fbpx

Opinião

3 livros que vão ajudar o mercado imobiliário a entender o poder do foco

Denis Levati
Escrito por Denis Levati em 26 de abril de 2021
6 min de leitura
3 livros que vão ajudar o mercado imobiliário a entender o poder do foco
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Após mais de 40 dias longe das redes sociais, podcasts, e-mails ou qualquer outra fonte de informação, estava ansioso para dar uma olhada no meu feed para entender como o mercado imobiliário se comportou neste começo de ano. 

Para minha decepção, pouca coisa mudou e o que encontro na maioria dos perfis dos profissionais do setor é um pouco mais do mesmo: postagens feitas a esmo sem muito planejamento e sem metas claras com relação ao posicionamento digital. 

A falta de foco é um problema evidente nos conteúdos postados. Não por acaso, é o primeiro erro apontado por Philip Kotler em “Os 10 pecados mortais do marketing”. Ele escreve logo na abertura: “sua empresa não é suficientemente focada no mercado se não é orientada para o cliente e se não tem foco suficiente em sua área de atuação”.

Compartilho neste texto os últimos livros e até alguns filmes que me ajudaram a entender melhor o tema ‘foco’ e que poderão ajudar quem tem interesse em criar uma rotina de trabalho mais eficiente. 

Vamos a eles:

Mantenha a concentração sempre!

Forest Gump no mercado imobiliário

O filme “Forrest Gump” conta a história de um homem que, apesar de suas dificuldades intelectuais, ao longo de sua vida consegue notoriedade por fazer muito bem pequenas tarefas. 

Entre estas tarefas estão correr e jogar tênis de mesa. “Faça o que fizer, jamais tire o olho da bolinha”; “Corra, Forrest, corra”. Ouvindo as mensagens de pessoas que exerciam influência sobre o personagem, ele focava no que era necessário e, assim, ele conheceu 4 presidentes americanos, sendo condecorado por alguns deles.

Se você prefere o esporte para entender o poder do foco, um caso muito conhecido é o do nadador Michael Phelps. Assim como Forrest, Phelps tinha déficit de atenção na infância.

Mas quando estava na piscina ele se transformava e seu poder de foco fez dele um promissor nadador. Enquanto crescia, Phelps construiu uma carreira sólida e tornou-se o maior vencedor olímpico de todos os tempos. 

A história de Phelps é bem conhecida, mas eu a li em um livro muito interessante para os profissionais do mercado imobiliário. Este livro chama-se A Única Coisa! 

Foco pode trazer resultados extraordinários

Gary Keller é fundador da Keller Willians, uma das maiores imobiliárias dos EUA. Ao entender que ele atuava melhor como palestrante e como professor, mudou o foco e passou a treinar corretores, tanto da sua empresa como de outras áreas. 

Em seu livro “A Única Coisa”, ele explica a importância de manter o foco e aponta caminhos para que as pessoas possam atingir seus objetivos de uma maneira gradual, adquirindo novos hábitos de foco e metas únicas. 

O mito do profissional multitarefas também é contestado por Gary Keller. Para ele, “profissionais multitarefas cometem mais erros que os demais. Costumam tomar decisões equivocadas porque favorecem novas informações em detrimentos das antigas, mesmo quando essas são muito valiosas.”

Ainda sobre a cobrança por ser um profissional multidisciplinar, polvo de oito braços que atua sem foco e faz tudo ao mesmo tempo, vem mais um livro que mergulha no assunto. 

Trabalhe menos para trabalhar melhor!

O livro Devagar: Como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade é de 2004, mas nunca foi tão atual. Embora o autor Carl Honoré não atue no mercado imobiliário, alguns capítulos específicos, como o que fala de sugestões para que as cidades sejam mais humanas, já valem a leitura. 

Mas é quando fala do culto ao trabalho, da falta de foco, que o livro tem seus pontos altos, a meu ver: “Desde a revolução industrial, a regra tem sido remunerar as pessoas pelas horas que passam no emprego e não pelo que produzem. Hoje em dia, os empregos dependem de um tipo de criatividade que raramente ocorre numa mesa de escritório e não podem ser encaixadas em uma agenda.” 

Honoré já dizia, em 2004, que as empresas e profissionais do futuro “buscam equilíbrio entre o rápido e o devagar e colocam foco no que mais importa ao invés de tentar fazer de tudo um pouco.”

O autor também fala sobre o impacto da tecnologia no trabalho, mas para este tema prefiro indicar outro livro. 

Faça Tempo

Tenho sempre um grande receio de indicar livros de autoajuda. Parece literatura barata, de leitura fácil e soluções simples que, no dia a dia, não se convertem em soluções práticas. 

Mas para finalizar este artigo com os últimos livros que reli e para costurar o tema foco com alguns aspectos da vida moderna, como o mito multitarefas, o culto ao trabalho e, claro, com a tecnologia, a experiência de Jake Knapp e John Zeratsky em Faça Tempo é uma leitura obrigatória. 

Engenheiros de grandes empresas do Vale do Silício, os autores disponibilizaram uma longa lista com dicas de rotinas para conviver melhor com notificações em celular, ladrões de tempo, armadilhas diárias e claro, nossa falta de foco. 

Assim como em “A única coisa”, é apresentado para conduzir o leitor a criar uma rotina de foco no que realmente importa. A diferença é que em “Faça Tempo” isso é feito de uma forma absolutamente livre, inclusive com os autores discordando do que serve melhor para cada um deles. 

Fica a lição de que seja lá o que for feito para alcançar a capacidade de focar, a experiência é pessoal e adaptada à realidade de cada um. 

O que não podemos, como profissionais da intermediação imobiliária, é começar uma estratégia em uma rede social, abandonar o trabalho antes de atingir os resultados e começar novamente, no canal de mídia do momento, só porque o colega ou concorrente está fazendo barulho por lá. 

Olhe sempre para o seu quintal e entenda como pode melhorar o seu jardim. 

Até a próxima. 

Denis Levati

No mercado imobiliário ocupando diversas posições desde 2008, Denis Levati tem passagens por grandes empresas como Lopes, VivaReal e Zap. Hoje é especialista em conteúdo e sócio da agência Cupola.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x