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Campanhas de Google Ads de imobiliárias: os 4 erros mais comuns e como evitá-los
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Campanhas de Google Ads de imobiliárias: os 4 erros mais comuns e como evitá-los

16 jul 2020
Redação Imobi
Redação Imobi
5 min
Campanhas de Google Ads de imobiliárias: os 4 erros mais comuns e como evitá-los

Um dos desafios do mercado imobiliário é direcionar usuários interessados em imóveis para o site da imobiliária. É nesse canal que as pessoas podem pesquisar, fazer comparativos e entrar em contato para saber mais sobre os imóveis pelos quais elas se interessaram ou agendar visita. Hoje em dia, mais do que nunca, é no ambiente online que a sua imobiliária tem mais probabilidade de ser vista. 

Pensando nisso, uma ferramenta de anúncios muito assertiva é o Google Ads. Através dele, é possível destacar o link do site da imobiliária no resultado de busca do Google. O posicionamento no resultado de busca é vendido como um leilão, por isso, a sua imobiliária compete com as concorrentes. E esse resultado muda a cada milésimo de segundo, mas você só vai pagar efetivamente quando um usuário clicar no link do seu anúncio.

Apesar de ser uma ferramenta complexa em nível de configuração, iniciantes conseguem criar campanhas e colocar anúncios no ar. O problema é que, com a facilidade, as chances de cometer erros são inúmeras. Como sabemos que você não quer jogar dinheiro fora, selecionamos aqui os quatro erros mais comuns em campanhas de Google Ads para te ajudar nesse controle: 

1 – Falta de organização da estrutura de campanha e grupos de anúncios

A estrutura de Google Ads é formada por uma hierarquia: começa com a campanha, seguida dos grupos de anúncios. Dentro dos grupos de anúncios, estão as palavras-chave e os anúncios. Um erro comum no Google Ads é criar apenas uma campanha e um grupo de anúncios contendo todas as palavras-chave. 

Essa falta de organização acarreta em termos unificados que não estão relacionados entre si, como, por exemplo, “comprar casa” e “alugar apartamento”. Isso faz com que os textos dos anúncios não sejam específicos, o que  prejudica a experiência do usuário. 

Sendo assim, a organização recomendada é utilizar as campanhas para separar temas gerais (como aluguel ou venda) e grupos de anúncios para agrupar palavras-chaves semelhantes (como tipo de imóveis: apartamento, casa, sobrado, etc.). Desta forma, é possível criar anúncios mais relevantes para os termos pesquisados. 

2 – Direcionar os usuários apenas para a home do site

A experiência do usuário que clica em uma anúncio assertivo é complementada com o direcionamento para o site. Muitas vezes, os anúncios são direcionados para a página inicial do site (home), o que faz com que o usuário tenha que filtrar o tipo de imóvel de interesse para reencontrar aquele que ele tinha visto. Porém, é muito mais assertivo direcionar uma pessoa que busca por “apartamento para alugar” para uma página com todos os apartamentos disponíveis para locação. Certo?

Outro ponto de atenção em relação ao site é que o usuário precisa ter facilidade para entrar em contato com a imobiliária após clicar no anúncio. Por isso, disponibilize diferentes formas de contato (formulário, whatsapp, telefone e chat) e tenha informações completas para sanar as dúvidas de quem está na jornada de compra ou aluguel de imóveis.

Tudo isso é levado em consideração pelo Google para determinar se o anúncio da sua imobiliária vai ser exibido em uma boa posição no resultado de busca. Quanto melhor for o posicionamento, maiores são as chances de um usuário clicar e efetivamente entrar em contato através do site. 

3 – Orçamento reduzido para uma variedade muito grande de palavras-chave

O Google Ads é democrático e permite que mesmo usuários que investem pouco tenham resultado. Mas, se esse for o caso, lembre-se: você precisa fazer uma escolha. Não dá pra investir pouco e se posicionar para todos os termos, como venda, locação e angariação de imóveis. Você precisa ter foco.

Pergunte-se: qual é a principal dor da imobiliária neste momento? Qual é a principal fonte de renda da imobiliária? Qual é o tipo de imóvel mais comum em carteira? A sua resposta pode ser, por exemplo: “aluguel” e os imóveis mais comuns são “casas e sobrados”. Sendo assim, é nas palavras-chave relacionadas a isso que indicamos investir.

4 – Segmentação de local muito ampla

Ao criar uma campanha de Google Ads, a ferramenta permite que seja indicada a localização que o usuário precisa estar para fazer a busca do termo selecionado e ser impactado pelo anúncio.

Um erro muito comum é escolher diversas cidades e exibir os anúncios para pessoas que estão procurando por imóveis em localizações diferentes, onde a sua imobiliária não atua. A justificativa que costumamos ouvir aqui é: “Se alguém quiser se mudar para a cidade da minha imobiliária, vai ver o meu anúncio”. Porém, a probabilidade disso acontecer é mínima. Nesse caso, é necessário criar uma campanha separada em que os termos contenham o nome da cidade. Caso contrário, a maior chance é de impactar usuários que não estão interessados na região da sua imobiliária. Isso se relaciona a outro erro frequente, que é direcionar os anúncios para uma cidade muito grande. 

Sendo assim, é importante focar na região ou na cidade de atuação. Se a cidade for muito grande, indica-se selecionar os bairros mais relevantes para se posicionar no resultado de busca. Dessa forma, é possível exibir os anúncios para o público-alvo da sua imobiliária. 

E você, já investiu em Google Ads? Sabe se as campanhas estão configuradas corretamente? Isso é determinante para que o investimento na ferramenta resulte em venda ou aluguel de imóveis da sua imobiliária, ao fim da jornada do cliente. Recomendamos contar com um profissional especializado para dar suporte e elaborar uma estratégia assertiva de acordo com o momento. 

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