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Imobiliária digital as a service: entenda o novo conceito do mercado imobiliário

Nos últimos anos, tem se  se falado bastante em SaaS na área de tecnologia. Não é à toa que o mercado de software as a service deve movimentar, no mundo, US$ 113,1 bilhões em 2021, de acordo com relatório da consultoria Gartner. E é claro que o mercado imobiliário não poderia ficar de fora dessa tendência, incorporando o SaaS a sua realidade, como faz a RuaDois, que chegou ao setor há dois anos, oferecendo soluções digitais para o segmento em todo o País e trazendo um novo conceito para o setor: o de imobiliária digital as a service

No Brasil, o mercado de SaaS também está em aceleração. Tanto é que registrou um crescimento de nada menos do que 161,7% em três anos, passando de US$ 311 milhões, em 2015, para US$ 814 milhões, em 2018, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), divulgados em 2019. Mas, apesar de o software as a service já ser uma realidade para muitas empresas, ainda tem gente se familiarizando ao conceito e sua utilização. Por isso, o Imobi Explica o que é SaaS e mostra como a tecnologia pode ser aplicada ao mercado imobiliário, com o modelo de imobiliária digital as a service

O que é e como surgiu o SaaS?

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de utilização de diferentes softwares para digitalizar suas operações, as empresas acabaram tendo outro problema. Como armazenar e processar todos esses dados de forma econômica, sem sobrecarregar o sistema e sem ficar preso a fornecedores para atualização e manutenção das plataformas? Foi então que a nuvem surgiu como solução para atender essas demandas, além de possibilitar que os dados sejam acessados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo (computador, celular, tablet). 

Assim, surgiu o software as a service, ou SaaS, que nada mais é do que a categoria de plataformas que se adaptou a essa nova dinâmica, oferecendo serviços por meio da nuvem. Atualmente, são inúmeros os exemplos de SaaS, como Dropbox, Google Docs, Spotify e, talvez o mais famoso, Netflix. Essas plataformas oferecem suas funcionalidades como um serviço, não como um produto (e é daí que vem a expressão software as a service), geralmente sem a necessidade de instalação da plataforma no computador, pois oferecem acesso online. Algumas são gratuitas, outras podem ser contratadas por pacotes, com pagamento por período (mensal, trimestral, semestral, etc), podendo ser canceladas quando não há mais interesse do consumidor. 

No mundo corporativo, o SaaS permite que as empresas possam adotar sistemas de acordo com as necessidades do momento, sem a obrigatoriedade de investir em um servidor próprio. Com isso, além de todos os benefícios citados anteriormente, ainda há uma significativa redução de despesas com licenças e manutenção, pois o fornecedor fica responsável por tudo isso. A empresa só precisa escolher qual pacote quer e fazer a contratação, geralmente de forma online. Outras vantagens são a segurança dos dados e poder contar com as versões atualizadas das plataformas. No caso do mercado imobiliário, algumas opções que estão disponíveis como SaaS são soluções de CRM e ERP, entre outras. 

Como é uma imobiliária digital as a service?

À medida que o SaaS foi ganhando espaço no mercado, muitas empresas acabaram se especializando em oferecer soluções integradas no modelo as a service, como é o caso da RuaDois. A startup surgiu há dois anos com o objetivo de fornecer soluções para promover a digitalização das operações de aluguel de imobiliárias de todo o País, oferecendo acesso a uma plataforma integrada com serviços sob demanda facilitando a contratação por parte dos gestores e a utilização pelas equipes. 

“Nós nos identificamos como uma ‘imobiliária digital as a service’ porque oferecemos tudo o que uma imobiliária digital precisa ter, como um serviço. Antigamente, a imobiliária precisava contratar uma equipe de tecnologia completa para digitalizar sua operação. Agora, oferecemos a opção de a equipe acessar tudo pela nuvem. A utilização desse termo, inclusive, indica nossa conexão e familiaridade com a tecnologia, não apenas com o mercado imobiliário. Mas também poderíamos utilizar a expressão ‘imobiliária digital por assinatura’, se fosse para traduzir para o português, pois entregamos várias soluções por meio de uma plataforma digital integrada com serviços sob demanda”, explica o CEO da RuaDois, Paulo Fernandes. 

A principal proposta da RuaDois é a digitalização da jornada de locação completa, mas a imobiliária também pode contratar pacotes personalizados, escolhendo quais serviços quer usufruir. Entre as possibilidades, estão opções para geração de leads, apresentação de imóveis, fotografia profissional, terceirização de visitas, negociação online, análise de crédito, contrato digital, e outras. A contratação pode ser feita diretamente pelo site da RuaDois, onde é possível consultar os pacotes disponíveis, as funcionalidades incluídas e os detalhes de cada uma delas. Mas, se a imobiliária preferir, também é possível contar com a ajuda de um consultor especializado em transformação digital de imobiliárias de locação para entender quais ferramentas se aplicam melhor a seu negócio.

Conteúdo produzido pelo Imobi oferecido por:

RuaDois

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