O nomadismo e o imobiliário
Resumo
O nomadismo desperta novas possibilidades de desenvolvimento, negócios e investimentos no mercado imobiliário. Confira no Imobi Report.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Encontrei Eberson Terra e Iara Vilela numa padaria no bairro de Higienópolis em São Paulo. Enquanto nossos pedidos eram preparados, Eberson autografou para mim seu livro “Carreiras Exponenciais” (Alta Books) e Iara compartilhou comigo o mesmo sentimento esquisito de voltar a frequentar lugares públicos após as restrições impostas pelo isolamento social.

Contaram que estão casados há 16 anos e que, nos últimos 5, já viveram em cerca de 8 imóveis fixos, alugados por pelo menos 6 meses e ainda em 6 imóveis alugados por períodos mais curtos. Como casal, decidiram que viajar o máximo que pudessem era a prioridade antes de aumentar a família com a chegada dos filhos.
Perguntei se eles se consideravam nômades digitais e me disseram que, basicamente, desde 2013 vivem mudanças frequentes, que são rotineiras e que adoram isso!
“O nomadismo é um estilo de vida bacana e interessante, mas apesar de as pessoas nos chamarem de nômades, não nos classificamos como tal, pois a gente se enxerga apenas como um casal que se muda bastante e nada além disso”, comentaram.
A adaptação na relação com o imóvel é um dos temas que também exploro no capítulo “quem casa quer casa?” do meu primeiro livro Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário, lançado no dia 26 de outubro pela editora Maquinaria.
Um trecho do livro explica que “essa relação mais orgânica com a transformação social, acompanhando a evolução da família e como esta lida com o patrimônio e a construção do seu imóvel, é o que precisamos acompanhar agora”.
Chaleira Elétrica
Já Matheus de Souza viaja pelo mundo desde 2017, conhece aproximadamente 20 países desde quando adotou o nomadismo digital. Habitou mais de 50 imóveis por períodos menores de 6 meses. A rotina de viagens acontece junto com Isadora, sua namorada. Filhos não estão nos planos, pelo menos a curto prazo.
Algo que foi muito interessante observar desta conversa com os casais é a relação com os portais, intermediadores e proprietários de imóveis.
Enquanto os portais e corretores são essenciais para Eberson e Iara, pois é com ajuda deles que localizam a próxima moradia, para Matheus e Isadora a busca se dá apenas por meio do sites como o Airbnb, um conceito que, na visão dele é “maravilhoso, mas em muitas cidades do mundo o serviço está ficando bastante caro – e não por culpa dos anfitriões, mas por causa das altas taxas cobradas.”
Agora, quando o assunto é preparar proprietários de imóveis para receber a tendência do nomadismo digital, as visões dos casais são complementares. Eberson e Iara acreditam que uma das “maiores dificuldades no Brasil é encontrar imóveis com contratos maleáveis, sem ser os tradicionais 12 meses de aluguel. A pandemia acelerou algumas transformações, como assinaturas de documentos online, mas ainda é preciso mais. Proprietários e corretores devem entender que ao se modernizarem e atualizarem seus modelos de locação, conseguirão expandir seus negócios para clientes do mundo todo e não apenas para os mais tradicionais”.
Para Matheus e Isadora o recado é claro: “antes de mais nada, contrate o melhor serviço de internet disponível na sua cidade. De resto, tenha utensílios domésticos para viajantes de longa estadia – é chatíssimo chegar em um Airbnb e não ter uma chaleira elétrica, por exemplo”.
Os exemplos destes casais reforçam o questionamento que também trago em meu livro Proprietárias: “será que a máxima “quem casa quer casa” permanece? Será que quem casa quer um patrimônio? Esse conceito que ficou parado no tempo pode ser encarado, a partir de agora, até com mais leveza no que diz respeito aos bens imobilizados”.
A construção de um patrimônio não deve mais ser vinculada a um determinado gênero e sim às possibilidades diversas de lar, investimento e construção.
O nomadismo digital é mais uma forma flexível de se relacionar com o mercado imobiliário e nos desperta para novas possibilidades de negócios, desenvolvimentos e investimentos.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobiliárias se unem e conseguem canal direto com companhias de saneamento e energia
O futuro da habitação: a nova dinâmica do mercado de locação no Brasil
Fundador da Patriani retoma comando para conter “pior crise” da construtora
Intenção de compra sobe, mas classe média só consegue comprar imóveis usados
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.