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A metodologia de captação da Lago Imóveis
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A metodologia de captação da Lago Imóveis

13 nov 2025
Adilton Fernandes
Adilton Fernandes
4 min
A metodologia de captação da Lago Imóveis
Fabiano Marinho e Stela Mara Patelli, líderes do Grupo Lago Imóveis

Resumo

Em cinco anos, a Lago Imóveis, de Ribeirão Preto (SP), multiplicou por quase seis sua carteira de imóveis — de 3,5 mil para mais de 20 mil unidades — e expandiu o VGV de R$ 10,7 milhões para R$ 135 milhões. Segundo o sócio-diretor Fabiano Marinho, o crescimento foi resultado de uma metodologia estruturada de captação, baseada em liderança, indicadores e cultura colaborativa. A empresa, que começou com um captador e hoje tem 21 profissionais dedicados, compartilhará seu modelo no “Workshop Captação na Locação: a metodologia Lago Imóveis”, com quatro encontros online entre 18 e 26 de novembro. Fundada por Stela Mara Patelli nos anos 1980, a Lago se transformou em um ecossistema com oito empresas, atuando em seguros, crédito, produção audiovisual, serviços residenciais e eventos corporativos. A diversificação tornou o grupo referência regional, com uma operação integrada que amplia receitas e eleva a experiência do cliente.

Em apenas cinco anos, a Lago Imóveis, de Ribeirão Preto (SP), expandiu sua carteira de imóveis de 3,5 mil para mais de 20 mil unidades, sendo cerca de 16 mil para venda e mais de 4 mil para locação. Isso representa um aumento de 258% no número de imóveis administrados e 439% nos imóveis disponíveis para locação, que elevou a quantidade de imóveis alugados por ano em 116%.

Entre 2019 e 2024, o VGV da Lago saltou de R$ 10,7 milhões para R$ 135 milhões, um salto de quase 13 vezes. Em relação às unidades comercializadas, esse número passou de 27 para 405. No segmento de locações, o avanço também foi significativo. O VGL subiu de R$ 758 mil em 2020 para R$ 2,39 milhões em 2024, crescimento de 315%. E hoje a empresa conta com 175 colaboradores diretos, incluindo cerca de 70 corretores e 21 captadores de imóveis.

Segundo o sócio-diretor do negócio, Fabiano Marinho, esses números foram alcançados com uma combinação de liderança dedicada à captação, indicadores claros, processos escaláveis e uma cultura em que todos se tornam agentes de captação, garantindo que cada ação gere resultados mensuráveis e sustentáveis.

Essa metodologia será compartilhada  no “Workshop Captação na Locação: a metodologia Lago Imóveis”, conduzido por Marinho e pela sócia-fundadora da imobiliária, Stela Mara Patelli. Durante quatro encontros online e ao vivo, os participantes vão ter a oportunidade de aprender a organizar suas equipes, aplicar indicadores estratégicos, implantar rituais de gestão e transformar o processo de captação em um verdadeiro motor de crescimento, tomando por base o modelo que levou a Lago de uma operação tradicional a uma referência nacional em locação. “Nós entendemos que para crescer é preciso encher a prateleira de produtos. E nós investimos muito nisso, tanto que começamos com um captador e hoje nós temos 21 profissionais atuando nesta frente”, declara Fabiano.

O workshop vai acontecer nos dias 18, 19, 25 e 26 de novembro, das 8h às 10h, em modalidade 100% online e ao vivo. No primeiro dia os participantes vão conhecer os princípios de captação na Lago Imóveis. No segundo encontro, a Lago vai compartilhar sua estratégica de captação. No terceiro, Stela e Fabiano vão mostrar o dia a dia da captação na imobiliária. E no último encontro, os participantes vão ter a oportunidade de tirar suas dúvidas com os líderes do negócio.

História do Grupo Lago Imóveis

O Grupo Lago Imóveis nasceu na década de 1980, com o aluguel de linhas telefônicas. Com a percepção de que o serviço estava com os dias contados, Stela decidiu investir no mercado imobiliário. “Eu tirei o CRECI e comecei a captar os imóveis dos meus locatários de linhas telefônicas”, informa.

Com a credibilidade de Stela, a empresa se consolidou na região no segmento de locação. Mas, foi a partir de 2019, com a chegada de Marinho, que a Lago passou de uma imobiliária comum para um verdadeiro ecossistema empresarial, composto por oito empresas, que interagem de forma estratégica, ampliando fontes de receita, gerando sinergia e elevando a experiência do cliente. 

Diversificação de produtos e serviços

O coração do grupo é a imobiliária Lago Imóveis, responsável por intermediações de vendas e locações residenciais e comerciais. A marca de alto padrão Stela Patelli Exclusive posiciona a Lago no mercado de luxo, atendendo clientes que buscam imóveis exclusivos.

Criada inicialmente para atender demandas internas, a SHF Seguros cresceu e passou a oferecer soluções de seguros também para o público externo. Há também o Clee House Crédito atua como correspondente bancário da Caixa, oferecendo soluções de crédito imobiliário. A Lago Serviços presta serviços para locatários, como mudanças, instalação de internet, gás, limpeza e pequenas manutenções, tornando o processo de mudança muito mais simples. 

Já a GPM Filmes foi fundada para melhorar a qualidade dos vídeos de imóveis e empreendimentos. Hoje, atende tanto o Grupo, quanto o mercado externo. No Patelli e Marinho Centro de Eventos são realizados treinamentos, imersões e eventos corporativos para diversas empresas da região. Por fim, a Fundação Estela Patelli é responsável por garantir a continuidade das ações sociais, como o apoio a instituições de caridade e programas comunitários.

Esse conjunto de empresas possibilita que a Lago ofereça uma experiência completa aos clientes, reforçando a marca como referência no mercado imobiliário. “Através da carteira de clientes, temos diversas necessidades que podem ser exploradas pelas imobiliárias”, comenta Marinho.Stela e Fabiano foram entrevistados no podcast Modo Avião, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. O episódio “Imobiliária investe em diversificação e VGV cresce 13 vezes”, que foi apresentado pela sócia e vice-presidente da CUPOLA, Renata Maciel, está disponível no Youtube e Spotify.

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