Inovação

NEXPE é lançada como novo player do mercado brasileiro de proptechs

O mercado imobiliário brasileiro acaba de ganhar um novo player. A NEXPE é o resultado da união de seis marcas: Brasil Brokers, CrediMorar, Desenrola, Abyara, Bamberg e Convivera, com tecnologias compartilhadas.

A NEXPE foi criada para atender todas as dores da jornada de experiência do cliente no mercado imobiliário, oferecendo soluções end-to-end (de ponta a ponta) desde o momento em que se inicia a busca por uma casa, apartamento ou escritório até o momento do aluguel ou aquisição de um imóvel, crédito imobiliário ou financiamento. “A NEXPE é uma plataforma tecnológica que oferece a melhor e mais completa experiência, do início ao fim da jornada imobiliária”, destaca Daniel Guerbatin, CEO da NEXPE.  

O objetivo do grupo, que conta com mais de 3.000 corretores e mais de 2.000 parceiros em serviços financeiros, é ser a melhor plataforma imobiliária do Brasil e representar 10% de market share até 2026. Em 2021, as empresas NEXPE completaram mais de 17.000 transações imobiliárias, o equivalente a aproximadamente R$ 7 bilhões/US$ 1,5 bilhão (quase R$ 20 milhões/US$ 4,2 milhões por dia).

Foco em tecnologia e experiência do cliente

As soluções foram desenhadas para aumentar a eficiência em todo o ciclo de aquisição de imóveis – desde o momento da procura até a compra de um imóvel ou crédito imobiliário. O foco da NEXPE em colocar a tecnologia para trabalhar para o cliente é significativo e tangível. A equipe de tecnologia representa mais de 15% dos funcionários; em 2021, esse time registrou 34.000 horas desenvolvendo 1.255 funções para sistemas proprietários em 72 sprints (projetos). Soluções tecnológicas que hoje são parte do DNA do grupo.

 O lançamento da NEXPE surge em um momento de mercado em que a experiência do cliente e a prestação de serviços são procuradas e muito mais valorizadas. “A Brasil Brokers foi fundada em 2007 quando o mercado imobiliário era muito diferente de hoje. Nos últimos 18 meses, passamos por uma transformação para construir uma nova empresa com mais ênfase em tecnologia, e o lançamento da NEXPE é a realização desse esforço. Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência aos clientes e garantir maior rentabilidade aos negócios“, destaca Guerbatin.

A NEXPE é apoiada por uma afiliada da Cerberus Capital Management, L.P. “(Cerberus”), uma investidora líder global em imóveis com mais de US$ 55 bilhões em ativos. Com uma equipe deespecialistas técnicos e rede de consultores, a Cerberus traz amplo conhecimento tecnológico para suas plataformas de investimento e operação.

Agregar valor e impulsionar a excelência operacional

Atualmente 75% das transações da NEXPE são originadas por meio de canais digitais. As marcas digitais nativas, Credimorar e Desenrola, representam quase 80% da receita do grupo. “As seis marcas integram a missão e a visão da plataforma, mas têm a liberdade de agir de forma autônoma e independente no dia a dia”, diz Guerbatin. Além disso, a interação entre as seis marcas vai gerar sinergias por meio do compartilhamento de tecnologias. “Como cada empresa trabalha com dados, poderemos oferecer uma série de oportunidades valiosas com produtos e serviços complementares para completar a experiência do cliente“, acrescentou Guerbatin.

Líder de mercado em crédito imobiliário multibanco no Brasil, a fintech CrediMorar já permitiu que 22.000 brasileiros se tornassem proprietários de imóveis e está pronta para continuar impulsionando esses números graças ao seu sistema proprietário Credintegrados. A empresa originou mais de R$ 10 bilhões (cerca de US$ 2.110 milhões) em empréstimos imobiliários até o momento.

A Desenrola, criada em 2019, é a plataforma digital do grupo para locação e venda de imóveis, e oferece aos clientes um modelo de intermediação que integra perfeitamente a experiência digital e a analógica. A operação da Brasil Brokers continuará com forte atuação no segmento de intermediação imobiliária, especialmente no Rio de Janeiro e Niterói.

A NEXPE é fruto de uma visão de mercado em que a experiência do cliente é fundamental e as marcas não podem mais deixar isso nas mãos de terceiros. Com diversas marcas que oferecem uma gama completa de soluções ao mercado, a NEXPE garante dentro de casa a excelência na experiência do consumidor”, afirma Guilherme Blumer, diretor de marketing e transformação digital da NEXPE.

Tecnologia aliada ao fator humano  

Aliar tecnologia à experiência de mercado adquirida ao longo de mais de 15 anos de operação faz com que a NEXPE possa atuar de forma assertiva.

Além do investimento significativo na base tecnológica, a liderança da NEXPE prioriza o poder de escolha para que seus clientes tenham sempre uma experiência pessoal e única. “Todos os nossos usuários podem falar com especialistas por telefone, visitar os imóveis de forma presencial ou assinar a documentação pessoalmente, se preferirem: é a escolha do nosso cliente. Continuaremos a desenvolver opções para aprimorar as transações digitais e físicas e as revisaremos e expandiremos continuamente para garantir a melhor experiência. É a mentalidade de respeitar nosso usuário, nosso cliente, para decidir como ele quer dialogar conosco. A tecnologia cria muita escala, mas deve ser um meio, não um fim. Nosso negócio será sempre guiado na experiência de humano para humano, pessoas conversando com pessoas“, explica Blumer.

A NEXPE acredita em oferecer um serviço “Figital”, em que o processo de compra/aluguel de um imóvel pode ser iniciado e concluído por meio digital, porém uma visita para conhecer o local, seu entorno e outros detalhes é feita na companhia de um corretor de confiança. “Queremos aproveitar os nossos anos de experiência e entendimento de mercado e combinar com uma tecnologia poderosa para beneficiar nossos clientes”, diz Blumer.

O objetivo é oferecer o melhor atendimento em todo o processo de compra ou aluguel de um imóvel. As empresas que vão liderar o setor são aquelas que entregam a melhor jornada para o cliente. Muitas vezes, entende-se que o resultado do negócio está na venda do produto, quando na verdade está no serviço prestado“, conclui Blumer.

Futuro do mercado imobiliário

Além da robusta oferta do guarda-chuva NEXPE, a administração continuará de olho no setor imobiliário e não hesitará em comprar ou criar novos serviços se perceber uma nova necessidade do mercado. “O mercado imobiliário é sempre impactado por fatores externos, como aumento das taxas de juros e inflação, e o papel das marcas NEXPE é usar a tecnologia e o conhecimento de mercado para criar o máximo de estabilidade possível para clientes e investidores, protegendo todos os nossos públicos de condições adversas do mercado. A NEXPE foi criada para ser um parceiro de confiança no mercado imobiliário brasileiro, muito dinâmico, complexo e em crescimento”, concluiu Guerbatin.