DestaquesImobiliárias Atendimento personalizado é o diferencial para imobiliárias lidarem com o público; veja dicas Atualizado 14 de julho de 202214 de julho de 2022 AutorLucas Sarzi Compartilhar: Pensar em formas práticas de atendimento personalizado pode mudar a história de uma empresa. Por isso, é necessário que, cada vez mais, o atendimento imobiliário esteja no centro das práticas das empresas do segmento, que devem pensar tanto na forma de lidar com os clientes como observar o clima entre os próprios funcionários. Através da Comunicação Não Violenta (CNV), é possível fazer com que o ambiente seja positivo para quem está trabalhando e também para quem utiliza aqueles serviços. Com a ajuda de Kariny Martins, diretora de atendimento da CUPOLA, listamos três dicas que podem elevar o patamar do atendimento imobiliário:Não padronizar o atendimentoKariny explica que, quando se trata de atendimento, muita gente pensa que existe uma espécie de “lista” para definir como melhorar. Mas isso é obsoleto.“As pessoas esperam muito por padronizar atendimentos e que as coisas darão certo assim, mas o diferencial das empresas que lidam com o público é ter atendimento personalizado para os clientes”. Pensar fora da caixa, buscar entender as necessidades de cada cliente e se moldar a elasSegundo a especialista, não vai ser lidando com todos os clientes da mesma forma que a imobiliária vai conseguir melhorar a dinâmica de atendimento. Inclusive porque cada um tem uma necessidade diferente.“As pessoas se sentem bem melhor atendidas quando percebem que existe uma preocupação ali, que aquele atendimento não é só mais um para aquele profissional. Por isso, converse com o cliente, entenda o que ele realmente precisa e o trate como único. É até mais fácil de resolver problemas”. Um bom relacionamento interno da empresa facilita tudoAlém de pensar no atendimento externo, que no caso é aquele entre a imobiliária e o cliente, as empresas também precisam rever o próprio clima interno de trabalho. Afinal de contas, um bom ambiente interno faz a diferença.“O bom relacionamento com os clientes é importantíssimo, mas também entre os próprios colaboradores. Temos que pensar no colaborador que lida com reclamação a todo o tempo, mas também o corretor que precisa lidar com os vários tipos de clientes”.Conforme Kariny, estas dicas podem ser seguidas por donos de imobiliárias, corretores e até mesmo pessoas que trabalham em outras funções dentro das imobiliárias. Se todos estiverem alinhados, todos juntos podem melhorar o atendimento.“Percebemos muito dentro da CNV o quanto isso é importante para outros cargos também, administrativo, setor de manutenção, onde pode gerar bastante conflito e dor de cabeça para quem está no atendimento. Mas não será com um script ou uma coisa mágica que vai fazer acontecer”.Workshop gratuitoPara melhorar os atendimentos de forma interna e externa, a CUPOLA criou o workshop Atendimento Imobiliário de Alta Performance, em parceria com a Casarão Imóveis. As inscrições estão abertas e o curso é gratuito.No workshop, que acontece na próxima segunda-feira (18), Kariny Martins se junta a Denise Vieira, consultora da CUPOLA, e Carolina Brum, facilitadora do projeto de Comunicação Não Violenta (CNV) da Casarão Imóveis.A ideia do workshop é mostrar a importância de ouvir e conhecer os clientes, entender as necessidades e abrir a cabeça das pessoas que trabalham no mercado imobiliário. O curso começa às 19h e vai ser totalmente online, por isso é possível participar de qualquer lugar do país. Para se inscrever no workshop, é só acessar esse link.