Aumento de mais de 40% na participação de mulheres investindo no mercado imobiliário nos últimos dois anos
Resumo
Em um mercado marcado pela presença masculina, o aumento das mulheres investindo no mercado imobiliário ganha destaque no dois últimos anos.
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Em um mercado tradicionalmente marcado pela presença masculina na aquisição e venda de imóveis, o cenário aos poucos vai se transformando com o aumento da presença de mulheres como investidoras no mercado imobiliário.
É o que indicam os dados da Refúgios Urbanos. Um estudo sobre as vendas da empresa indicou que as mulheres têm buscado investir num mercado sólido e em crescimento. Em 2020, a porcentagem de clientes compradoras correspondeu a 27% e, quando acompanhadas, em 22% – ou seja, quase 50% dos negócios envolveram mulheres naquele ano. Já em 2022 (até julho deste ano), esse dado corresponde a um aumento de 40% em relação a 2020. Isso significa que 70% das compras e aquisições deste ano foram feitas ou só por compradoras ou por mulheres acompanhadas por outro comprador.
Em nosso time, a presença feminina também é robusta, com mais mulheres que homens atuando nos bastidores deste mercado. Atualmente, 67% dos profissionais Refúgios são mulheres. Partindo de uma análise macro, a evolução na compreensão de conceitos como igualdade, diversidade e equidade, têm contribuído muito para a valorização da presença feminina no mercado de trabalho. Isso aumenta a renda, autonomia e, consequentemente, segurança nas mulheres para investirem não só no mercado imobiliário, mas, no mercado de investimentos como um todo.
Apesar de tradicionalmente o perfil investidor ser masculino, cada vez mais as mulheres estão assumindo o protagonismo. O perfil das mulheres investidoras é bem variado. Desde jovens que estão em busca do primeiro imóvel e que visam, além da moradia, uma revenda com lucro e liquidez a médio prazo, até aposentadas que buscam imóveis com custos fixos mais enxutos e boa rentabilidade de aluguel.
As mulheres tendem a ser mais detalhistas, pesquisam mais, ponderam mais e costumam equilibrar a lógica com a sensibilidade. Isso resulta em uma compra menos impulsiva e com mais acertos. O “bom negócio” não só no quesito valor, mas também no bom produto que vai atender melhor e trazer liquidez.
Do lado das vendas, o perfil das nossas associadas também é bastante plural, com mulheres em diferentes idades e perfis profissionais. A similaridade encontra-se na sensibilidade em lidar com pessoas, na empatia e na habilidade de resolver conflitos, heranças culturais e sociais adquiridas ao longo da história.
Apesar do aumento da representatividade feminina no mercado imobiliário, entendemos que ainda há muito o que transformar e construir. Além de falar e debater sobre as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam diariamente, é necessário que mais elas atuem neste mercado, e de fato ocupem cargos de liderança, construindo um legado.
Por Ana Shaida, Ana Karina Barbosa e Camila Raghi, sócias da Refúgios Urbanos
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