Liderança Shakti, uma tendência para o setor imobiliário
Resumo
Elisa Tawil fala sobre a metodologia Shakti, uma proposta de equilíbrio entre as energias feminina e masculina nos negócios. Confira no Imobi
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O setor imobiliário brasileiro começa 2021 com enormes desafios. O principal deles, evidentemente, é lidar com os impactos provocados pela pandemia da Covid-19.
Durante o último ano, a Transformação Digital, o cenário de juros baixos e as adequações impostas pelo home office estiveram dentre os temas mais discutidos nas rodas do mercado.
Em 2018, quando iniciei a minha certificação em Liderança Shakti, fiz uma aposta sobre esta proposta de equilíbrio entre os poderes feminino e masculino nos negócios.
O ano de 2021 promete alta lucratividade para este modelo de liderança.
E o que seria Shakti? O termo utilizado nesta visão de liderança faz referência à energia feminina (presente em todos nós, independentemente do gênero), responsável pela continuidade, pelo nascimento e que resgata características por vezes esquecidas em alguns segmentos, como empatia, confiança e abertura.
Acredito, por exemplo, que “equilíbrio” será o tema do ano da vacina.
O modelo híbrido na forma de trabalhar, combinando os espaços tradicionais dos escritórios com o trabalho remoto, é a resultante do equilíbrio que procurávamos entre as longas horas no deslocamento casa-trabalho e a dificuldade de criar limites no modelo home office.
Outro equilíbrio que deveremos acompanhar está entre a taxa básica de juros e mudanças na política monetária do País, trazendo novas instabilidades aos negócios e ofertas de crédito.
A força do Shakti aparece justamente quando todas as tendências citadas acima deverão ser regidas pela maior presença do poder feminino nos negócios. Além da cobrança de investidores por um plano de ação em relação às questões de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em inglês, fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio), as empresas do setor imobiliário também começam a entender que a presença de mais mulheres em cargos de alta liderança, incluindo conselhos, é um fator cada vez mais importante para atrair e reter talentos.
Prova disto é que o setor imobiliário agora conta com um potente think tank exclusivamente feminino. O Amazonita Clube é mais uma inovação que lidero pelo Movimento Mulheres do Imobiliário e se propõe a ser um centro de reflexão e proposição de soluções para os temas mais importantes do nosso segmento de mercado.
A missão do Amazonita Clube é estimular a evolução do mercado imobiliário e, simultaneamente, crescentes presença e visibilidade feminina na liderança do setor, a partir de uma agenda de trabalho consistente, de médio e longo prazos.
A primeira reunião de trabalho do grupo ocorreu na quinta-feira, 21 de janeiro. Na pauta, a definição das prioridades para este semestre e a análise de uma pesquisa realizada especialmente para a ocasião, que aponta as perspectivas do mercado neste ano na visão de cerca de 100 profissionais, predominantemente mulheres.
Idealizado pelas fundadoras do movimento Mulheres do Imobiliário, a realização do think tank está sob a responsabilidade de Giovanna Carnio e minha e a composição conta com Rafaella Carvalho (Cyrela), Fernanda Rosalem (Patria Investimentos), Laura Henriques (Direcional Engenharia), Bianca Setin (Setin), Gil Vasconcelos (Kazzas), Haaillih Bittar (Tishman Speyer), Tania Costa (Regus), Roberta Bigucci (MBigucci Construtora),Mariana Senna (Even Construtora), Magally Miranda Aleixo (CashMe), Mariliza Pereira (RioOito Incorporações e Empreendimentos), Ana Carmen Alvarenga, Cristina Valle (Visioneira Arquitetura Estratégica), Geisa Garibaldi (Concreto Rosa), Fernanda Mustacchi (Mustachi Advogados), Mariana Ferronato e Julia Botelho (Match Point Real Estate).
Apostar na força feminina é tomar uma decisão pautada no modelo de Liderança Shakti, que representa a energia feminina responsável por resgatar elementos perdidos ao longo dos tempos, como empatia, criatividade, harmonia, inclusão e abertura – características fundamentais para o redesenho do nosso setor no contexto pós- pandemia.
Avante!
Idealizadora e co-fundadora do movimento Mulheres do Imobiliário, LinkedIn Top Voices, colunista no blog Revista HSM (Empresas Shakti), idealizadora e host do podcast Vieses Femininos.
Consultora estratégica para o Real Estate e mentora de negócios.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.