Preço Certo Quinto Andar
DestaquesInovação

Preço Certo: QuintoAndar lança ferramenta para ajudar na precificação de imóveis

Quase metade dos imóveis listados para locação não refletem a realidade do mercado, segundo o QuintoAndar. Por entender que essa situação impacta negativamente tanto proprietário quanto inquilino, o unicórnio está lançando a ferramenta Preço Certo, que orienta proprietários para uma precificação mais assertiva do imóvel, trazendo ainda mais liquidez para o processo. De acordo com a startup, somente nos três meses de teste, a ferramenta mostrou aumento de 16% na demanda de visitas nos imóveis do grupo que recebeu a recomendação, crescendo também o volume de contratos fechados pela plataforma.

Em vez de somente o campo para colocar o preço do imóvel, agora o proprietário visualiza um carrossel de imóveis similares no momento de cadastrar o seu, com base na geolocalização e características do imóvel, indicando ainda se estes foram alugados rapidamente e qual o valor de outras unidades no mesmo condomínio. Outro diferencial é que a inteligência de dados por trás das sugestões indica apenas imóveis que já foram de fato alugados, ou seja, sem interferência da especulação do mercado.

“Os proprietários naturalmente buscam referência para precificar, seja por meio de pesquisas de imóveis na região ou até pagando para uma avaliação profissional, mas nenhuma dessas alternativas consegue refletir o momento do mercado na hora da publicação, sem especulações”, explica Caio Oliveira, diretor de produto para locação do QuintoAndar. “Fazer uso da nova ferramenta e precificar o imóvel corretamente é positivo, tanto proprietários, que conseguem ter mais liquidez e segurança, economizando tempo e dinheiro; quanto para inquilinos, que desde a primeira busca irão se deparar com valores realistas, otimizando o processo para que encontre o lar ideal”, finaliza.

As sugestões de valores apresentadas pela ferramenta são aproveitadas por 85% dos usuários. A mesma está disponível para proprietários de todo o país que fazem o cadastro de seus imóveis diretamente pelo site ou aplicativo do QuintoAndar. Considerando o sucesso de adesão e resultados iniciais, também está em fase de testes uma consultoria personalizada, em que um assessor imobiliário do QuintoAndar proativamente entra em contato com o proprietário e o apoia com recomendações e dúvidas específicas sobre precificação.