fbpx

Inovação

Banco para construção civil, personalização de projetos, sala de operação para construtoras: conheça cases que serão apresentados no Incorpora 2022-2023

Imobi Report
Escrito por Imobi Report em 18 de outubro de 2021
Banco para construção civil, personalização de projetos, sala de operação para construtoras: conheça cases que serão apresentados no Incorpora 2022-2023
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

O Incorpora 2022-2023 é um evento que tem como objetivo trazer cases reais de inovação aplicados no setor da construção civil. Nesta edição, que acontece no dia 26 de outubro, o evento será totalmente virtual e gratuito. “Nosso propósito é trazer cases de inovação palpáveis no mercado de incorporação. Ou seja, apresentar para os agentes do setor soluções inovadoras para acelerar seu negócio imediatamente. Com uma lente da inovação, selecionamos projetos, tecnologias e soluções corporativas que já aconteceram e que podem inspirar aplicações imediatas”, conta Tiago Campestrini, idealizador do Incorpora.

Conheça quatro dos cases que serão apresentados no evento, abaixo.

BCB, o banco da construção civil

Um banco para atender a construção civil: esse é o objetivo do BCB. Inspirado em bancos e serviços bancários dedicados à agroindústria, a vocação do BCB, além de entregar serviços bancários tradicionais, como conta corrente para pessoas físicas e jurídicas, é focar em serviços e entregas especializadas para o setor da construção. 

“Conhecemos bem a jornada e o dia a dia da construção civil. Por exemplo, sabemos que, quando uma incorporadora deve para um fornecedor, esse pagamento tem uma data certa para acontecer e costuma ser uma vez por mês. Ou seja, aquele engenheiro ou arquiteto vai acabar de trabalhar e receber depois de alguns bons dias. O nosso serviço carro-chefe é exatamente para atacar essa dor, desenvolvemos um adiantamento de recebíveis. Com este serviço, o construtor consegue obter rendimentos de 3% ao mês sobre o valor adiantado e ajudar seus fornecedores caso precisem dos valores em menos tempo”, conta Tiago, que também é um dos fundadores do negócio.

Com a evolução do banco, um dos objetivos é oferecer gestão financeira, linhas de crédito específicas para o setor e até orientação profissional. “Como nós viemos da construção civil, sabemos os fatores que envolvem a incorporação. Ou seja, entendemos de padrão de qualidade construtiva, de fornecedores, riscos… Com esse background, vamos conseguir entregar linhas de crédito com juros mais baixos para o cliente e menos riscos para nós”, afirma Tiago.

GT Building e o case de personalização de projetos

Para melhorar a experiência de compra digital, a GT Building desenvolveu uma funcionalidade que permite que os clientes customizem seus apartamentos e ainda incluam seus custos no financiamento. “A pandemia acelerou o processo de compra digital, que se tornou fundamental durante o isolamento social. Os compradores passaram a ter mais confiança nas transações digitais e se acostumaram com esse processo. Foi em busca de praticidade, comodidade e agilidade que a GT Building desenvolveu uma nova experiência para o cliente, na qual é possível customizar o imóvel por completo. Com ela, a pessoa compra o apartamento na planta e recebe tudo pronto, basta fazer as malas e virar a chave para fazer a mudança”, afirma João Thomé, diretor da incorporadora.

A ferramenta permite que o cliente escolha seu apartamento, selecione acabamentos (como piso, porcelanatos e metais), projetos de iluminação, cor das paredes e até mobiliários da cozinha, quartos e banheiros. Tudo isso antes mesmo de começarem as obras. Inspirada nos carrinhos de compras dos e-commerces, o sistema oferece uma prévia 3D do imóvel e, ainda, possibilita que os valores adicionais de acabamentos, mobiliário e até sistema de ar condicionado sejam inseridos no financiamento imobiliário.

ApON, a imobiliária 100% digital

Com foco nos lançamentos imobiliários, a ApON é uma nova imobiliária paranaense e que oferece uma jornada de compra totalmente digital. 

“Nós somos uma imobiliária 100% digital, com uma equipe totalmente remota. Nossa entrega traz valores para os dois lados envolvidos: as incorporadoras e os clientes finais. Por um lado, nosso objetivo é ter uma relação de muita parceria com as incorporadoras. Ou seja, munimos o incorporador de informações quentes, feedbacks e inteligência de mercado sobre o andamento das vendas. Para o consumidor final, conseguiremos entregar as informações reais, direto da fonte, de forma que o cliente possa conhecer o produto profundamente e tomar a decisão mais acertada para si”, explica Gabriel Vinícius Silva, CEO da ApON.

Com lançamento previsto para novembro, a ApON traz vídeos, fotos e dados detalhados sobre cada empreendimento, além de oferecer informações sobre as formas de pagamento e contato virtual com corretores de imóveis, permitindo uma compra sem sair de casa.

Tecza: centralização de decisões em uma sala de operação

Incorporadoras e construtoras de médio e grande porte costumam ter várias obras paralelas, inclusive acontecendo em cidades diferentes. O Tecza vem para oferecer uma solução de centralização de decisões em uma sala de operação. “Centralizamos os dados e informações e trazemos as decisões para uma sala de operações. Com o nosso software e a nossa consultoria, permitimos que, ao invés de tomarem decisões descentralizadas e desorganizadas nas obras, os canteiros sejam tocados simultaneamente e em sincronia. Essa centralização traz vários benefícios: aumento da terminalidade das atividades na obra, redução de custos com equipes técnicas nas obras, maior velocidade na resolução das demandas urgentes, além de informações uniformizadas sobre como estão todas as obras da construtora. A equipe nos canteiros fica despressurizada da tomada de decisão e pode colocar energia na qualidade da produção no canteiro, entregando uma obra melhor. Além disso, centraliza o padrão de qualidade da mesma empresa”, detalha Tiago.

Ficou curioso para acompanhar os outros cases apresentados no Incorpora 2022-2023? As inscrições para o evento ainda estão abertas pelo site: https://www.campestrini.com.br/incorpora.

Incorpora 2022-2023

Dia 26 de outubro

A partir das 14h

Inscrições gratuitas

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x