Espaço Youtuber é diferencial em lançamentos imobiliários
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Com a popularidade crescente dos reels no Instagram, Youtube e a própria chegada do TikTok, que revolucionou as mídias digitais em termos de produção em vídeo em larga escala, muitas pessoas estão investindo na criação de conteúdo, seja para fins de carreira ou hobby. E há também os profissionais que usam os vídeos para divulgar seus trabalhos no off-line, como é o caso do próprio corretor de imóveis, além de médicos, arquitetos, nutricionistas, veterinários e outros.
Essa massificação da produção de vídeos trouxe à tona a importância de surgirem espaços específicos e equipados dentro dos condomínios para atender a moradores conectados, como é o caso do Espaço Youtuber.
O Imobi Report conversou com incorporadoras que identificaram essa tendência cedo e já contam com essa entrega em seus lançamentos.
O que são esses espaços?
O Espaço Youtuber é projetado para proporcionar um ambiente ideal para gravação, edição e criação de vídeos, oferecendo uma iluminação adequada, isolamento acústico, fundos versáteis e conexões de alta velocidade à internet.
Quem mirou na tendência e acertou em cheio foi a Vinx Construtora, de São Paulo (SP). O primeiro lançamento com o espaço começou a ser construído em dezembro de 2023, o Vinx Vila Tolstói, na zona leste da capital.
De acordo com Guilherme Yogolare, sócio da construtora, o objetivo do ambiente é atender às demandas das novas gerações. “Uma vez que muitas pessoas trabalham hoje com criação de conteúdo digital, veio a ideia de inserir no condomínio um espaço com equipamentos de filmagem, cenário decorado com fundos instagramáveis e iluminação adequada para gravações. E o melhor de tudo: com a total comodidade de estar em casa”, destaca ele.
Outra incorporadora que pegou carona no movimento é a Carvalho Hosken, especialista em bairros planejados na Barra da Tijuca (RJ). O primeiro lançamento com espaço Youtuber da empresa é o condomínio Elos, no bairro planejado Ilha Pura, na Barra.
Já o lançamento mais recente é o Grand Quartier, em parceria com o Grupo Patrimar. “No nosso bairro planejado Rio2, na Barra da Tijuca, temos o Studio, um espaço totalmente equipado com iluminação e tela chroma key para trazer mais liberdade na criação dos vídeos e efeitos visuais”, conta Talitha de Abreu Ribeiro, gerente de Incorporação da Carvalho Hosken (RJ).
“E o Elos será entregue no segundo semestre deste ano. Por isso, ainda não temos um monitoramento de uso do espaço LiveBox. Mas o que já observamos no lançamento é que este espaço e todos os diferenciais que o condomínio e o bairro planejado oferecem foram muito bem aceitos pelos clientes”, diz ela.
O ambiente, de acordo com a gerente, foi pensado com base em uma tendência de intensificação da influência nas redes, seja de profissionais do mercado imobiliário ou de fora dele. “O YouTube e outras redes passaram a ser uma ferramenta de trabalho, não só para influencers, como também para profissionais diversos, como professores, artesãos e médicos”, afirma.
O surgimento recorrente desses espaços demonstra também o quanto o empreendimento está atualizado e acompanhando todas as tendências de transformações dos profissionais e, por consequência, dos espaços da atualidade.
Morar, trabalhar e consumir no mesmo local é o futuro
Além de fornecer uma infraestrutura adequada, o surgimento desses espaços também promove uma sensação de comunidade entre os moradores que compartilham interesses semelhantes. Eles se tornam centros de colaboração e networking, onde os criadores de conteúdo podem trocar insights, ideias e até colaborar em projetos.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que representam uma resposta às mudanças na forma como as pessoas vivem e trabalham na era digital, esses novos espaços também transformam os empreendimentos imobiliários em verdadeiros hubs de inovação e expressão criativa.
Yogolare vai ao encontro deste argumento. Segundo ele, a decisão de criar esse espaço passa pelo fato de que, cada vez mais, as pessoas vão resolver boa parte das suas vidas no mesmo lugar.
“Criar espaços para que essa realidade seja confortável é uma das soluções de mobilidade para grandes metrópoles, além de ser também resultado das últimas alterações do Plano Diretor aqui em São Paulo. Todos os nossos condomínios são pensados desta maneira. Entendemos que o conforto e a comodidade em entregar um espaço voltado para esta função deve ser uma tendência a ser seguida”, finaliza.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.