fbpx

Imobiliárias

Indicação de imóveis ganha força com ferramenta desenvolvida por startup

Ana Carolina Bendlin
Escrito por Ana Carolina Bendlin em 17 de dezembro de 2020
5 min de leitura
Indicação de imóveis ganha força com ferramenta desenvolvida por startup
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Quando o QuintoAndar apareceu com a plataforma Indica Aí, de indicação de imóveis, muitas imobiliárias Brasil afora ficaram assustadas com a concorrência. Porém, passado o susto inicial, algumas delas entenderam que poderiam aproveitar a inovação trazida pelo unicórnio em benefício próprio, utilizando a mesma estratégia para aumentar seu volume de captação de imóveis. Com isso em mente, a Captei decidiu lançar, ainda em 2019, uma ferramenta para auxiliar as imobiliárias a administrarem as indicações de imóveis. 

De lá para cá, a ferramenta foi transformada em um aplicativo de marketing de indicação, no modelo de software as a service (SaaS), no início de 2020, e passou a atender diversos clientes, em mais de 20 cidades. Um deles é a Débora Imóveis, de Paranaguá, no litoral do Paraná. De acordo com Paula Fernanda Lemos, responsável pelo departamento de marketing e vendas da empresa, a imobiliária decidiu aderir à utilização do aplicativo quando sentiu a necessidade de ampliar sua captação. 

“Até pouco tempo atrás, a gente só captava quando o cliente vinha até a imobiliária, mas a procura foi diminuindo e a gente precisava encontrar outras formas de captar”, conta Paula. Neste ano, porém, a proprietária conheceu a Captei e, a partir do aplicativo, passou a adotar a estratégia de indicações. “Veio com uma mudança de hábitos também, pois só usar o aplicativo não funciona se não tivermos quem indique. Por isso, passamos a fazer abordagens em prédios, taxistas e outras pessoas que circulam pela cidade”, conta Paula.

Utilização do aplicativo traz resultados positivos

Apesar de ainda não ter um balanço consolidado a respeito da utilização do aplicativo da Captei, que teve início em setembro, a Débora Imóveis já tem observado alguns resultados positivos, como o aumento no número de visualizações nas campanhas de Facebook. Outra empresa que também tem colhido os frutos da utilização do aplicativo é a CUPOLAB, imobiliária laboratório da CUPOLA, com atuação em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo Bruno Filgueiras, consultor e estrategista em captação da CUPOLAB, as indicações de imóveis provenientes do aplicativo da Captei correspondem a 30% das captações da empresa atualmente. 

“Quando iniciamos a campanha de indicação de imóveis na CUPOLAB, percebemos que nosso público, porteiros e zeladores, tinha muita desconfiança no recebimento de suas indicações, faltava transparência. Muitos nos ligavam várias vezes ao dia querendo saber como estava o processo. Além disso, a gestão financeira da remuneração também era um problema, pois tínhamos que ter planilhas muito bem atualizadas para que nosso financeiro efetuasse os pagamentos. Quando encontramos a Captei, foi um grande avanço em todas essas questões, pois os porteiros e zeladores começaram a acompanhar os processos de indicação dentro da plataforma e a descrença acabou. E a comunicação para pagamentos ficou muito mais ágil e concentrada na plataforma, dando maior confiabilidade e segurança para nossa equipe financeira”, comenta. 

Renda extra para quem precisa

Uma das pessoas que mais contribui com indicações para a CUPOLAB é o porteiro Marcelo Nowakowski. Ele trabalha há sete anos no mesmo condomínio e sempre teve o hábito de indicar imóveis para as imobiliárias da cidade, mas conta que o aplicativo da Captei tornou todo o processo muito mais prático. “A gente sabe que demora pra uma indicação dar certo, tem que esperar assinar contrato de compra ou de aluguel, mas agora fica tudo mais fácil porque consigo acompanhar o andamento pelo aplicativo”, explica. 

Marcelo ainda conta que ficou receoso no início, mas, depois que viu como funciona o processo de indicação pelo aplicativo, costuma indicar sempre que pode, para receber um dinheirinho extra. Inclusive, já está pensando em procurar imóveis na vizinhança para indicar, não apenas do condomínio onde trabalha. Jonathan Gomez, CTO da Captei, garante que a utilização do aplicativo é segura. “Com a nossa ferramenta, todo o processo de indicação de imóveis fica mais organizado, gerando uma possibilidade de renda extra para muitas pessoas. A plataforma profissionaliza uma prática que já existia, mas que era remunerada de maneira muito informal, sem qualquer tipo de controle”, ressalta. 

Como surgiu o aplicativo da Captei para indicação de imóveis?

Logo que souberam da iniciativa do QuintoAndar, os sócios da Captei começaram a pensar como poderiam ajudar as imobiliárias a se atualizarem, com a utilização do marketing de indicação. “No começo, o que a gente oferecia era código-fonte. As imobiliárias amavam a solução que estávamos apresentando, mas ela apresentava um custo muito alto. Quando mudamos para SaaS, ficou mais viável para as imobiliárias, elas começaram a adotar a nossa solução e a receptividade foi maravilhosa”, explica Jonathan. 

Para o CTO da Captei, a principal vantagem da utilização do aplicativo é que, por ser de fácil manuseio, quem indica um imóvel sempre vai querer indicar mais, sabendo que vai realmente ser remunerado por isso. “Assim que o anúncio é publicado no site, a pessoa que indicou já recebe uma remuneração. Se o imóvel foi vendido ou alugado, o colaborador também ganha mais uma bonificação. Enquanto isso, ela pode acompanhar o processo pelo app”, esclarece. Para indicar um imóvel, é muito fácil: basta informar o endereço e o contato do proprietário. Todo o restante do trabalho de captação fica por conta do corretor ou da imobiliária. 

Conteúdo produzido pelo Imobi oferecido por:

Captei

Busca Inteligente de Anúncios e Proprietários, CRM para Captação e Agenciamento de Imóveis. E mais: Plataforma de Indicação completa para Imobiliárias, Avaliação de Imóveis e Analise de Mercado e Concorrentes.. Saiba mais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Parceiros

CredPago
Captei
Refera
Rocket Imob
RuaDois
Sigafy
Universal Software
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x