Grupo OLX investe em funcionalidade para melhorar experiência do usuário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O Grupo OLX, que reúne as plataformas ZAP, Viva Real e OLX Imóveis, está implementando uma inovação para aprimorar a experiência dos usuários: a deduplicação de anúncios. Essa funcionalidade, inspirada em portais de outros países, visa solucionar um dos principais pontos críticos apontados pelos usuários: a grande quantidade de anúncios repetidos nas plataformas.
Segundo o vice-presidente de Operações e Vendas do Grupo OLX, Rafael Nader, a deduplicação consiste em agrupar anúncios duplicados, permitindo que o usuário veja de forma organizada um imóvel que foi publicado várias vezes. “Quando um anúncio está duplicado na plataforma, ele é automaticamente agrupado, de modo que o usuário verá apenas uma única versão. Ao rolar para a lateral, o usuário pode visualizar as diferentes imobiliárias responsáveis pelo imóvel e escolher com qual deseja entrar em contato. É como transformar o ranqueamento de uma disposição vertical para a horizontal”, explica.
A tecnologia por trás dessa funcionalidade utiliza uma biblioteca de computação visual e Inteligência Artificial, sendo capaz de identificar semelhanças entre imóveis, fotos e localizações, mesmo quando as imagens são capturadas de diferentes ângulos. A ideia é que, em breve, seja possível reconhecer também objetos específicos nas fotos, garantindo ainda mais precisão na verificação de anúncios duplicados.
Em relação à diferença de preços entre os anúncios de um mesmo imóvel, a disposição segue as mesmas regras de ranqueamento do restante das plataformas, permitindo que o usuário compare facilmente as ofertas. A exceção é quando uma imobiliária coloca o imóvel em destaque. Nesse caso, ela aparecerá em primeiro lugar.
A iniciativa responde diretamente às queixas dos usuários, que tinham na duplicidade de anúncios a segunda maior reclamação a respeito das plataformas OLX, perdendo apenas para questões relacionadas à localização dos imóveis. Essa repetição interferia negativamente na navegação, dificultando a busca e impactando a eficácia das imobiliárias na geração de leads.
A deduplicação, que poderia ser vista como uma estratégia que resulta na redução de leads, tem produzido um efeito oposto. “Contraintuitivamente, essa desduplicidade está gerando ainda mais leads e mais resultados para imobiliárias”, afirma Nader. A tecnologia também contribui para o combate a golpes, detectando grandes desvios de preço entre os anúncios e evitando práticas fraudulentas.
Nader acredita que, ao melhorar a experiência do usuário, o Grupo OLX agrega ainda mais valor para seus clientes parceiros, fortalecendo a relação entre as plataformas e as imobiliárias. O vice-presidente de Operações e Vendas do Grupo OLX, Rafael Nader, falou sobre essa funcionalidade no podcast Modo Avião, promovido pela CUPOLA e pelo Imobi Report. O episódio “Deduplicação de anúncios: a nova estratégia do OLX, com Rafael Nader” está disponível no Spotify e no Youtube.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
News do Imobi: Mudança no MCMV motiva corrida para financiamento de usados
Mercado imobiliário aquecido? 5 fatos confirmam a tese
Morada.ai recebe R$ 6 mi em investimentos e planeja alcançar 700 incorporadoras
News do Imobi: Locação de escritórios já supera 2023
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.