fbpx

Imobiliárias

QuintoAndar adquire a Velo: o jogo das garantias locatícias se redesenha

Rodrigo Werneck
Escrito por Rodrigo Werneck em 8 de dezembro de 2021
4 min de leitura
QuintoAndar adquire a Velo: o jogo das garantias locatícias se redesenha
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Se você tem alguma dúvida de que imobiliárias são um excelente negócio, hoje eu lhe trago uma história inspiradora.

O avanço do QuintoAndar, nos últimos anos, gerou compreensível insegurança entre imobiliaristas brasileiros.

Diante do avanço do emprego da tecnologia nas transações de compra, venda e locação, houve quem chegasse a cravar o fim das imobiliárias, e mesmo dos corretores de imóveis, como intermediadores.

Entre os operadores de aluguel, o maior fantasma era a locação sem fiador e sem custos de contratação, introduzida pelo QuintoAndar com excelente aceitação entre os locatários.

O que foi motivo de tormento para muitos empresários, no entanto, serviu de incentivo para os donos de uma pequena imobiliária de Blumenau, interior de Santa Catarina.

Atentos à mudança de comportamento dos locatários, cada vez mais refratários à exigência de fiador, e percebendo o avanço da CredPago na oferta de garantia locatícia com baixo custo de contratação, os donos da SHS Imóveis decidiram lançar a sua própria solução de garantia, nos moldes da fiança profissional, mas evoluindo-a conforme suas dores e necessidades.

Nascia, em 2019, a Velo, que rapidamente começou a se apresentar como alternativa de garantia locatícia paga não apenas para os locatários da SHS, mas também para clientes de outras imobiliárias da região e, logo, para empresas de outros Estados.

Como principal diferencial, a Velo estabeleceu o pagamento do sinistro em apenas dois dias após a abertura da ocorrência pela imobiliária, num movimento ousado e difícil de ser acompanhado pela concorrência.

Ao longo dos últimos anos, conheci pelo menos três imobiliárias que chegaram a rodar projetos próprios de garantias pagas, mas nenhuma delas se atreveu a encarar o business a sério, com time dedicado e visão empreendedora.

O que a SHS conseguiu colocar em pé, através da Velo, é um fabuloso case de LTV e empilhamento de receitas dentro da imobiliária, um projeto que decolou, alcançou a marca de 16 mil contratos garantidos e, nesta quarta-feira (8), acaba de ser adquirido pelo próprio QuintoAndar, num acordo que só reforça a vocação das imobiliárias para crescer e perseverar, pois elas têm o cliente e, o mais importante, condições de persuadi-lo presencialmente.

O que muda no jogo das garantias pagas?

A operação de compra da Velo pelo QuintoAndar coloca fogo no jogo das garantias pagas no Brasil, em outro movimento que interessa e pode gerar oportunidades para as imobiliárias.

A Porto Seguro e a CredPago, players dominantes em termos de garantias locatícias, ganham um concorrente de peso não apenas capitalizado, mas com relevante expertise em análise de cadastro e comportamento de crédito do consumidor do aluguel.

O QuintoAndar, de quebra, reforça o recado de que deseja fazer negócios e crescer em parceria com as imobiliárias, ofertando um produto similar à sua modalidade própria de locação, que oferece a garantia do repasse sempre em dia, e não apenas atuando como imobiliária digital.

As imobiliárias, por sua vez, ganham mais uma alternativa de garantias à mesa, e o prenúncio é de uma intensa disputa por taxas de contratação, movimento já deflagrado pela OLX com o seu ZAPway+ em parceria com a Creditas e a Pottencial.

O sucesso dentro do jogo das garantias, no entanto, me parece que não dependerá apenas de taxas, mas principalmente das políticas de aprovação de cadastros e da capacidade e agilidade para equacionar os sinistros, elementos que conversam diretamente entre si (a generosidade nas análises pode produzir sinistralidade extraordinária, saturando a operação e corrompendo resultados).

Um amigo com décadas de experiência na venda de garantias costuma me dizer: “Rodrigo, vender garantias é fácil. O difícil é entregá-las.”

Depois de anos de dúvidas sobre o futuro da intermediação, até o mercado de garantias se redesenha em condições favoráveis às imobiliárias, que passam a ter garantias de baixo custo, com cobertura ágil e confiável, mostrando serem mais do que nunca um excelente negócio.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x