DestaquesImobi Report

[251] Prepare-se para surfar a grande onda dos financiamentos imobiliários

Confira abaixo a mais recente newsletter semanal do Imobi Report, que reúne as principais notícias do mercado imobiliário. Este conteúdo é gratuito e enviado em primeira mão para nossos assinantes. Clique aqui para se cadastrar.

O maior estrategista global de tecnologia imobiliária vem aí. Pela primeira vez no Brasil, Mike Del Prete será um dos keynotes do CUPOLA Summit, principal evento do mercado imobiliário brasileiro, que acontece em maio em Curitiba (PR).

Del Prete é o mais renomado analista norte-americano do mercado imobiliário, foi o palestrante de destaque do grande evento do mercado de lá, o Inman Connect 2023, e já teve artigos publicados em veículos como New York Times, Wall Street Journal, Financial Times e The Economist. Consegue imaginar a explosão de conhecimento e a energia única desse encontro? Garanta já o seu ingresso para o CUPOLA Summit na melhor condição de compra antes da virada de lote, às 23h59 de quarta-feira (31/1) e viva essa experiência única.

O crédito imobiliário bateu recorde em 2023 e essa realidade não deve mudar no futuro próximo. Foram R$ 251 bilhões concedidos, o melhor ano para o financiamento imobiliário no País, e há expectativa de crescimento de 3% para 2024, segundo projeção recém-divulgada pela Abecip.

Entre os fatores por trás desses números estão a reformulação do Minha Casa Minha Vida e a consequente pulverização dos lançamentos. Com a ascensão do programa, construtoras passaram a oferecer um catálogo mais adaptado ao momento, com imóveis menores e econômicos. Não à toa, as empresas do segmento bombaram na B3 no ano passado. Só os financiamentos com recursos do FGTS cresceram 59% no ano. 

Como esse boom de imóveis econômicos, o corretor que pretende surfar essa onda deve ter na ponta da língua os argumentos para o consumidor que quer financiar. Entre eles, a expectativa de imóveis mais caros ao final do ciclo de queda da Selic, a flexibilidade para comprar com melhores condições, e, é claro, a segurança de investir em um bem tangível.

“Além disso, os juros de financiamento do MCMV são mais baratos que os praticados nos empréstimos normais, tornando, em muitos casos, a prestação mais baixa do que o valor mensal da locação”, comenta Ilso Gonçalves, diretor do Secovi-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná) e da imobiliária paranaense JBA.

E os reflexos se estendem para outros pontos, como o marketing. Cada vez mais incorporadoras, construtoras e imobiliárias entram nesse jogo, e assim a disputa pela atenção do consumidor está acirrada. Ganha pontos o profissional com presença digital forte, capacidade para tirar dúvidas e que personaliza o atendimento do cliente com agilidade. 

Vendas e Locação

O aluguel de prédios comerciais teve alta histórica em 2023. A valorização acumulada dos preços de locação bateu 5,87% segundo o Índice FipeZAP Comercial – o maior resultado anual do indicador desde o início da série, em 2013.

Com a chegada do carnaval, moradores dos principais circuitos de Salvador já começaram a alugar imóveis, principalmente apartamentos, para turistas que vão curtir a festa na Bahia. Os preços pagos pelos foliões para terem fácil acesso à folia podem chegar a R$ 35 mil.

Um contrato de aluguel bem elaborado não apenas previne possíveis conflitos, mas também garante segurança e transparência para todos os envolvidos na locação. Confira os principais pontos que as imobiliárias precisam se atentar ao elaborar e interpretar o contrato de administração de imóveis. 

Corretor, desperte sua produtividade para vender mais! Aprenda com os especialistas Guilherme Wohlke e Makley Claudino em uma live gratuita do Imobi Report, nesta quarta (31), às 11h. Ative o lembrete e participe.

Como transformar a Inteligência Artificial em aliada para a gestão de dados exclusivos em sua imobiliária? Confira como a 61 Imóveis, imobiliária de Brasília, conectou o ChatGPT ao banco de dados próprio para decolar em sua operação

Quer melhorar as estratégias para reforçar seu estoque de imóveis? Garanta vaga na Imersão em Captação de Imóveis para Venda, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Curitiba (PR). As inscrições se encerram nesta semana.

Tem cada vez mais gente criando conteúdo para as redes sociais, e de olho nesse nicho incorporadoras dedicam locais específicos dentro dos condomínios para atender aos moradores conectados. No Imobi Report, mostramos quem já percebeu essa tendência e está entregando “Espaços Youtubers” em seus lançamentos.

Construção e Incorporação

Com o impulso de novos projetos orçados pelo governo para 2024, o setor de construção no Brasil deve ter alta significativa na demanda por trabalhadores a partir do segundo semestre. Construtoras têm se preparado capacitando funcionários, antecipando contratações, mirando a industrialização e até mesmo incentivando maior ingresso de mulheres no setor.

A MRV alcançou no começo de 2024 uma marca inédita no mercado brasileiro: entregou a chave de número 500 mil. A construtora estima que 1,6 milhão de pessoas vivam em imóveis construídos por ela. Aliás, com uma virada financeira no horizonte, a MRV está otimista para 2024

Parte da revisão da Lei de Zoneamento de SP foi sancionada na última semana. Ao todo, foram realizados 58 vetos ao projeto. Entre os artigos vetados estão o que liberava prédios mais altos nos miolos e centrinhos de bairro, o que transferia a decisão final sobre parte dos tombamentos aos vereadores e o que liberava moradias de baixa renda em zonas de proteção ambiental.

O Citi atualizou a sua cobertura para as empresas de construção civil da B3, reforçando Cyrela e Cury como as suas principais escolhas em meio aos ventos favoráveis regulatórios. Os analistas do banco citam que a revisão do zoneamento de SP se mostra favorável aos negócios, introduzindo grandes oportunidades de aquisição de terrenos. 

Techs

A nova política industrial lançada pelo governo federal pretende impulsionar a transformação digital na construção civil. A ideia é difundir o conceito da Modelagem de Informação da Construção (BIM, da sigla em inglês) por todos os canteiros do País, com os objetivos de reduzir os custos e o tempo das obras e contribuir para a descarbonização do setor.

A EREA, grupo investido pela Tarpon, adquiriu 80% da Click Galpões, o “QuintoAndar dos galpões urbanos”, expandindo sua presença no segmento. A estratégia alinha-se à crescente demanda do e-commerce. Os planos incluem serviços financeiros e gestão de obras.

Mundo

Na Argentina de Javier Milei, o contrato de aluguel agora é em dólar. Essa e outras medidas do novo presidente estão agitando o mercado imobiliário do país. Em apuros com o fim da lei de aluguel, argentinos vivem um drama imobiliário digno de novela, que incluiu um protesto no centro de Buenos Aires. 

Com 400 mil brasileiros vivendo hoje em Portugal, o mercado imobiliário luso vem se tornando alvo de investidores por aqui. Construtoras e imobiliárias promovem unidades no Brasil, evidenciando a crescente demanda de brasucas por imóveis portugueses.

Estamos de olho

Comprar um imóvel ou garantir a aposentadoria? Para consultor de investimentos, é natural querer morar em um imóvel muito confortável, mas devemos compreender se ele cabe no nosso orçamento.

Locadores de temporada, atenção. Questões como antecipação do pagamento do aluguel, a possibilidade de calote, danos e comportamento inadequado dos locatários são desafios ao alugar imóveis por curtos períodos. Saiba o que diz a lei em artigo exclusivo do advogado Jaques Bushatsky, especialista em Direito Imobiliário, para o Imobi Report. 

Começa hoje a 37ª edição da ABIMAD, no São Paulo Expo. A feira da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, considerada o principal evento de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina, reunirá 138 expositores até sexta-feira (2/2) .