Inteligência artificial para imobiliárias: saiba como você pode colocar IA em prática agora na sua imobiliária

Plaza lança assistente virtual para otimizar o serviço de imobiliárias e corretores
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Plaza lança assistente virtual para otimizar o serviço de imobiliárias e corretores

24 out 2024
Imobi Report
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6 min
Plaza lança assistente virtual para otimizar o serviço de imobiliárias e corretores

A Maya, assistente de IA generativa, surge para agilizar o primeiro contato com o público, indicando imóveis e pré-agendando visitas em até 15 segundos

Focada em transformar o setor imobiliário por meio da inteligência artificial, a Plaza acaba de lançar ao mercado a Maya, uma assistente virtual com foco e atuação exclusiva para imobiliárias. A solução tem a proposta de aumentar a eficiência no atendimento ao cliente, oferecendo suporte personalizado e disponível 24 horas por dia via WhatsApp. A Maya, uma IA generativa que interage de maneira humanizada com os consumidores, foi criada para automatizar o primeiro contato entre imobiliárias e potenciais clientes, respondendo dúvidas, sugerindo imóveis e realizando pré-agendamentos de visitas em até 15 segundos.

De acordo com Julio Viana, CEO e cofundador da Plaza, a assistente virtual fornece um suporte importante para que a imobiliária preste um atendimento mesmo fora do horário comercial e permite que o corretor foque em atividades mais estratégicas. “Nosso objetivo com a Maya é simplificar o trabalho das imobiliárias, automatizando etapas iniciais do atendimento, mas sem perder o toque humano. Com esse movimento, os corretores podem se concentrar em fechar negócios e prestar um atendimento de excelência durante as visitas”, detalha. 

Para garantir que a Maya seja integrada a qualquer sistema, como CRM e plataformas de geração de leads, a ferramenta foi desenvolvida com conexão via APIs. Isso facilita sua compatibilidade com os sistemas já utilizados pelas imobiliárias, bem como com as principais fontes de leads do setor, incluindo sites das próprias imobiliárias, plataformas da Meta (Instagram e Facebook), Google Ads e portais como Zap Imóveis, VivaReal, entre outros. 

Vale dizer ainda que a solução também é totalmente customizável, permitindo que cada imobiliária personalize o nome, avatar e base de conhecimento da assistente, de acordo com suas necessidades específicas. Como resultado, além de automatizar o atendimento, a Maya qualifica os leads recebidos e auxilia na organização de visitas, poupando o tempo dos corretores. 

O impacto da Maya no setor

O impacto da Maya já começa a ser notado por imobiliárias e administradoras tradicionais do mercado imobiliário, que relatam melhorias expressivas em suas operações. “Eu acho que os números falam por si mesmos, né? E eles expressam uma relação direta com a implantação da Maya. A gente percebe com nitidez o comportamento do funil de locação. Isso se inicia com um aumento impressionante na conversão de visitas (4 vezes)”, relata Stefano Zangari, da Zangari Netimoveis.

Outro depoimento reforça uma evolução no atendimento ao cliente. “Diferente dos chatbots tradicionais, que muitas vezes acabam gerando desconfiança e fazem o cliente continuar a busca por falta de credibilidade nas informações, a Maya oferece respostas mais precisas e confiáveis, o que contribui para que o cliente se sinta seguro e mantenha o interesse no imóvel. Período antes da Maya: convertíamos 12% dos leads em visitas. Após a Maya: alcançamos 20% de conversão. Isso representa uma melhoria de 60% na taxa de conversão após a Maya”, diz Diego Castillo, da Novolar.

Diego ainda acrescenta a diferença que é ter um atendimento com inteligência artificial, mas que se comporta de maneira humanizada, prestando um atendimento equivalente a um atendente humano, que se complementa ao atendimento posterior do corretor de imóveis. “A maioria dos clientes tem uma experiência muito positiva. Muitos nem percebem que estão interagindo com uma IA. Pela manhã, o corretor já tem em mãos todos os dados necessários e os agendamentos de visita prontos, ficando a cargo da imobiliária apenas finalizar o atendimento com excelência. Normalmente os feedbacks negativos são de corretores concorrentes que querem captar o imóvel, mas com a programação da Maya, isso não acontece, o que gera um descontentamento dessa minoria”, ressalta Diego.

Maya aprende e analisa crédito automaticamente

Além de automatizar o primeiro contato com o cliente, a Maya incorpora funcionalidades avançadas de aprendizado e análise de crédito, permitindo que os contratos de locação possam ser fechados imediatamente após a visita. A Maya também aprende com as interações: sempre que não sabe uma resposta, a questão é encaminhada aos corretores, e a IA aprende para futuras interações. Com essas funcionalidades, a SP Brokers foi capaz de aumentar em 270% a sua taxa de conversão de leads em fechamento após a utilização da Maya. “Antes da Maya, dependíamos de automações limitadas ao e-mail. Agora, a experiência tem sido superior, e o atendimento é contínuo, mesmo fora do horário comercial,” afirma Alexandre Cippola, da SP Brokers.

Condição especial para leitores do Imobi Report

Como parte de sua estratégia de expansão, a Plaza oferece uma condição especial para os leitores do Imobi Report: um desconto de 10% nos primeiros meses de utilização da Maya. Com essa oferta, a Plaza busca facilitar a adoção da inteligência artificial no setor imobiliário, contribuindo para que imobiliárias de todos os portes possam se beneficiar da tecnologia.

Projeto em expansão

Apesar do recente lançamento, a Plaza já está trabalhando em novidades para a Maya, com o principal foco na otimização do processo de locação, que vem acompanhando o aumento constante da demanda por aluguéis, pois o mercado aponta o crescimento dos preços devido à maior procura. Entre os incrementos previstos, destaca-se a análise de crédito automática para garantia locatícia, permitindo que o cliente, ao sair da visita ao imóvel, já possa assinar o contrato de locação imediatamente.

Além disso, a startup planeja incorporar novas funções estratégicas, como negociação de propostas, solicitação de financiamento e coleta de documentos e assinaturas, visando acelerar e simplificar ainda mais o fechamento de negócios. A expansão para o mercado de novos imóveis, em que é necessário um conhecimento mais detalhado dos produtos, também está no horizonte da Maya.

“Já iniciamos os testes da Jaya, uma assistente de IA para imobiliárias que também são administradoras. Ela será responsável por atender os inquilinos e proprietários de imóveis para locação, tanto na abertura de chamados de manutenção, como dúvidas sobre o contrato de locação e processos financeiros”, conclui o CEO da Plaza.

A proptech enxerga ainda uma grande oportunidade em expandir o uso de assistentes de IA para diferentes áreas da imobiliária. Entre os próximos lançamentos estão soluções dedicadas ao relacionamento com proprietários, visando facilitar a captação de imóveis, e outra voltada para imóveis novos e lançamentos, para atender a uma demanda crescente no segmento. No entanto, o grande destaque é o assistente voltado para a área administrativa das imobiliárias, que já está em fase final de testes e será lançado em breve. Esse novo produto, já batizado, promete trazer ainda mais eficiência e agilidade para os processos internos das imobiliárias.

Este conteúdo é patrocinado por Plaza

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