One stop shop e o mercado imobiliário: entenda o modelo usado pelo Grupo RV em seu reposicionamento
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No início da década de 1930, para atender uma demanda cada vez maior dos consumidores que procuravam agilidade e praticidade em suas compras, os estabelecimentos comerciais começaram a adotar uma nova configuração nos Estados Unidos. Surgia, então, o conceito de “one stop shop”, a “loja de uma só parada”, modelo embrionário das lojas de conveniência e das lojas de departamentos, onde todos os tipos de produtos são vendidos em um mesmo local. Mas, o que isso tem a ver com o mercado imobiliário? O Imobi Explica.
Passados quase cem anos desde essa inovação comercial, o conceito de “one stop shop” tem sido aplicado em diversos outros segmentos, inclusive no mercado imobiliário. Depois de o setor passar por uma intensa transformação digital nos últimos anos, muitas transações imobiliárias migraram para o ambiente online, dando espaço a novas oportunidades para empresas com perfil inovador. Este é o caso do Grupo RV, que tem diversificado seu portfólio desde 2020, aplicando o “one stop shop” ao seu modelo de negócios, oferecendo uma variada gama de serviços em um mesmo local.
Esse movimento ganhou ainda mais força no fim do ano passado, quando o Grupo RV iniciou seu reposicionamento de marca e, principalmente, a partir de fevereiro deste ano, quando lançou uma nova plataforma. “Sabemos que uma das maiores dores das imobiliárias é a administração de diversos fornecedores. Então, a gente se apoiou muito nesse conceito que vem lá de fora, de ser um lugar que soluciona todas as dores do cliente com qualidade. E essa nova plataforma vem para deixar o processo mais fluido. Se ele quer tecnologia, a gente tem a esteira digital. Se ele precisa de assinatura digital, de vistoria, de seguro, está tudo lá também, à disposição dele com poucos cliques e em um único login”, explica Fernando Hoppe, diretor de marketing do Grupo RV.
Desta forma, o Grupo RV possibilita que pequenas imobiliárias tenham as mesmas condições e recursos para competir com os grandes players. “Nossa plataforma é totalmente costumer centric, ou seja, com foco no usuário como centro. Por isso, estamos agregando, cada vez mais, serviços que facilitem a vida do nosso cliente, melhorando processos e trazendo a tecnologia como principal ferramenta para ter um atendimento célere e de qualidade. Assim, eles têm condições de se diferenciar no mercado pela experiência que oferecem a seus próprios clientes. Nosso objetivo é habilitar as imobiliárias para que elas possam oferecer um atendimento melhor. Queremos ser o endereço da confiança para nossos parceiros”, completa.
Modelo “one stop shop” contribui para digitalização das imobiliárias
Quem já era cliente do Grupo RV antes da oferta de todos esses serviços em uma única plataforma garante que a mudança foi extremamente benéfica para dar mais fluidez a seus processos, como é o caso da imobiliária Aluguel Pago, de Goiânia (GO). “Já utilizávamos os serviços de vistoria e esteira digital. Agora, estamos em processo de validação para utilizar o serviço de seguros também. A maior vantagem é ter, dentro de uma mesma plataforma, a esteira digital e o agendamento de vistorias, sem mencionar toda a etapa de coleta de documentação e aprovação de negociações para a conclusão da locação”, afirma Isabele Mariane Assis de Souza, assistente administrativa da imobiliária.
Para contribuir ainda mais com a experiência do cliente, melhorando ainda mais sua jornada nas transações imobiliárias, o Grupo RV está, inclusive, incorporando uma linha de crédito pessoal ao seu portfólio. “A gente sabe que, muitas vezes, tem negócios que acabam não saindo por falta de aprovação de crédito do cliente. Em alguns casos, ele só precisa de um pequeno valor para fazer a mudança, por exemplo. E, agora, as imobiliárias vão poder auxiliá-los com isso”, explica Fernando. Ele ainda ressalta que, embora a maioria de seus clientes seja imobiliária, a plataforma tem capacidade para atender também outros players do mercado. “Olhamos para todo o ciclo de vida do ativo imobiliário, desde o projeto até o imóvel em uso. Então, temos soluções para todas as etapas do processo, até vistoria de terreno”.
Ao oferecer uma gama variada de serviços em uma mesma plataforma, o Grupo RV tem contribuído para a digitalização de grandes redes imobiliárias de todo o país, investindo em tecnologia para oferecer soluções inovadores para o mercado. “Hoje, nós fazemos tudo digitalizado, além de termos ganhado muito com essa otimização nos processos de vistoria. Com essa digitalização, a gente ganhou uma efetividade maior. Otimizamos cerca de 90% dos processos e ganhamos mais tempo com isso. Assim, o cliente consegue resolver logo o que precisa, como a assinatura ou finalização do contrato, e nós corremos menos risco de perder clientes no caso das locações”, comemora Lessiê de Souza Duarte, da URBS Imobiliária (Goiânia-GO). Ao todo, o Grupo RV conta com mais de 3.200 clientes em mais de 600 cidades distribuídas por todo o país.
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