Assistência técnica: integração com a área de relacionamento com o cliente é essencial na jornada imobiliária
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Construir empreendimentos vai além de erguer edifícios utilizando métodos inovadores. Estamos tratando da construção de moradias, da aquisição da casa própria, de momentos que para uma parcela da população é a realização de um grande sonho.
A área de assistência técnica no segmento de construção civil desempenha um papel crucial na gestão e no sucesso dos empreendimentos, pois influencia diretamente a satisfação do cliente e a reputação da empresa.
E por esse motivo, a integração e proximidade com a área de relacionamento com o cliente se torna tão primordial.
Com o empreendimento finalizado, os gerentes gerais de obra acionam a área para uma análise final e, após a assembleia geral de instalação, dá-se início a uma jornada que dura mais de cinco anos para algumas construtoras, onde o profissional atua como um ponto de contato para relatar e resolver problemas apontados, garantindo que os clientes tenham um atendimento de qualidade que supere as suas expectativas.
Os empreendimentos imobiliários requerem manutenção regular para garantir que o seu desempenho seja mantido ao longo do tempo.
A assistência técnica é responsável por orientar os clientes para que sigam as recomendações do Manual do Proprietário e o síndico para seguir o Manual de Áreas Comuns, sendo que algumas construtoras entregam também um Software de Gestão de manutenções preventivas que informa a atividade, o responsável e a periodicidade de cada manutenção, auxiliando assim o síndico ao longo desta jornada.
A reputação da assistência técnica passa também a ser um fator de decisão de compra e fidelização orgânica. Uma vez que, clientes satisfeitos são os mais propensos a recomendar o empreendimento e companhia a amigos e familiares.
Por isso, trabalhar integrado com a área de relacionamento e garantir que pesquisas periódicas sejam realizadas, viabiliza uma atuação estratégica para que os padrões de qualidades se mantenham altos. Na assistência técnica, o feedback do cliente é essencial.
Uma gestão bem-sucedida de empreendimentos imobiliários depende da integração e colaboração sinérgica entre a área de assistência técnica e a equipe de relacionamento com o cliente.
Esta união facilita uma comunicação eficiente e responsiva para a resolução ágil de questões e preocupações dos clientes, estabelecendo uma sólida conexão entre as expectativas dos compradores e a efetiva prestação de serviços.
Além disso, essa colaboração estratégica permite que a equipe de relacionamento com o cliente adote uma abordagem proativa, antecipando necessidades e propondo soluções que enriquecem ainda mais a experiência do cliente.
Em um cenário competitivo, a capacidade de manter essa sinergia entre a assistência técnica e o relacionamento com o cliente é uma vantagem estratégica inestimável.
Assim, a assistência técnica se torna não apenas um serviço, mas uma parte intrínseca e confiável da jornada imobiliária, garantindo que os empreendimentos sejam mais do que edifícios, e sim lares seguros e acolhedores para todos.
*Sobre a autora
Karina Haddad Gianezella é coordenadora de assistência técnica da incorporadora e construtora Plano&Plano.
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