Grupo ZAP e RE/MAX firmam parceria operacional
Resumo
Grupo ZAP e Re/MAX costuram parceria operacional que promete otimizar negócios, mas falta de detalhes deixa imobiliárias em alerta.
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Mais dois grandes players do mercado imobiliário brasileiro estão dando as mãos. A RE/MAX, maior rede de imobiliárias do mundo, e a OLX Brasil, dona dos maiores portais de anúncios do País (Grupo ZAP e Viva Real), estão fechando detalhes de uma parceria operacional.
Os franqueados da RE/MAX já foram comunicados sobre o acordo, embora os detalhes ainda não estejam sendo divulgados.
A assinatura da parceria foi anunciada por executivos de ambas as empresas durante a convenção nacional da RE/MAX, realizada neste final de semana em Campinas (SP). Segundo o ZAP+, com o acordo firmado, a RE/MAX Brasil subsidiará aos seus franqueados a opção de anunciar também por meio da plataforma ZAP+.
O Imobi Report apurou que, em resumo, os franqueados da RE/MAX que aderirem à parceria deixariam de pagar a mensalidade para anunciar no Grupo ZAP (os pacotes custam por volta de R$ 2 mil), mas em troca teriam que conceder à empresa da OLX Brasil um percentual sobre os fechamentos de negócios.
De acordo com fontes ligadas ao Grupo ZAP, o acordo resultaria em melhor aproveitamento sobre os custos para ambos os lados, e poderia envolver inclusive recebimento de um cashback para cada negócio fechado. A ideia é somar o grande volume de leads (potenciais clientes) gerados pelo ZAP à grande capilaridade e ao controle que a RE/MAX tem sobre os negócios (desde a chegada do lead até o aperto de mãos).
Em comunicado enviado ao Imobi Report, o Grupo ZAP afirma que o novo formato “visa garantir que cada vez mais franquias da RE/MAX Brasil possam inserir seus anúncios, que são exclusivos, na plataforma ZAP+”. O grupo afirmou ainda que já era parceiro da RE/MAX há anos e que “constantemente analisa oportunidades de ampliação da oferta de suas soluções para parceiros do segmento”.
Já a RE/MAX Brasil confirmou, por meio de sua assessoria, a existência do acordo com o ZAP+, mas preferiu não se pronunciar antes do fechamento de todos os detalhes.
Leads mais qualificados, mas e o CAC?
Embora a novidade ainda careça de detalhamento, as poucas informações levadas ao ar têm gerado dúvidas e até certa apreensão no mercado.
A principal dúvida está relacionada a uma das grandes dores das imobiliárias, o custo de aquisição de clientes (CAC), que vem crescendo nos últimos anos.
Uma fonte franqueada da RE/MAX ouvida pelo Imobi Report, que preferiu não se identificar, entende que os leads entregues pela OLX podem até ganhar mais qualificação, mas, com a necessidade de comissionar mais um intermediário, a novidade proposta pela parceria entre RE/MAX e OLX deve fazer o CAC subir.
O franqueado ouvido pela reportagem teme que a isenção da mensalidade para anunciar nos portais do Grupo ZAP não seja suficiente para compensar a cessão de um percentual de cada novo negócio ao novo parceiro.
“Há pessoas empolgadas com a possibilidade de leads melhores, mas não dá para esquecer do custo de cada operação individualmente. Eles [Grupo ZAP] começaram com um valor acessível e depois aumentaram absurdamente, sendo que entregam a mesma coisa que outros portais. Agora querem ser ‘sócios’ na rentabilidade? É mais ou menos assim: anuncia normal comigo e paga mensalidade, ou entra comigo nessa parceria que eu vou melhorar seus leads porque tenho interesse na comissão também. Conflitante, me deixa sem vontade de continuar o anúncio”, comentou a fonte.
Caso o desenho da parceria se confirme, o Grupo OLX estaria implantando uma importante guinada em seu negócio, passando a operar no modelo transacional, em que o marketplace começa a cobrar sobre resultados, e não apenas por veiculação.
O grupo já adotava o modelo transacional nas parcerias com imobiliárias de locação, por meio da esteira digital ZAPWay+, e agora passaria a rodá-lo também em vendas, a partir desse projeto embrionário. A OLX, por sinal, foi a última dos grandes players no mercado a entrar neste modelo.
Trata-se de um movimento que também desperta certa apreensão por parte dos associados. “Eles são portal ou imobiliária? É preciso se posicionar. E nós, como franqueados, precisamos pagar o corretor, a RE/MAX e o ZAP?”, questiona o franqueado da Re/MAX ouvido pelo Imobi.
Outra união de gigantes precedeu Grupo ZAP e RE/MAX
Curiosamente, a parceria entre RE/MAX e ZAP chega poucas semanas depois de outro anúncio relevante no mercado imobiliário, que envolveu concorrentes das duas empresas.
No início de março, a Lopes, única rede imobiliária brasileira listada na B3, e o QuintoAndar, principal plataforma digital de moradia do País, anunciaram um acordo que envolveu o compartilhamento de suas carteiras de imóveis para venda e locação.
O acordo é válido para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, praças em que a Rede QuintoAndar atua com compra e venda de imóveis.
Juntas, Lopes e QuintoAndar possuem mais de 400 mil imóveis à venda e para locação, e seus sites recebem em conjunto mais de 30 milhões de acessos mensais.
* Com colaboração de Rodrigo Arend.
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