ICXP Aluguel: confira os principais destaques do evento em tempo real
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Acontece, nesta quinta-feira (19 de maio), o ICXP Aluguel. Promovido pelo Imobi Report, em parceria com a CUPOLA, o evento está sendo realizado em Indaiatuba (SP), em formato híbrido, com transmissão ao vivo para mais de 1.000 imobiliárias e participantes de todo o país. A programação conta com onze conteúdos voltados especificamente para o segmento de locação de imóveis, incluindo uma dinâmica de role play, que já virou tradição nos eventos de nicho do Imobi. Por aqui, você também confere os principais destaques do evento:
O ICXP Aluguel começou com apresentação de Carlos Simon, editor do Imobi Aluguel, com um breve histórico sobre o mercado de locação de imóveis no Brasil. Logo em seguida, Carlos anunciou o lançamento do Aluguel Master, maior treinamento de locação de imóveis do Brasil, promovido pela CUPOLA. Para encerrar, o jornalista agradeceu os palestrantes do evento e passou a palavra para Rodrigo Wernerck, CEO e estrategista-chefe da CUPOLA, e Daniel Claudino, consultor sênior da CUPOLA.
Na palestra “Perspectivas, riscos e oportunidades: para onde vai o mercado de locação?”, Rodrigo traçou um paralelo entre as corridas de Formula 1 com a operação de locação de imóveis. De acordo com ele, ambas as atividades se assemelham porque apresentam características similares, como demanda por tecnologia e processos, segurança em foco, trabalho coletivo no qual o talento não basta, dinâmica ágil e durabilidade. Depois, Rodrigo e Claudino apresentaram dez insghts para melhorar os processos da operação de aluguel.
No conteúdo seguinte, a palestra “Automação do atendimento a leads, locatários e locadores: o papel da tecnologia na experiência de locação”, Paulo Filho, CEO da 7Cantos, falou sobre inovação e utilização da tecnologia no mercado imobiliário, trazendo detalhes de como funciona a operação de seu negócio. Na palestra, Paulo trouxe, inclusive, uma reflexão sobre quando é mais indicado que uma imobiliária tenha seu software próprio e quando é melhor contar com sistemas de terceiros.
Confira o álbum de fotos abaixo:
A programação voltou após intervalo, com o terceiro conteúdo do dia. O painel “Em busca de melhor rentabilidade: como escalar o aluguel comercial e os negócios de BTS” contou com participação de Guto Areão (Giacomeli) e Marcos Mendonça (Confronto) e moderação de Rodrigo Werneck (CUPOLA). Em sua fala, Marcos contou um pouco da história da Confronto, a participação de sua família para que o negócio dê certo e como a imobiliária dele entrou no segmento de built to suit. Guto, por sua vez, contou como é a operação da Giacomeli e disse que aposta muito em exclusividade, qualidade dos sistemas utilizados e investimentos em mídias.
Na sequência, Eduardo Luiz, CEO da EPAR, subiu ao palco para a palestra “Muito além da venda: os segredos da gestão de garantias locatícias”, na qual trouxe considerações jurídicas sobre os processos necessários para utilização das principais garantias locatícias disponíveis no mercado: fiador, seguro fiança, título de capitalização e cheque caução. Eduardo também lembrou a existência das garantidoras e também da garantia pela imobiliária, práticas que estão disponíveis no mercado, mas não são tão comuns.
Por sua vez, Marlise Viau, gerente de RH da Crédito Real, trouxe a palestra “Turnover: como reter talentos em um ambiente de trabalho desafiador”, mostrando como a valorização dos colaboradores pode trazer benefícios para as empresas e para os próprios funcionários. Em sua fala, Marlise contou experiências de sucesso da Crédito Real. Entre elas, estão a flexibilização do modelo de trabalho da equipe, com a possibilidade de adoção do modelo híbrido para quem quiser, além de ações de reconhecimento profissional dos profissionais que trabalham na empresa e oferecimento de benefícios também para as famílias dos colaboradores, entre outras. A gerente também ressaltou a importância da Comunicação Não-Violenta nas comunicações da imobiliária.
Conteúdos da tarde no ICXP Aluguel
Após intervalo para almoço, a programação foi retomada, com a palestra “Transformando uma imobiliária de venda em locação”, com Pablo Bueno, fundador da 61 Imóveis. Em sua fala, o publicitário trouxe alguns insights para melhorar o processo de captação de imóveis, como manter um bom relacionamento com os clientes para receber indicações de imóveis, incentivar as relações interpessoais entre as equipes de vendas e locação e apostar no engajamento das equipes com a missão da empresa, com o modelo de partnership, recompensas para as equipes de locação, entre outras estratégias.
A segunda palestra da tarde, intitulada “Envelhecimento natural do imóvel: a abordagem ao proprietário e os investimentos em conservação para evitar a depreciação” tratou de retenção de proprietários na carteira de locação. Em sua apresentação, Denise Vieira, sócia e consultora da CUPOLA, ressaltou a importância de relembrar quais são as responsabilidades do proprietário, de acordo com a Lei do Inquilinato, principalmente em relação à conservação do imóvel. Também destacou a necessidade de investimentos em vistorias, fotos profissionais, processo de desocupação e garantias.
Em seguida, Daniel Fuhro Souto (Fuhro Souto Imóveis), George Luiz Vieira (Imobiliária Cardinali) e Diego Gama (Diretor Secretário do CRECI/DF) participaram do painel “Privacidade e segurança das informações na prevenção de vazamento de dados”, com moderação de Daniel Claudino. Primeiro a falar sobre o assunto, Daniel lembrou que, caso a imobiliária armazene dados que não interessam para os contratos de locação, pode ter mais problemas com a LGPD caso haja vazamento de dados, por serem informações que não estão relacionadas ao escopo da empresa – ele citou como exemplo tipo sanguíneo ou religião dos clientes. George, por sua vez, ressaltou que, na ausência de um DPO, o responsável direto por esses dados é o proprietário. Por último, Diego defendeu a importância da LGPD para todos os setores econômicos, incluindo o mercado imobiliário. Todos também deram dicas de ações práticas e fáceis para que as imobiliárias estejam em conformidade com a legislação.
A programação voltou após intervalo, com o quarto conteúdo do período da tarde, a palestra “O que considerar na hora de escolher os sistemas para gerenciar sua imobiliária”, de Alice Borges, coordenadora da CUPOLAB. A sócia da CUPOLA relembrou a história da imobiliária laboratório e contou que, desde que a operação iniciou, em 2019, a equipe da CUPOLAB já testou a utilização de pelo menos 30 sistemas diferentes, para saber o que funciona melhor para empresas que trabalham com locação de imóveis. Desta forma, a equipe da CUPOLA está mais preparada para orientar seus clientes em relação à escolha de softwares, bem como implantação deles e treinamento de seus colaboradores, considerando principalmente a integração entre diferentes sistemas.
O conteúdo seguinte foi o painel “Gestão de conflitos e o papel da comunicação interpessoal no relacionamento com inquilino e proprietário”, com participação de Fabio Franciosi (Franciosi). Na ocasião, Denise Vieira voltou ao palco para entrevistar o diretor da Franciosi, que contou detalhes de como o setor de manutenções da imobiliária se tornou referência no mercado, entre outros detalhes de sua operação.
Para encerrar o dia, a programação contemplou uma dinâmica de role play, com a apresentação de um breve documentário registrando um atendimento real feito pela Verdi Imóveis para captação de imóvel. Após a exibição do vídeo, o conteúdo gravado foi debatido por Ricardo Carvalho (Grupo Silvana Carvalho) e Roseli Hernandez (Lello Imóveis), com mediação de Rodrigo Werneck e Daniel Claudino (CUPOLA) e participação de Enéia Verdi, diretora executiva da imobiliária.
Em primeiro lugar, Enéia contou que a imobiliária investe em treinamento constante de suas equipes, para que eles estejam preparados para uma captação de imóveis mais assertiva. Por sua vez, Ricardo opinou que captação ativo é algo que deve ser estimulado e, para isso, o Grupo Silvana Carvalho também tem uma série de ações para incentivar que seus colaboradores se dediquem mais a essa tarefa. Já Roseli comparou a experiência da Verdi com a realidade da Lello, que é muito diferente por ser uma imobiliária localizada em uma grande metrópole como São Paulo, que requer estratégias distintas de uma cidade de interior, como é Passo Fundo, caso da Verdi.
Apesar de o atendimento da Verdi ter sido bem sucedido no que tange a captação de imóveis, Rodrigo e Claundino apontaram alguns pontos de melhoria para a equipe da Verdi, como a necessidade de os colaboradores estarem preparados para imprevisibilidade e objeções do cliente.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
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