QuintoAndar e Lopes
DestaquesImobiliárias

QuintoAndar e Lopes anunciam acordo para compartilhamento de imóveis

Duas gigantes do mercado imobiliário brasileiro anunciaram hoje (15) uma parceria comercial de proporções inéditas. A Lopes, única rede imobiliária do Brasil listada na B3, e o QuintoAndar, principal plataforma digital de moradia do País, a partir de agora compartilharão suas carteiras de imóveis para venda e locação. 

Com o acordo, os imóveis captados pelo QuintoAndar poderão ser vistos na plataforma da Lopes e vice-versa. Juntas, as empresas possuem mais de 400 mil imóveis à venda e para locação, e seus sites recebem em conjunto mais de 30 milhões de acessos mensais. 

Segundo as empresas, o objetivo da parceria é proporcionar aos membros das Redes Lopes e QuintoAndar acesso a um estoque ampliado de imóveis para oferecer a seus clientes, além de visibilidade ampliada para suas captações. 

Por enquanto, a parceria é válida para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, praças em que a Rede QuintoAndar atua com compra e venda de imóveis. “Nosso foco agora está nessas quatro regiões, que representam grande parte do mercado brasileiro. Mas a ideia é expandir gradualmente a parceria para outras localidades”, afirma Thais Galli, general manager do QuintoAndar. 

“Hoje fechamos mensalmente cerca de 1.200 contratos de compra e venda e 15 mil de aluguel por mês. Vemos potencial para crescer nacionalmente, agora com apoio da Rede Lopes”, complementa.

Sem fusão

QuintoAndar e Lopes continuam sendo empresas independentes, com operações autônomas. “Trata-se de uma parceria comercial. Uma união mais ‘umbilical’ não foi colocada em discussão”, afirmou Matheus Fabrício, diretor executivo da Lopes, ao ser questionado pelo Imobi Report sobre uma possível união societária entre as companhias. 

Tal independência será estendida aos serviços atrelados às marcas. No caso da compra e venda de imóveis, por exemplo, a Lopes seguirá oferecendo financiamentos imobiliários por meio da CrediPronto, joint venture criada em 2007 em parceria com o Itaú, e o QuintoAndar continuará oferecendo os serviços de sua fintech, a Atta. No caso da locação, clientes oriundos da Rede Lopes terão as mesmas facilidades para contratação de parceiros como a garantidora Velo, mas sem que haja imposição na escolha.

A parceria vinha sendo negociada sigilosamente pelas empresas há alguns meses e foi impulsionada por uma visão de mercado semelhante, segundo o diretor da Lopes. “As duas empresas enxergam um mercado colaborativo, com foco no cliente. Mesmo tendo cada uma suas estratégias e mesmo histórias de vida diferentes, essa proximidade culminou com o anúncio de hoje”, afirma Fabrício.

Thaís aponta que a junção de forças impactará positivamente o consumidor final – tanto os proprietários, que terão maior liquidez e visibilidade, quanto quem procura um imóvel para comprar ou alugar, que contará com uma melhor experiência e poderá encontrar o que procurar um lugar só. “Também serão beneficiados os corretores que trabalham com ambas as redes, pois o volume de transações será maior e eles terão mais opções para mostrar ao cliente; e também as imobiliárias parceiras das redes QuintoAndar e Lopes, pelo aumento do potencial de negócios para os membros das duas redes”. 

O diretor da Lopes ressalta que a ideia com a junção é penetrar ainda mais num mercado nacional altamente pulverizado (são cerca de 60 mil imobiliárias registradas no País, segundo dados do Cofeci). “Queremos que a parceria seja bem recebida pelo resto do mercado, pois é ele quem se fortalece. Estamos possibilitando o acesso de qualquer imobiliária para participar desse ecossistema, basta ser membro da Rede Lopes ou da Rede QuintoAndar. Mais que um anúncio, trata-se de um convite”, afirma Matheus Fabrício. 

As empresas preferiram não comentar sobre a divisão do comissionamento ligado aos negócios fechados dentro do acordo comercial, nem como ficam as partes dos corretores associados. “Não estamos abrindo informações por conta das normas das relações com investidores. Mas as comissões estarão em linha com o que hoje é praticado no mercado” afirma Matheus. 

Rede QuintoAndar expande modelo 

O QuintoAndar aproveitou o anúncio do acordo com a Lopes para divulgar a expansão do modelo da Rede QuintoAndar, nome que o grupo deu à abertura de sua plataforma para que imobiliárias e corretores anunciem sem custos suas captações. 

Lançado em maio de 2022 com foco na compra e venda, o modelo agora também estará disponível para anúncios de locação. 

Atualmente, a plataforma de moradia registra mais de 185 mil anúncios ativos, entre aluguel e compra e venda. São 13 mil novos imóveis anunciados e 75 mil visitas agendadas todos os meses, conforme números divulgados pela empresa

Rede Lopes: crescimento rápido

A Rede Lopes, um dos principais pilares do tradicional grupo paulista, fundado em 1935, é hoje líder no segmento de franquias de imóveis do Brasil. A companhia divulgou que cresceu mais de 100% nos últimos dois anos, contando hoje com 182 imobiliárias distribuídas em 21 estados e Distrito Federal. 

Juntas, as imobiliárias da Rede Lopes contam com 14 mil corretores associados e mais de 250 mil imóveis disponíveis para venda e locação.

Tags:

Carlos Simon

Jornalista formado pela UFPR, atuou como repórter e editor em jornais, revistas e portais paranaenses, e foi coordenador de comunicação de empresas e órgãos públicos de diversos segmentos. Dedicado ao mercado imobiliário desde 2020, hoje é o responsável pelo conteúdo do Imobi Aluguel.

Ver artigos

  1. João disse:
    Um tiro no pé trabalho em rede sem exclusividade do imóvel, quero só ver quando o corretor fechar direto um imóvel que está cadastrado pela outra empresa. Não adianta ter vários imóveis e oferecer um serviço de péssima qualidade aos clientes.

    às 20:10

  2. victoria disse:
    Podem se juntar mas em relação a serviço prestado, não se compara por ex com a empresa que eu trabalho, a Pé Direito. O suporte dessas empresas são falhos, atendimentos ruins .... enfim,podem até ser a maior,mas não a melhor.

    às 13:25

  3. Alexandre M G disse:
    Quando estes gigantes falam que será melhor para clientes e outras imobiliarias, ja saiba que é exatamente o contrario . Querem cada vez mais dominar o mercado de forma absoluta, nao querem deixar pedra sobre pedra. Assim como toda grande corporaçao. Só acho que o CADE deveria começar a olhar para o setor imobiliario, que vem se tornando e caminhando rapidamente para um cartel, com numero minimo de prestadores de serviços nesta area , que ainda gera milhares de empregos mas que ao continuar assim, ficara restrita aos gigantes , sobrando migalhas aos demais.

    às 09:29