Como performar e vender mais em portais imobiliários?

Resumo
Como vender mais em portais imobiliários? Conversamos com especialistas que falaram sobre estratégias que podem ajudar a melhorar as vendas.
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Boa descrição, vídeo, imagens em alta definição, ficha técnica, valores: todos esses fatores podem influenciar a compra de um imóvel, do momento da navegação nos portais imobiliários à efetiva decisão de entrar em contato com o corretor e agendar uma visita presencial.
Mas afinal, quais desses tópicos têm maior ou menor peso? As descrições importam tanto assim? Ou as imagens e vídeos chamam mais a atenção do comprador? Para responder essas e outras questões, o Imobi Report conversou com especialistas em portais que falaram sobre estratégias que podem ajudar a melhorar a performance e, por consequência, as vendas nestes espaços.
O básico funciona, mas não dá para ficar só nisso
Para Alex Frachetta, CEO do Apto, plataforma de lançamentos imobiliários das construtoras e imobiliárias com atuação em todo o Brasil, o primeiro passo para divulgar imóveis em portais é não negligenciar o que é básico.
A receita de Franchetta conta com três ingredientes principais: 30 a 40 imagens do imóvel com ótima resolução, a localização exata e detalhes disponíveis em uma ficha técnica. “Para evoluir a partir disso, eu recomendo o investimento em visita 3D, que como o próprio nome já indica, são vídeos que descrevem o projeto com detalhes, e plantas com descrições”, diz.
Marcelo Ramos, sócio fundador da DFImóveis, portal imobiliário de Brasília, destaca que fotos e vídeos realmente são o ponto alto na divulgação das unidades. Os ingredientes, para ele, devem ser combinados com endereçamento e descritivo objetivo, ao encontro do que sugere Frachetta. Mas quanto às visitas 3D, ele indica outro caminho.
“Considero a navegação 3D um recurso legal, mas não fundamental. É interessante para entender principalmente a disposição da casa, o que está em cada andar, fica muito dinâmico. Ainda assim, continuo preferindo os vídeos e fotos de boa qualidade”, opina.
Não negligenciar uma boa descrição
Para Ramos, a descrição deve focar no essencial, pois, depois de ver as fotos, o interessado faz uma leitura dinâmica para identificar se os pontos básicos do imóvel estão de acordo com o que ele precisa. “Pode ser um resumo com o valor, o metro quadrado, se é condomínio, se tem garagem, a quantidade de suítes, enfim, o básico”, diz. Além disso, ele ressalta a importância de que a descrição contemple um título e subtítulo capazes de ranquear bem no Google.
Segundo Giovana Costa, especialista em conteúdo na plataforma Apto, investir num texto de qualidade também é essencial na hora de garantir boa experiência ao usuário. Afinal, conteúdos completos, objetivos, com boa legibilidade e fluidez ajudam o consumidor a entender melhor a experiência de morar naquele imóvel.
Desta forma, ela sugere investir no desenvolvimento de descrições mais detalhadas, com informações arquitetônicas e outras considerações sobre os aspectos do imóvel, além da localização e características básicas.
Forte apelo imagético da casa ou apartamento
O CEO do Apto aponta que uma das estratégias que mais tem funcionado na prática é a realização de campanhas com imagens internas do apartamento, “preferencialmente divulgando em detalhes o terraço gourmet ou living ampliado, nesta ordem”, ressalta.
Ramos, da DFImóveis, concorda que as fotos internas são primordiais para chamar a atenção do futuro comprador, justificando que o ser humano é naturalmente visual. No entanto, a ordem de divulgação para ele pode ser ligeiramente diferente. “Um roteiro que eu considero básico é mostrar a sala em primeiro lugar, afinal, é como acontece quando você recebe um convidado. Em segundo lugar, a suíte do casal. E por fim, a cozinha, que é a ‘alma da casa’. Em seguida, vêm os diferenciais que só aquele lugar tem, como uma varanda gourmet, uma churrasqueira diferenciada”, ressalta ele.
Anúncios com destaque: use com moderação
Outra opção a ser considerada é ter anúncios publicados como destaques nos portais imobiliários. São espaços privilegiados, que vão aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca. Portanto, são anúncios com mais visibilidade e maior alcance junto público-alvo.
Boa parte dos pacotes de anúncios em portais já incluem destaques e “super destaques” nos planos contratados. A principal dica para selecionar quais anúncios entrarão como destaques é filtrar aqueles que possuem maior concorrência no mesmo perfil, para que estes sobressaiam em meio à multidão. Ao contrário, aqueles imóveis cujas características são menos comuns aparecerão nas primeiras posições de forma orgânica, devido à menor concorrência.
Normalmente é possível incluir mais destaques de forma avulsa, além daqueles inseridos no pacote. Mas é recomendável usar a estratégia com parcimônia, uma vez que essas posições não costumam ser baratas. A estratégia pode valer para imóveis de alto valor agregado, e que enfrentam alta concorrência sob a mesma tipologia ou região.
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