IA transforma conversa com clientes de imobiliárias em insights práticos e efetivos
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A Lais, solução de pré-atendimento com Inteligência Artificial para imobiliárias desenvolvida pela Lastro, está expandindo suas capacidades. Através da análise em massa dos milhares de atendimentos realizados, a Lais extrai informações valiosas dessas conversas, consolidando em um relatório as principais tendências dos leads, gerando insights práticos e efetivos.
É possível analisar, por exemplo, se o estoque mantido pela imobiliária está condizente com as maiores demandas do mercado, tanto em relação a localização e preço, como em relação à tipologia. Por exemplo, será que os bairros em que a imobiliária tem captado mais imóveis correspondem aos bairros de maior procura dos leads? Com esse tipo de informação, as imobiliárias podem direcionar investimentos em marketing e esforços de captação de maneira eficaz. Os gestores podem encontrar os relatórios mensais contendo essas informações na “Casa da Lais”, interface que concentra os dados sobre os atendimentos em tempo real.
Casa da Lais – Plataforma disponibilizada para imobiliárias
A Lobo Imóveis, de Goiânia, já usa o relatório desde a versão piloto. A imobiliária recebeu as informações sobre localização e tipologia dos imóveis mais demandados por seus clientes e conseguiu adaptar sua estratégia de captação a partir disso. “Com o relatório, pudemos notar que certos bairros e tipo de imóveis estavam com uma procura muito maior do que a quantidade de imóveis disponíveis na prateleira”, diz Hugo Vilhena, coordenador de vendas da Lobo Imóveis. Ele conta que, com os insights fornecidos pela Lais, começou a direcionar os esforços de captação para os tipos de imóveis e regiões mais demandadas.
Relatório com insights sobre demanda (dados fictícios)
Em alguns casos, imagine analisar mais de 2000 conversas para entender o que seu cliente está buscando. Quantas milhares de horas para ler, mais quantas milhares para tirar algum aprendizado? As informações que constam no Relatório da Lais costumam ser inacessíveis ou difíceis de serem compiladas. Com a utilização da inteligência artificial, a Lais consegue converter essas conversas em dados valiosos de forma automática e instantânea, sem custos extras.
Outra imobiliária que usou o Relatório da Lais como combustível de mudança para seu negócio foi a Nova Freitas Imóveis, de São José dos Campos. A diretora de marketing da empresa, Julia Souza, afirmou que, pela primeira vez, os gestores obtiveram um embasamento quantitativo para pautar as decisões. “Existem muitas decisões que são tomadas às escuras. E, com a Lais, conseguimos ter uma melhor visibilidade do retorno do nosso investimento em marketing, além de realizar adequações necessárias à nossa prateleira de imóveis”, disse. Para ela, a forma como os insights são apresentados também é um destaque. “O mais legal é que as informações são expostas de uma forma que fica claro para a imobiliária as ações que precisam ser tomadas”, complementa.
O Chief Product Officer da Lastro, Gabriel Prado, explica a evolução da Lais, de uma solução puramente de atendimento para uma plataforma completa de inteligência. “A Lais conversa com leads 24 horas por dia, sete dias da semana. Isso gera uma riqueza de dados inacreditável, que podemos usar a favor das imobiliárias. No fim do dia, só faz sentido para a gente se esses dados estiverem sendo usados pelas imobiliárias para melhorar seus negócios”, conta o gestor.
De acordo com ele, este é apenas o começo da empreitada do time da Lastro no universo de dados. A intenção é posicionar a Lais como referência em inteligência no mercado. “Os dados gerados pela Lais permitem observar padrões de sazonalidade, horários de pico e preferências nunca antes vistos. Vamos expandir ainda mais essas análises e enriquecer os relatórios com cada vez mais informações, permitindo às imobiliárias que identifiquem gargalos e pontos de melhoria em suas operações”, acrescenta Prado.
Atualmente, o Relatório da Lais apresenta informações gerais sobre o desempenho da Lais no mês, incluindo número de atendimentos, visitas agendadas e eficácia no reengajamento de leads frios. Além disso, o relatório oferece análises detalhadas dos leads atendidos, como a distribuição por tipologia e localização, e os imóveis mais buscados. Esses dados são comparados com a distribuição da prateleira da imobiliária, ajudando-a a avaliar se os imóveis disponíveis são adequados para os leads gerados. Nos próximos meses, o escopo de análises será ampliado para incluir ainda mais dados das conversas para as imobiliárias.
Conheça mais sobre a Lais
Lançada em outubro de 2023, a Lais tem crescido rapidamente e hoje já atende cerca de 120 imobiliárias. A solução de atendimento usa inteligência artificial generativa, tecnologia que permite que um robô ofereça um atendimento igual ao de um humano, diferente dos chatbots tradicionais. “Como a Lais fala a língua do cliente, lendo textos, ouvindo áudios e enxergando imagens, os leads atendidos, em sua maioria, não sabem que estão falando com um robô”, comenta Allan Paladino, cofundador e CEO da Lastro. “É comum ouvirmos relatos de imobiliárias sobre pessoas que vão fisicamente à imobiliária procurando pela Lais, achando que é uma pessoa, e se espantam ao saber que ela é uma IA”, complementa Paladino.
A solução tem resolvido uma grande dor das imobiliárias: o alto volume de atendimentos fora do horário comercial. Uma análise dos dados de conversas revelou que cerca de 47% dos contatos ocorrem quando a imobiliária está fechada. Com a Lais, as imobiliárias conseguem oferecer um atendimento instantâneo e de qualidade aos seus clientes, mesmo fora do expediente. “Em um mercado onde o atendimento é o grande diferencial, ser o primeiro a atender um lead, até mesmo às três da manhã de um sábado, é um diferencial competitivo gigantesco”, diz Adriane Matias, gerente geral da Franciosi Imóveis de Itapetininga. Imobiliárias que utilizam a Lais reportam um aumento de até 60% na taxa de conversão de leads.
*Este conteúdo é patrocinado por Lastro.
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