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Como implementar uma boa gestão de pessoas em sua imobiliária

Uma boa gestão de pessoas é um dos principais pilares das imobiliárias de sucesso. O desafio da retenção de talentos vem aumentando, à medida que o mercado reconhece a importância da valorização de corretores e demais colaboradores da operação imobiliária.

Para desenvolver boas práticas na gestão de recursos humanos, as empresas dos setor vêm apostando na qualificação de processos, investindo na presença de profissionais para tocar este assunto dentro de casa.

Esta busca pela excelência é capaz de gerar reconhecimento público e facilitar a atração e manutenção de bons profissionais. Uma das maneiras é por meio da conquista do certificado de Great Place to Work (GPTW). 

O selo é concedido pelo GPTW, uma consultoria global que avalia a cultura de confiança, alto desempenho e inovação de empresas de diferentes segmentos, o que inclui imobiliárias, construtoras e incorporadoras.

A gestão de pessoas é um dos segredos das imobiliárias de sucesso

Para promover qualificação da gestão de pessoas, a imobiliária precisa estruturar e fortalecer processos como pesquisas de clima, plano de desenvolvimento individual (PDI), revisão e construção das descrições de cargos, entre outros.

A contratação de uma consultoria especializada é uma das maneiras mais eficazes para realizar este trabalho. Com conhecimento sobre a realidade do mercado e de outras empresas, este serviço permite que sejam desenvolvidas soluções personalizadas, conforme a necessidade da imobiliária.

“Ter foco na organização e profissionalização do setor de gestão de pessoas, em empresas de todo porte e segmento de atuação, é algo fundamental para guiar o crescimento ordenado da empresa”, explica Keity Marques, consultora e sócia da Agência CUPOLA, especialista no mercado imobiliário.

Segundo ela, no trabalho de consultoria prestado, existe um aprofundamento para entender como realizar essa estruturação. A partir disso, é prestado o apoio na indicação de perfis de profissionais, tendo esta frente como uma prioridade de trabalho.

“Selecionar, desenvolver e reter os talentos de maneira sistemática e organizada, eleva as chances de obter o engajamento necessário para o alcance dos objetivos de negócio da imobiliária”, afirma Keity. 

Para a coordenadora de Pessoas e Cultura da Agência CUPOLA, Cassiana Alencar, uma boa gestão de pessoas representa um grande avanço em competitividade e crescimento sustentável. De acordo com ela, a empresa que não tem isso como prioridade, tende a ficar para trás. 

“Hoje, o setor de RH não deve ser pensado apenas para cuidar de folhas de pagamento. É necessário engajar os colaboradores, se preocupar com o lado humano e tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Para isso, cada empresa precisa encontrar seu jeito, de maneira personalizada, desde o processo seletivo até a atualização constante de líderes”, destaca Cassiana.

A imobiliária fluminense que revolucionou sua gestão de pessoas 

Por meio de um diagnóstico realizado através de consultoria, em novembro de 2020, a Redeplan Imóveis, imobiliária com unidades em Volta Redonda e Barra Mansa (RJ), identificou a necessidade de criar um departamento de gestão de pessoas.

Depois deste diagnóstico, a empresa contratou uma terceirizada para fazer a gestão de pessoas, o que também não funcionou a contento. Então, com apoio da consultoria para a descrição de cargo e avaliação de perfil, foi fechada a contratação de uma profissional interna no segundo semestre de 2021. A partir daí, os resultados começaram a aparecer. 

“Pessoas e processos são a própria empresa. Fica claro a necessidade de cuidar destas pessoas, pois é delas que irão sair as atitudes que farão a empresa ter melhor ou pior performance”, afirma José Francisco de Medeiros, diretor da Redeplan.

Já com esta mentalidade, depois de ver um painel sobre GPTW em um evento, o CUPOLA Diving, Medeiros se encantou com a possibilidade de conseguir a certificação e levou este desafio para casa. Menos de um ano depois, em 2022, veio a confirmação da conquista.

“Estruturamos o setor e depois fizemos a contratação do GPTW para avaliação da nossa empresa. Para mim, estava clara a ideia de saber o que, de fato, nossa própria equipe pensa sobre a empresa. Já na primeira pesquisa, tivemos resultados que permitiram buscar a certificação”.

Para José Francisco, a qualificação dos processos de seleção é um dos maiores trunfos da profissionalização da gestão de pessoas. “O melhor corretor não vende 10%, 15% a mais que o último colocado. Ele vende 3, 4 vezes mais. Isso mostra que é melhor termos uma equipe de trabalho qualificada, bem selecionada, mesmo que seja enxuta. Pessoas produtivas geram mais riqueza e, se todos estão produzindo, o ambiente fica agradável e favorável”, aponta.

Na rotina da gestão de pessoas, foram implementados processos que marcaram o nascimento do setor. Entre diversas ações, foram criados formulários internos que norteiam desde o alinhamento de perfil do candidato, até a entrevista de desligamento aplicada no ato da homologação como oportunidade de melhoria, ações de endomarketing para melhora do clima organizacional e integração entre as equipes.

Também fazem parte da rotina temos realizado também pesquisas de clima, plano de desenvolvimento individual (PDI), levantamento de necessidade para treinamentos, revisão e construção das descrições de cargos, entre outros. 

“Com tudo isso rodando, vemos um senso de pertencimento e orgulho cada vez mais forte no time. As equipes estão mais integradas e engajadas, o ambiente leve que cultivamos tem contribuído também para que o bem-estar dos funcionários seja uma verdade aqui. Uma vez avaliada nossa cultura, nosso ambiente de trabalho, isso permite conhecer nossos pontos fortes e evidenciar nossos pontos de melhoria, para traçarmos os próximos passos e estratégias”, ressalta Stephany Oliveira, analista de RH da Redeplan.

A imobiliária gaúcha que é certificada GPTW por dois anos seguidos

A Casarão Imóveis, que atua em Pelotas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, está entre as empresas certificadas pelo GPTW desde o ano de 2021, repetindo a conquista em 2022. Esta busca pelo selo fez parte de uma transformação realizada pela imobiliária. 

Carolina Brum, atualmente gerente de Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal da Casarão, antes era responsável pelo Marketing. Ela realizou uma transição de carreira dentro da própria empresa após diagnosticar que a conquista de resultados deveria passar por uma gestão de pessoas conectada com os demais setores.

Ela explica que o RH não deve estar isolado. Entre as responsabilidades, está a participação em conversas sobre negócios, ter contato com os demais setores e ouvir as dores dos funcionários.

“O que percebo é que, comumente, as imobiliárias têm uma origem familiar e não investem em gestão de pessoas. O papel da área de gestão de pessoas precisa olhar para a cultura organizacional, gestão de clima, permitir buscar objetivos estratégicos que a empresa definiu para si”, diz Carolina.

Sobre a conquista e manutenção da certificação GPTW, ela afirma que se trata de um sonho possível para as empresas do setor. Na Casarão, a conquista do selo é tida como motivo de orgulho e valorização.

“É preciso um trabalho forte de comunicação interna, proporcionar liberdade para que os colaboradores sejam participativos e sinceros. No nosso caso, não aplicamos para certificação anualmente apenas para ter o selo, mas para estar sempre melhorando. É algo muito importante para nós enquanto marca empregadora”, conclui Carolina.