Arbo: plataforma transacional completa com solução inovadora em seguros
Resumo
Confira a entrevista com Manoel Neto, CEO da Arbo, e Luís Paulo Pereira, diretor de produtos da Superlógica, sobre a união das empresas.
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Com a evolução do modelo de negócios dos softwares imobiliários, o mercado habituou-se a expressões como esteira digital e one stop shop, assim como a aquisições e fusões. Se a transformação digital impacta profundamente o negócio das imobiliárias, no caso das empresas de tecnologia que orbitam o ecossistema e fornecem para as imobiliárias, esse impacto é ainda mais definitivo.
Exemplo notório desse contexto é a união entre Arbo e Superlógica, duas empresas que encontraram sinergias nos negócios e somaram forças para ofertar uma solução robusta, com uma plataforma transacional completa para as imobiliárias. O propósito é o de acelerar a digitalização das imobiliárias e, consequentemente, torná-las mais competitivas, por meio de soluções que possam equiparar a experiência digital destas empresas aos grandes players de tecnologia, incluindo uma solução de ponta em seguros.
Em entrevista ao Imobi Report, Manoel Neto, CEO da Arbo, e Luís Paulo Pereira, diretor de produtos da Superlógica, contaram mais detalhes sobre a união, prestes a completar o primeiro ano. Confira:
Imobi Report: Como as duas empresas entenderam que havia uma oportunidade para união?
Manoel Neto: Para o cliente ter uma boa experiência, ele precisa ter um ecossistema todo aqui dentro, um one stop shop. Se eu desonerei o tempo do dono da imobiliária, para ele focar nos negócios, e o tempo do corretor, para que ele fizesse um bom atendimento, eu consigo fazer essa jornada transacional. Paralelamente, a Superlógica vinha trazendo, tanto para condomínios como para imobiliárias, aspectos do ERP transacionais para liberar tempo do dono da imobiliária na gestão da locação como, por exemplo, emitir boleto. É o único software que tem um banco próprio, para que a gente pudesse transacionar o dinheiro e, nessa api de bancos, mandar o dinheiro para a conta do dono da imobiliária e desonerar o time dele de tempo de ter que emitir boleto, fazer remessa, conciliação, enfim. Então, a Superlógica já ia no mesmo caminho, de desonerar e dar produtividade para a imobiliária.
Luis Paulo: Hoje, a Superlógica domina 50% do market share de condomínios, e ali também tinha um vertical de imobiliárias que, em seu primeiro momento, tinha maior foco em gestão financeira. Começamos a trabalhar em um produto para auxiliar a imobiliária nessa gestão financeira, e percebemos que os nossos clientes queriam uma solução mais completa, que pudesse atendê-lo de ponta a ponta. Mas não tínhamos a parte comercial, e foi aí que surgiu a Arbo. A gente se juntou para fazer essa plataforma completa de ponta a ponta, que atende a parte comercial, que atende a parte financeira e também dois mundos, que a gente operacionaliza por SAAS e também operacionaliza pelo transacional.
Imobi Report: Como essa solução ponta a ponta se diferencia de outras soluções disponíveis no mercado?
Luis Paulo: Algumas esteiras são vendidas de forma separada, então a imobiliária tem a esteira, mas ainda precisa ter o CRM, precisa ter o ERP e às vezes eles não são da mesma empresa e isso não resolve o problema. No caso da Arbo, a gente está falando de uma única plataforma, então a forma como nós vamos entregar a esteira, tanto da parte financeira quanto da parte comercial, é como se fossem realmente duas soluções nativas, desde quando o cliente anuncia o imóvel, no site da própria imobiliária, passando por vistorias, assinatura eletrônica, tudo isso integrado entre as duas plataformas. Incluindo seguros.
Manoel Neto: Ao colocar todos os seguros ali dentro, é possível contratar em um único clique, não tem que ficar dependendo de ligação, de uma SLA de cada corretor de seguro. com isso, a imobiliária consegue fechar uma negociação de locação em 30 minutos, e isso faz a transação de uma imobiliária ser tão competitiva quanto a de uma empresa de tecnologia.
Imobi Report: E isso confere à Arbo um grande poder de negociação, certo?
Manoel Neto: Nós nada mais somos do que um hub – enquanto hub, nós somos a maior plataforma de locação do Brasil, seis vezes maior do que o segundo colocado, a gente tem mais de 600 mil contratos de locação. Com isso, a gente conseguiu chegar nas seguradoras e falar que queria um preço diferente para os nossos clientes – e hoje a gente tem três vezes menos o valor do seguro conosco do que você contratar como imobiliária diretamente. Na Mapfre, você contratar a 15%, aqui vai contratar a 6%, em um único clique, no mesmo software. E a gente quer gerar essa independência mesmo porque eu quero ver a Mapfre, a Porto Seguro entendendo o que ela pode fazer melhor pelo cliente, assim como a Liberty, Avalyst, Credpago e outras. A gente deixa o ecossistema aberto e aí, quem sai ganhando nessa boa competição, é o cliente final.
Essa é uma diferença muito forte, enquanto formação de uma futura cadeia de imobiliárias descentralizada. Eu não vou centralizar e tomar o poder, a gente vai descentralizando e dando o poder para as imobiliárias enquanto rede, uma trocando imóvel com a outra, se favorecendo do nosso tamanho para conseguir descontos em seguro para que nosso ecossistema de imobiliárias fique forte, independente de algum player B2C querendo tomar esse mercado
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
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