Opinião

Tecnologia em prol do mercado imobiliário digital

Roupas, calçados, comida e eletrônicos já são adquiridos em poucos cliques por boa parte dos brasileiros… Mas você já se imaginou comprando a sua casa própria pela internet?

Essa mudança de comportamento é recente e vem em crescimento acentuado desde o ano de 2020. Pelo que observo, a tendência teve início com os sites e aplicativos de aluguel de imóveis, que facilitam a avaliação prévia do imóvel e reduzem a necessidade de deslocamento, tornando o processo muito mais prático e rápido.

Com a relação de confiança fortalecida, a busca pelo imóvel alugado na internet evoluiu para a compra de imóveis e para investimentos imobiliários. Com processos totalmente digitais, as empresas conseguem receber documentação, aprovar crédito e assinar contratos pela internet. Da publicidade online, escolha do imóvel, simulação e aprovação do crédito, negociação da proposta e assinatura do contrato digital, tudo pode ser feito à distância e 100% digital.

Como exemplo de bom uso da tecnologia para a digitalização das vendas de imóveis está a Planet Smart City, que já investia no processo de compra digital mesmo antes da pandemia. O processo da incorporadora hoje inclui tour virtual, videochamada e assinatura eletrônica de contratos.

Com a pandemia, o sistema de atendimento à distância foi apenas intensificado, uma vez que a equipe recebeu uma grande demanda de clientes interessados em adquirir um lote ou casa em uma das cidades inteligentes administradas pela empresa por meio de campanhas em redes sociais. As vendas, sem a necessidade da presença do cliente no escritório, são de aproximadamente 96% para lotes e 30% para casas.

Além do atendimento personalizado e do marketing imobiliário, a empresa dispõe de um simulador de vendas online, que permite realizar cotações e saber previamente o valor de entrada e das parcelas das propriedades à venda. A proptech ainda conta com o DocuSign, uma ferramenta terceirizada para assinatura digital de contratos que é aceita no mundo todo e atende os padrões regulamentares e jurídicos obrigatórios. A facilidade está presente em 188 países e é utilizada por clientes como Visa, Facebook, Apple, Uber, iFood, Samsung, entre outros. Essa funcionalidade permite que a empresa assine em média 250 contratos de lotes por mês, por exemplo.

Além de toda a digitalização, quero também ressaltar a importância do aplicativo Planet App, disponível gratuitamente, que ajuda o cliente a ter uma prévia sobre o conceito de viver em uma cidade inteligente e inclusiva para quem ainda está pesquisando o empreendimento. As câmeras que monitoram as áreas comuns dão uma ideia de como é a rotina dos moradores.

Sobre Susanna Marchionni

Susanna é a CEO da Planet Smart City no Brasil e co-fundou a empresa em 2015, ao lado de Giovanni Savio, CEO Global. Tem 25 anos de experiência no setor imobiliário e é a força motriz da empresa no Brasil, liderando a disseminação do conceito de cidade inteligente inclusiva no país.