Flórida atrai investidores brasileiros
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Flórida atrai investidores brasileiros

O estado da Flórida, famoso pelos parques da Disney e pela significativa comunidade brasileira, estimada em 700 mil pessoas, tem atraído investidores do Brasil. Segundo um relatório da Florida Chamber Foundation, os brasileiros contribuem com cerca de US$ 10,7 bilhões anuais para a economia local. O clima ameno, diversas opções de lazer e uma economia em crescimento fazem do mercado imobiliário o principal destino desse montante. De acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA, mais da metade dos brasileiros que investe no mercado imobiliário norte-americano escolhe a Flórida para aportar seus recursos. 

As chamadas Single Family Homes, ou residências individuais, são o destaque. Elas representam o sonho de consumo para 80% da população daquele país. A alta demanda por essas casas em bairros nobres e consolidados, aliada à velocidade de deterioração das propriedades antigas, cria uma oportunidade única para investimentos.

O fundador e co-CEO da startup Invisto, que atua na região, João Vianna, comenta sobre essa tendência. “Percebemos que os bairros mais nobres e mais demandados são os que tem maior concentração de casas antigas. O nosso modelo de negócios é comprar casas velhas em bairros consolidados, demoli-las e construir novas residências, com alto potencial de valorização”, explica.

Vianna conta que o mercado das Single Family Homes é estimado em US$ 52 trilhões, valor superior ao de todas as empresas listadas nas bolsas de valores norte-americanas, que é de US$ 46 trilhões. Ele ainda comenta sobre a alta liquidez daquele mercado imobiliário, considerando que as pessoas se mudam com frequência. “O volume de transações é alto, as pessoas mudam de casa a cada sete ou oito anos porque é fácil se mudar”, explica.

O executivo ainda afirma que as transações imobiliárias nos EUA ocorrem com rapidez, gerando dados em tempo real, que auxiliam na precificação e na tomada de decisões. “Por exemplo, uma casa que foi vendida hoje de manhã, à tarde já está disponível o valor dessa transação, o tamanho do terreno, da área construída, quantos quartos tem, se tem piscina, quando foi construída, quando foi reformada, e assim por diante. Isso ajuda muito”, detalha Vianna.

A estratégia da Invisto

A Invisto se diferencia pela intensa utilização de tecnologia e análise de dados. A empresa reúne informações de aproximadamente 15 bancos de dados, públicos e privados. “Nos EUA, tem-se o paraíso dos dados. Você tem muita informação, às vezes até demais. É preciso fazer certa higiene de dados, para separar o que realmente é importante e utilizar de forma estratégica”, afirma Vianna.

A abordagem tecnológica oferece previsibilidade e precisão nas operações. A startup também utiliza essas informações para evitar “oceanos vermelhos”, ou seja, mercados excessivamente competitivos e saturados.

Atualmente, são 52 projetos gerenciados pela Invisto. A empresa já possui um fundo que viabiliza os projetos em andamento e planeja abrir novas oportunidades para investidores brasileiros.João Vianna foi entrevistado no podcast Modo Avião, promovido pelo Imobi Report e pela CUPOLA. O episódio  “Single Family Homes: um retorno em dólar de até 18%” está disponível no Spotify e no Youtube.

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Andressa Romero

Criadora de conteúdo multimídia com mais de 6 anos de experiência, formada em Gestão de Marketing e em Gestão de Produtos pela PM3. Atuou em empresas de tecnologia do mercado imobiliário. Responsável pelo desenvolvimento de roteiros do podcast Modo Avião, produção de conteúdos para o portal e a newsletter do Imobi Report.

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