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Consultor preenche lacuna com livro sobre a história e práticas do mercado imobiliário

Quando você pensa na recomendação de livros para o profissional do mercado imobiliário, quais obras vêm à sua mente? Em geral, as listas envolvem obras sobre técnicas de vendas, inteligência emocional e, eventualmente, algo sobre direito imobiliário. Ou seja: pouca coisa totalmente conectada com a história e as práticas deste mercado tão vasto.

Com o objetivo de suprir essa lacuna, o consultor e analista do mercado imobiliário Daniel Claudino lança oficialmente nesta semana “A natureza do mercado imobiliário: empreendedorismo e gestão”. O livro nasceu com a missão de ocupar a cabeceira de corretores, gestores e entusiastas do mercado imobiliário. 

A obra, que tem prefácio de Rodrigo Werneck, será lançada oficialmente no CUPOLA Summit 2023, encontro da comunidade imobiliária brasileira, que acontece nesta sexta e sábado, dias 12 e 13 de maio, em Curitiba (PR). No sábado, acontece uma sessão de autógrafos com o autor.

“Não temos nada parecido de bibliografia disponível em português. A motivação do livro é preencher um vazio. O que está no livro é resultado de uma vivência de mais de 17 anos de experiência no mercado imobiliário e 27 anos no mundo empresarial, além de conversas, entrevistas, pesquisas e consultas a obras em outras línguas”, resume o autor.

Segundo Claudino, além de ter a oportunidade de aprender, o público do mercado imobiliário vai se identificar com muito do que está presente no livro. “Pois vão encontrar ali suas próprias histórias, mas todas elas sendo contadas por outros. O mercado se cruza de diversas maneiras e a ideia foi sintetizar o conhecimento de profissionais e práticas que prosperaram. Estou entregando suas histórias ali”, explica.

“A natureza do mercado imobiliário” perpassa do básico ao avançado

O livro tem um início mais didático e parte do básico, com a missão de deixar o leitor plenamente contextualizado e pronto para ter um aprendizado mais profundo e otimizado.

Segundo Claudino, são explorados até mesmo diagramas teóricos sobre o funcionamento do mercado imobiliário, porém, tudo organizado de forma a acolher e capacitar profissionais de todas as áreas de gestão empresarial.

“A ideia é proporcionar a compreensão da essência do mercado imobiliário. Gerar insights para os profissionais experientes do segmento, mas receber de braços abertos quem não é do imobiliário e quer aprender”, explica o autor.

Claudino também aponta outra lacuna que o livro procura preencher. De acordo com ele, o mercado imobiliário exige entendimentos e aplicações de modelo que não podem ser diretamente copiados de outros setores.

“Por exemplo, o mercado imobiliário não tem uma aplicação intuitiva dos 4Ps do marketing (Produto, Praça, Preço e Promoção). É preciso existir modelos próprios para esse setor”, afirma.

Produção do livro percorreu longa estrada e tem novidades previstas

Além de longos anos de experiência e vivência no mundo empresarial e imobiliário, a produção do livro envolveu trabalho de pesquisa em campo. Foram diretamente consultadas mais de 200 imobiliárias e empresas que lidam com processos ligados ao setor, como locação, revenda e até mesmo as grandes empresas de tecnologia.

“Fechamos este livro em pouco mais de 200 páginas, mas a versão inicial passava de 800”, revela Claudino.

Porém, mesmo com toda essa retaguarda, a promessa é de uma leitura descomplicada, com linguagem agradável e acessível. Até porque o segundo livro da série está previsto para ser lançado em breve.

“Na primeira obra, trouxemos uma parte didática e falamos muito sobre personagens. Para o segundo livro, que será lançado no segundo semestre de 2023, o foco é sobre o ‘ontem, hoje e amanhã’ do imobiliário”, diz o autor. 

Livro “A natureza do mercado imobiliário”

Lançamento oficial no CUPOLA Summit 2023, em Curitiba (PR).

Sessão de autógrafos no sábado, dia 13 de maio.

Onde comprar: danielclaudino.com.br