atendimentos da área de vendas, a gestora relata que foi possível perceber que a quantidade de visitas agendadas dobrou depois da implantação da ferramenta.
Lançada em setembro de 2023, a Lais já está em operação em cerca de 60 imobiliárias brasileiras. A aplicação realiza o atendimento inicial por meio do WhatsApp, fornecendo, instantaneamente, as informações solicitadas pelo potencial cliente. Integrada à base de anúncios e treinada a partir de informações disponibilizadas pelas imobiliárias, a Lais apresenta opções de imóveis e esclarece dúvidas comuns relacionadas aos processos de compra ou locação, entre outros questionamentos. Ela ainda pode sugerir datas para visita ao imóvel ou oferecer o contato direto com o corretor.
A Lais possibilita a realização dos atendimentos fora do horário comercial, 24 horas por dia e nos sete dias da semana. Além disso, há a garantia de que 100% dos contatos são respondidos, o que nem sempre é possível no serviço prestado pelas pessoas. Essa facilidade resulta em uma taxa de conversão maior, já que os negócios perdidos em função da falta de retorno diminuem consideravelmente. Outra funcionalidade da Lais é a classificação de leads, conforme a urgência e propensão a fechar o negócio.
Luciana afirma que, na experiência da Zelo, a Lais entrega o lead com de 70% a 80% do trabalho realizado. É possível visualizar todo o histórico da conversa, as informações colhidas, os interesses do possível cliente, entre outros dados relevantes a serem repassados ao corretor. “Nós conseguimos repassar leads mais qualificados para os corretores. Ou até passar mais tempo com o cliente para que ele chegue mais maduro ao corretor ou a outro profissional intermediário”, destaca Luciana.
A gestora de dados da Zelo conta que a empresa chegou a iniciar um processo de qualificação de leads antes da implantação da Lais, entretanto a velocidade com que a Inteligência Artificial faz essa atividade é maior do que a capacidade do ser humano. “Com isso, 60% dos profissionais que realizavam essa atividade foram liberados para outras funções. Pudemos liberar o capital humano para as demandas que realmente tem essa necessidade, automatizando e agilizando o atendimento ao cliente”, salienta.
O cofundador e CEO da Lastro, Allan Paladino, ressalta que a Inteligência Artificial tem atuado no sentido de liberar as pessoas de atividades repetitivas e menos atrativas, realizando uma redivisão do trabalho. “Nós consideramos que a Lais realiza um pré-atendimento, deixando o corretor liberado para focar nas atividades mais importantes e prazerosas para ele. Ele também se sente mais produtivo, porque, ao receber leads mais qualificados, consegue fazer mais em menos tempo”, evidencia. A Lais também admite integração aos principais CRMs utilizados pelo mercado imobiliário, o que também dispensa o corretor da atividade de alimentar esses softwares.
Luciana ainda relata que a Lais ajudou a trabalhar uma outra dor comum às imobiliárias, que são os leads provenientes de portais. Como o volume desse tipo de leads é grande, boa parte das imobiliárias não consegue dar um direcionamento eficaz. “O problema era o tempo para iniciar o processo de qualificação desse lead. Com a Lais, conseguimos reduzir esse período de 27 horas para 46 minutos”, comemorou.
Origem
A Lastro nasceu em 2021, com a criação de um software de administração de locação para proprietários institucionais. No começo de 2023, com o avanço da IA generativa, os sócios-fundadores da empresa visualizaram oportunidades que poderiam surgir com essa tecnologia. Neste contexto, surgiu a Lais Responde, uma ferramenta gratuita disponível na internet que esclarece dúvidas sobre o mercado imobiliário. “Se você fizer uma pergunta de mercado ao ChatGPT, por exemplo, ele mistura as informações daqui com as do exterior e a resposta nem sempre é precisa. Nós fornecemos informações seguras para a Lais Responde e a treinamos para que ela dê respostas confiáveis”, conta Paladino.
Como evolução dessa ferramenta, surgiu a Lais utilizada no pré-atendimento das imobiliárias. Inicialmente, a ferramenta foi desenvolvida e testada em um piloto com uma imobiliária baseada na cidade de São José do Rio Preto. A partir de então, foram implementadas diversas melhorias, que ajudaram na construção do produto que existe hoje. “Nós ouvimos as imobiliárias, tentamos entender as dores, o que funcionava, o que não funcionava e aceitamos sugestões. Foi um processo em conjunto; a Lais foi desenhada a muitas mãos. E o produto continua a ser aperfeiçoado”, salienta o CEO da Lastro.
Paladino esclarece que a ferramenta realiza atendimentos únicos. Por utilizar IA generativa, nunca um atendimento será igual ao outro. Nesse ponto, a experiência ofertada pela Lais assemelha-se bastante à ofertada por um humano. “Os clientes não percebem que estão sendo atendidos por inteligência artificial e não é incomum que queiram encontrar a Lais pessoalmente”, confirma Luciana.
A Lais de uma imobiliária também será diferente da mesma aplicação utilizada em outra. Isso porque cada imobiliária utiliza uma versão específica da Lais, treinada com base em seus processos e dados. Assim, é possível incluir dados específicos de prazo mínimo de contrato, garantias aceitáveis pela empresa, entre outras questões. Para que essa personalização ocorra, as imobiliárias precisam responder a um questionário inicial ou fornecer dados que detalham os seus processos operacionais.
Existe um período de adaptação da ferramenta, que geralmente dura de uma a três semanas, para que possíveis erros ou inadequações sejam corrigidos. Esse tempo é maior ou menor dependendo da disponibilidade das imobiliárias para apontar as mudanças ou solucionar problemas em links, por exemplo. Luciana conta que, na experiência da Zelo, os resultados apareceram muito rapidamente, em cerca de duas semanas. “Nós ainda estamos no começo da jornada e sei que com o passar do tempo os resultados serão ainda melhores. Precisamos fazer alguns ajustes internos, de operação, para que a Lais seja mais bem aproveitada”, afirma.
Paladino ainda chama a atenção para o fato de a Lais fornecer uma série de informações que podem ser utilizadas estrategicamente pelas empresas. A ideia, inclusive, é oferecer um dashboard com insights às imobiliárias para que façam ajustes em determinadas fases do funil, priorização de esforços em marketing ou, ainda, captações mais assertivas. “Há muitas oportunidades, na evolução e melhoria do produto. À medida que a IA recebe mais dados, novas possibilidades também aparecem”, destaca Paladino. Ele adianta que melhorias e novas funcionalidades já devem ser implementadas no próximo trimestre.
* Este conteúdo é patrocinado por Lastro
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