Com Alpop, inquilinos reprovados em outras garantias locatícias são hoje ótimos clientes
Resumo
Focando em um público que muitas vezes é negligenciado pelo mercado imobiliário, a Alpop desenvolveu um negócio que oferece o direito à moradia para muitas famílias.
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Ofertar garantia locatícia com um processo de aprovação assertivo, inclusivo e ágil: essa é a proposta da Alpop, fintech de impacto social. Por meio de tecnologia própria, a Alpop trabalha com foco em imóveis para locação residencial com ticket até R$ 2.500, atendendo a um público que é, muitas vezes, deixado de lado pelo mercado imobiliário.
“Quando nos propusemos a lançar a Alpop, estudamos o mercado e entendemos que havia um grupo gigantesco com dor na aprovação de garantia locatícia. Vimos que poderíamos explorar a análise de dados para trazer uma resposta ágil e segura”, conta Caio Belazzi, CEO e fundador da Alpop. “Hoje, desenvolvemos um negócio onde somos parceiros das imobiliárias, trazendo clientes que não são aprovados em outras modalidades, dando garantia de pagamento (estabelecendo um fluxo de caixa saudável) e aprovando o crédito em até 5 minutos, apenas com o CPF do cliente”, explica o CEO.
Confira o depoimento de três imobiliárias que contam com a Alpop para oferecer uma garantia locatícia rápida e acessível para seus clientes.
“Com a Alpop, trazemos esses imóveis para nossa carteira e colocamos esses clientes na formalidade”
A Acir é uma imobiliária tradicional do Rio de Janeiro, com mais de 60 anos de mercado. Há cerca de 6 anos, começou uma jornada de atualização e inovação, trazendo uma nova roupagem para a empresa, agregando novas tecnologias e funcionalidades.
“Apesar de ser uma cidade grande, o mercado imobiliário carioca é muito peculiar. As administradoras têm muita resistência de entrar com novidades. Então fomos pioneira em algumas tecnologias, com assinatura digital, garantia locatícia com cartão de crédito e, agora, somos pioneiras e a primeira imobiliária a oferecer Alpop para nossos clientes”, comemora Ingrid Quaranta, gerente de locação e vendas da Acir. “No Rio de Janeiro, temos muitos imóveis no centro, pequenos, de ticket médio baixo e alto giro. Muitas vezes as administradoras não querem captar, acabam sendo locados na informalidade, pois é um imóvel de baixa porcentagem e muita rotatividade. Com a Alpop, trazemos esses imóveis para nossa carteira e colocamos esses clientes na formalidade”, detalha a gerente.
Além de proposta de valor para os inquilinos, há vantagens também para o proprietário. “Muitas pessoas acham que a figura do proprietário de um imóvel é o grande investidor, com uma carteira vasta de imóvel. Não é a realidade. No nosso mercado, observamos muitos proprietários de um único imóvel e que conta com aquela renda extra para pagar suas contas. Ter a previsão do pagamento garantido, na data certa, é essencial”, aponta Ingrid.
“Buscamos a Alpop com objetivo de oferecer uma opção de garantia locatícia a mais para nossos clientes”
Na Carval Imóveis, a busca por novos e inovadores serviços é essencial para continuar fazendo entregas sempre melhores. “Buscamos a Alpop com objetivo de oferecer uma opção de garantia locatícia a mais para nossos clientes, com um produto fácil e seguro para todos. É um ganha-ganha: o proprietário loca seu imóvel, nós fechamos uma locação a mais, que não teria sido feita, além de ter o fator de inclusão social e dar a oportunidade para que outras pessoas aluguem um imóvel de forma regulada”, conta Valter Viaro Junior, sócio e administrador da Carval imóveis, de Pedreira (SP).
“Já tivemos inquilinos que foram reprovados por outras garantias, mas aprovados pelo algoritmo da Alpop e hoje são ótimos clientes. Ou seja, a Alpop abriu o leque de clientes da imobiliária e, com o tempo, esperamos ampliar ainda mais nossos números e reafirmar a parceria com a startup”, afirma o administrador.
“A velocidade da Alpop tornou possível aumentarmos o número de locações e trazer uma experiência melhor para o cliente”
A Domínio, empresa familiar de 35 anos em Diadema (SP), também conta com o apoio da Alpop. “Nós somos de Diadema e nossa cidade é a mais adensada do Brasil, com uma forte atuação com os públicos C, D e E. Nosso ticket médio está em torno de R$ 1.200. Sempre buscamos inovação, novas soluções para nossos clientes e a Alpop foi uma parceria muito pertinente, com uma grande sinergia”, conta Gabriel Souza, diretor comercial da Domínio.
“Observamos a cada dia a dificuldade das pessoas de encontrar um fiador, ser aprovado com pendências no nome, comprovar renda… São questões ainda mais latentes com a pandemia. Por isso, a importância de novas soluções. E o algoritmo da Alpop é muito assertivo. Quando você aprova o CPF de um cliente, há uma fidelização desse inquilino com a imobiliária, uma vez que ele já tem o nome aprovado”, explica Gabriel. “A velocidade da Alpop tornou possível aumentarmos o número de locações e trazer uma experiência melhor para o cliente. Estamos com uma absorção ótima pelos consumidores e feedbacks super positivos”.
Gabriel também reforça a importância de parcerias estratégicas. “Parcerias sólidas são fundamentais para o crescimento da empresa. Quando cada um atua dentro do seu core, todos crescem mais rapidamente. Na garantia locatícia, por exemplo, se nós fossemos nos dedicar do zero para criar essa tecnologia, não teríamos a efetividade e a velocidade que a Alpop agrega”, analisa o diretor.
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