Empresa de tecnologia vai às compras para se tornar a grande esteira digital da construção civil
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Empresa de tecnologia vai às compras para se tornar a grande esteira digital da construção civil

22 jun 2023
Rodrigo Arend
Rodrigo Arend
3 min
Empresa de tecnologia vai às compras para se tornar a grande esteira digital da construção civil

Aquisições para consolidar uma ampla esteira digital da cadeia da construção, em modelo que lembra o dos grandes marketplaces imobiliários, como QuintoAndar, Loft e ZAPWay+. Este é o plano do Grupo Softplan, empresa de tecnologia sediada em Florianópolis (SC), que recentemente adquiriu plataformas como Collabo (gestão de insumos) e Prevision (eficiência nas obras). 

No rol de soluções da companhia, ainda estão plataformas como Sienge (voltada para a gestão de empresas de construção) e CV (CRM), carros-chefe da casa. De acordo com a Softplan, que tem acesso a dados estratégicos da indústria construtiva, o objetivo com as aquisições é fornecer tecnologia para trazer eficiência de ponta a ponta às construtoras e incorporadoras, da construção até a venda. 

Segundo Guilherme Quandt, diretor de Estratégia da Softplan para a Indústria da Construção, as novas soluções incorporadas viabilizaram a criação do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção Softplan, uma esteira digital que conecta a expertise do Sienge com as soluções do grupo, gerando maior produtividade.

As compras – cujos valores não foram divulgados – ocorreram num momento virtuoso para a Softplan, que apresentou crescimento de 37% em seu faturamento em 2022, alcançando receita bruta de R$ 586 milhões. Para 2023, a expectativa é atingir R$ 760 milhões de faturamento. 

Com planos ousados, Softplan aposta em esteira digital

“Nos últimos anos, realizamos oito aquisições no total. O que permeia esse processo de crescimento inorgânico latente é a nossa missão de ser a plataforma de gestão com a maior cobertura do país, com papel ativo na integração da cadeia e no processo de transformação digital da indústria da construção, que possui um déficit de digitalização cultural e histórico”, detalha Guilherme Quandt.

O executivo afirma que, para curto e médio prazo, existem planos ousados em andamento com o objetivo de tornar a Softplan a maior plataforma MultiSaaS do Brasil.

“Nossas expectativas para 2023 são altas: esperamos alcançar 7 mil clientes, incorporadoras e construtoras de todos os portes, com uma meta de faturamento de R$ 170 milhões na unidade de negócio da Indústria da Construção. Também prevemos novas aquisições ainda no segundo trimestre”, revela Quandt.

Aquisições robustas chamam a atenção do mercado

Uma das plataformas adquiridas pela Softplan é o CV, um dos principais CRMs do mercado imobiliário, voltado para a desburocratização da venda e compra de imóveis. Ele se destaca pela tecnologia 5.0, que atua em todas as frentes do segmento: pré-venda, venda, pós-venda, gestão e ecossistema. 

Bastante difundido no mercado, o CV atende mais de 700 clientes e acumula experiência de gestão de mais de R$ 163 bilhões em vendas transacionadas dentro da plataforma.

Trajetória da Softplan e Sienge

O Grupo Softplan é um ecossistema de negócios SaaS – software as a service, maneira de disponibilizar soluções de tecnologia pela internet. A empresa possui atuação nacional, com mais de 2.600 colaboradores e 12 mil clientes.

Com 32 anos de mercado, o Sienge é a solução líder do grupo para a indústria construtiva. Com mais de 6 mil clientes, a plataforma otimiza a gestão das etapas da cadeia produtiva da construção e integra-se a outras soluções especialistas da Softplan. Com 12 mil obras em andamento e mais de 350 mil pessoas nos canteiros de obra, o Sienge já impactou 11 milhões de pessoas.

O chamado Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, composto por Sienge, CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos, permitiu a integração da cadeia de ponta a ponta, atendendo 6 mil clientes e conectando 700 mil profissionais da construção.

O Ecossistema movimenta anualmente R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 513 bilhões em Valor Geral de Vendas. O Sienge é responsável por R$ 350 bilhões desse total, enquanto o CV CRM contribui com R$ 163 bilhões.

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