Softplan compra a Refera, maior startup de reformas e manutenções residenciais do País
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A Refera, plataforma especializada em manutenções residenciais com presença em dezenas de imobiliárias e 75 cidades do Brasil, é a mais nova aquisição anunciada pela Softplan empresa de tecnologia criadora do Sienge e proprietária do CV CRM, entre outras soluções.
A aquisição da Refera revela um plano bastante ousado da Softplan. Afinal, o grupo estava muito mais conectado à cadeia da construção em suas recentes aquisições, aprimorando os sistemas de gestão do pré ao pós-obra. Agora, o grupo se aproxima para valer do universo das imobiliárias.
A Refera tem em sua carteira dezenas de clientes, incluindo grandes imobiliárias, atendendo a cerca de 300 mil imóveis em todo o Brasil. Desafogando a retaguarda da imobiliária ao solucionar manutenções e vistorias, a plataforma se destaca por conectar inquilinos, donos de imóveis alugados e prestadores de serviços.
Com um novo impulso, a Refera pretende ampliar e aprimorar suas soluções. Ao mesmo tempo, a Softplan poderá chegar diretamente às moradias de milhares de pessoas.
O valor da transação não foi divulgado. Nos últimos três anos, o Grupo Softplan realizou outras seis aquisições, com um investimento total de R$ 300 milhões. A compra da Refera se soma a esses recentes negócios, dentro do propósito de criar um ecossistema integrado de soluções para a construção civil.
Refera prevê crescimento, mas sinaliza respeito ao espaço das imobiliárias
Segundo Lucas Madalosso, CEO da Refera, a proptech planeja aproveitar a capilaridade da Softplan e olhar para canais que ampliam o alcance do seu modelo de negócio – como o próprio contato com as construtoras, uma especialidade da nova aliada.
“A força que a Softplan traz gera muita expectativa, pois a Refera busca a excelência e é essencial ter um aliado forte na tecnologia, com experiência comprovada no processo de escalabilidade e aumento de eficiência”, destaca Madalosso.
Com 100 funcionários e presença em 11 estados e 75 cidades, a Refera registrou um faturamento de R$ 6 milhões em 2022 e espera alcançar R$ 11 milhões em 2023. O CEO da startup aponta que, por meio desta integração e troca de experiências, será possível aprimorar a resolução de problemas, gerenciamento de processos e suporte humano.
“É um passo à frente para todos os envolvidos, mas que seguirá respeitando o espaço das imobiliárias. Elas seguirão como as especialistas em aluguel, compra e venda. Destaco isso pois vemos que existe este movimento no mercado, mas não é o nosso plano”, afirma Madalosso.
Em franca expansão, Softplan avisa: vem mais por aí
Com passos que remetem à trajetória de gigantes da tecnologia, o mercado se pergunta: quando o apetite da Softplan irá cessar?
“Já estamos cobrindo 80% da cadeia de software possível para atender à indústria da construção. Só que mercados como o da Refera têm um crescimento incrível, pois atinge pessoas físicas. Estamos de olho para o outro lado dessa esteira”, revela Ionan Fernandes, diretor executivo da Softplan.
Chegando dentro de imobiliárias, a capilaridade do grupo não está mais só na distribuição de softwares. E, de acordo com o executivo, essa penetração gera um poder de mercado ambicionado pela Softplan.
“Entendemos que onde há fragmentação, há fricção, e ali a tecnologia pode chegar e resolver. A ideia era integrar ainda mais esta cadeia e faltava um ponto relevante: a gestão do imóvel. A chegada da Refera, que atende a um segmento com taxa de crescimento forte, é focada em oferecer a melhor experiência na cadeia inteira. E quando dizemos isso, falamos desde a extração da areia usada em uma obra até o atendimento de quem entra em um imóvel”, ressalta Fernandes, mostrando o tamanho da esteira já formatada pelo grupo.
Fernandes pontua que a expansão da Softplan acontece desde 2017 e que foram realizadas conversas com mais de 300 empresas, sendo algumas delas “não tão óbvias” para o mercado imobiliário. “Temos mais aquisições previstas ainda para 2023. Um ponto que tem nossa atenção, por exemplo, é o domínio da cadeia financeira por trás destes serviços”, revela.
Números e aquisições da Softplan
A Softplan tem hoje mais de 12 mil clientes, sendo 6 mil somente na área da construção civil, além de uma equipe com 2.700 colaboradores e um faturamento de R$ 586 milhões em 2022, com crescimento de 37%. Em 2023, registrou apenas no primeiro trimestre um faturamento de R$ 156 milhões, uma alta de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para este ano, somente a vertical de negócio da Indústria da Construção deve faturar R$ 180 milhões.
Nos últimos 18 meses, o grupo realizou aquisições em diferentes áreas, investindo mais de R$ 300 milhões em empresas como o CRM CV (Construtor de Vendas); a Collabo, plataforma de cotação e compra de insumos que conecta construtoras e indústrias; a eCustos, software especialista em orçamentos; e a Prevision, plataforma de Lean Construction que garante o melhor cenário de entrega das obras.
Saiba mais sobre as aquisições da Softplan neste conteúdo produzido pelo Imobi Report.
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