O corretor de imóveis deve se posicionar politicamente?
Resumo
Diante do cenário de ano eleitoral, o corretor de imóveis deve se posicionar politicamente? Imobiliárias indicam como agir profissionalmente.
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O corretor de imóveis precisa se posicionar politicamente? O período de propaganda eleitoral começou nesta semana e ajuda a levantar de vez este debate. Especialmente nos segmentos mais exigentes do mercado imobiliário, o luxo e o alto padrão, qualquer deslize em relação ao posicionamento do corretor pode colocar negócios a perder.
Os ânimos acirrados observados nos últimos tempos certamente irão aflorar ainda mais. Duas empresas ligadas ao setor imobiliário alinhadas a Jair Bolsonaro (PL), inclusive, assinaram uma carta que apoia um golpe de estado caso Lula (PT) seja eleito.
Diante de casos como este, em que a exposição política é extrema, fica a pergunta: até onde pode ser positivo para imobiliárias e corretores transparecer sua posição política?
O Imobi conversou com profissionais que atuam no mercado de alto padrão para conhecer histórias em que o debate eleitoral foi colocado à mesa. Então, a partir destas experiências, compreender qual é a melhor linha a ser seguida.
Neutralidade na posição política pode ser decisiva para fechar negócios
É muito importante que o corretor de imóveis esteja bem informado sobre o cenário político e possa ter suas próprias convicções, Entretanto, na hora de se expressar, a neutralidade é o melhor caminho.
“A orientação que passo para minha equipe é de não comprar a briga para nenhum dos lados. Isso é perigoso na hora do atendimento”, ressalta Alexandre Quero, CEO da Domum (RJ), que atua com imóveis de alto padrão na Barra da Tijuca, Teresópolis e Itaipava.
O Rio de Janeiro é o berço político de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. “Em nosso caso, a maioria dos clientes é de direita e apoia o governo atual. Mas isso não quer dizer que o corretor precisa se posicionar. Faz parte do pacote ter de lidar com clientes que se exaltam quando o papo é sobre política. Mas estamos ali para auxiliar na escolha do imóvel. Não é nossa missão fazer com que ele vote em um dos lados”, reforça o CEO.
Segundo ele, a neutralidade no debate político foi crucial para garantir uma venda depois de uma forte discussão protagonizada por dois clientes. A situação aconteceu durante a apresentação de um imóvel de altíssimo padrão a um cliente, acompanhado da esposa e do cunhado.
“Durante a conversa, o cliente se posicionou como bolsonarista, mas nós não nos posicionamos. O cunhado dele, que estava junto, se colocou como favorável ao Lula e começaram uma discussão feia. Com aquele cliente acabou não saindo negócio, mas, para o cunhado dele, conseguimos encaminhar uma venda na sequência. A neutralidade manteve as portas abertas”, relata.
Entre Lula e Bolsonaro, prefira fazer a venda
Na região Nordeste, em que a preferência pelo ex-presidente Lula é mais evidente nas pesquisas, a postura neutra para a rotina do corretor também é o caminho mais indicado.
“Nas redes sociais devemos ser neutros, pois nenhum de nós somos candidatos. Quando desejamos conversar ou precisamos nos posicionar, devemos usar a empatia como o melhor caminho para evitar conflitos com os clientes na negociação, pois incentivamos que toda nossa equipe se coloque no lugar do cliente, ouvindo suas opiniões com tolerância e paciência”, sugere Sol Pires, da Sol Imóveis Solutions, de Recife (PE).
Ela aponta também que estar por dentro das últimas notícias sobre política e economia é algo obrigatório para o corretor ter subsídios e dar fluidez no atendimento ao cliente.
Como se posicionar nas redes sociais?
“Falar de política pode ser um tiro no pé para o corretor de imóveis”, afirma Camila Gasparini, sócia e coordenadora de conteúdo da agência CUPOLA. Isso porque, para o fechamento de uma venda ou locação, o corretor precisa muito do relacionamento interpessoal.
“Quando um possível cliente que possui uma opinião contrária vê o post feito sobre política, ele automaticamente cria um distanciamento, uma barreira com o corretor. Isso pode ser o ponto decisivo para ele fazer negócio com outro profissional que tenha a mesma opinião que ele ou seja neutro”, destaca Camila.
Ela dá algumas dicas para que o corretor de imóveis não se complique em meio ao debate eleitoral.
“Antes de tudo, sugiro fazer uma limpa nos conteúdos sensíveis que você tem curtido no Facebook, no que você segue no Instagram e até mesmo parar de acompanhar perfis de posicionamento político. A segunda dica é óbvia: não compartilhe ou curta nada sobre política. Algumas redes sociais mostram o que você curtiu e compartilhou para outras pessoas, mesmo que elas não sigam o perfil ou página que você está curtindo. Então, ao curtir algo, você acaba mostrando seu posicionamento para outros, mesmo que não seja um post seu”, completa.
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