Como ajudar clientes a se adaptarem ao mundo digital
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Com o fechamento de comércios não essenciais durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, as imobiliárias estão encontrando no mundo digital uma forma de manter a operação ativa. Essa transformação representa um desafio de comunicação para clientes e corretores, que agora têm de resolver os problemas do negócio somente de maneira virtual.
Ainda hoje, há quem prefira pagar as contas no banco e proprietários que gostam de ir até a imobiliária para buscar o repasse dos aluguéis. Na internet, existem soluções gratuitas que podem ajudar corretores e equipes imobiliárias a elaborarem tutoriais para ensinar os clientes a utilizarem diversas plataformas. Dessa forma, a digitalização dos serviços pode ser feita de uma maneira mais fácil.
Como fazer um tutorial
O tutorial é como um manual de instruções para resolver determinado problema, como acessar boletos no site da imobiliária. Para ser eficiente, deve fornecer um passo a passo com informações diretas e resumidas, conduzindo o cliente até a solução almejada. Para criar suas instruções, siga estes passos:
- decida qual é o tema ou qual é o problema a ser solucionado;
- defina qual é o modelo de tutorial: vídeo, post em redes sociais ou arquivo PDF, por exemplo;
- escolha as ferramentas adequadas para fazer o material, como gravação de vídeo, áudio, imagens e textos;
- faça um roteiro;
- finalize e envie para clientes e equipe.
Ferramentas
Alguns sites oferecem ferramentas que podem simplificar bastante a elaboração de um tutorial, desde aplicativos para gravar telas e fazer prints até confecção intuitiva de apresentações.
Plataformas para gravar tela de computador e celular
Uma das maneiras mais fáceis de elaborar um tutorial é gravar um vídeo da tela do computador ou celulares, para que os passos possam ser seguidos de forma mais clara. A explicação pode ser complementada com a gravação de áudio.
Alguns programas permitem captar prints e gravar telas tanto em Mac quanto em Windows. O Camtasia tem uma versão grátis limitada, com funções de gravação simples. O Snagit é totalmente gratuito e permite a gravação de determinados trechos da tela. Já o Screencastify é uma extensão grátis para o navegador Google Chrome, o que o torna mais leve sem abrir mão das mesmas funções das outras opções.
No celulares Android, o aplicativo AirDroid pode ser utilizado para gravar a tela. Os vídeos ficam salvos no próprio app e podem ser compartilhados por email e nas redes sociais. O programa também tem uma versão para computador. No iPhone, é possível gravar a tela acessando “Ajustes”, depois “Central de Controle”, “Personalizar Controles” e, por fim, “Gravação da Tela”.
Sites para fazer apresentações
Se você precisa elaborar um tutorial em formato de apresentação, alguns sites podem ajudar gratuitamente a deixar o documento com um visual agradável e de bom gosto. O SlidesCarnival oferece uma série de temas grátis para serem utilizados no PowerPoint.
Se preferir, pode fazer a apresentação totalmente online no Canva, que oferece diversos recursos em versões gratuitas e pagas.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
News do Imobi: O sanduíche entre o luxo e o econômico
Contratações MCMV com FGTS atingem R$ 105 bi e sinalizam recorde em 2024
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.