Imóveis: as mulheres decidem sozinhas
Resumo
Levantamento mostra que 21% das mulheres decidem sozinhas sobre a compra de imóveis, ante 12,4% dos homens. Confira no Imobi Report.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Levantamento mostra que 21% das mulheres decidem sozinhas sobre a compra de imóveis, ante 12,4% dos homens. Na locação, mais da metade dos negócios são fechados por elas.
Na hora de comprar ou alugar um imóvel, as mulheres decidem sozinhas esse momento tão importante. Pesquisa realizada pela empresa Behup constatou que é mais comum elas decidirem sozinhas, sem influência cônjuges ou parceiros, sobre a compra da futura moradia do que homens. Em Goiânia, quando o assunto é locação, elas também são maioria: 51% dos negócios são fechados por elas.
No levantamento da Behup, 21% das entrevistadas mulheres relataram que decidiram sobre seus imóveis sem a opinião do companheiro (a) ante apenas 12,4% dos homens que relataram o mesmo. Além disso, 15% das mulheres relatam que seus companheiros (as) não ajudaram em nada no processo de escolha do imóvel enquanto, para os homens, esse número foi de 6,8%. A opinião de cônjuges e companheiros foi a mais importante para 49,6% das mulheres. Já para os homens, a influência de cônjuges e parceirasfoi a mais importante em 62,1% dos casos.
De setembro de 2020 a fevereiro deste ano, elas representaram mais da metade dos negócios fechados em aluguel na Desenrola, plataforma digital de locação e venda de imóveis em Goiânia. Em São Paulo, de 100% dos contratos de aluguel via pessoa física realizados na Desenrola, plataforma digital de locação e venda de imóveis, 56% estão em nome de mulheres.
Outra pesquisa do segmento destaca que elas são a maioria na busca de imóveis para compra e aluguel no Brasil. “Cada vez mais a mulher impacta na decisão de compra e de aluguel de imóvel. Elas têm sido as principais responsáveis pela decisão de escolha de um imóvel, seja para morar sozinha ou com a família, desde o momento da procura à escolha final”, explica o gerente de Marketing da Desenrola, Thiago Ciaciare. A Desenrola é uma plataforma imobiliária digital de locação e venda de imóveis residenciais e comerciais que possui operações em Goiânia e em São Paulo.
Em um comparativo com os homens, as mulheres são mais cuidadosas ao buscar imóveis na internet e reparam em detalhes do imóvel que eles dificilmente percebem. As mulheres também preferem trocar e comparar informações. Visitam vários locais antes de tomar a decisão, considerando preço e qualidade ao mesmo tempo. Na busca por aluguel, as motivações se mantêm: 28% para morar em um imóvel maior, 20% para morar próximo ao trabalho e 15% próximo à escola dos filhos. Quanto ao tipo de imóvel, ambos os perfis são categóricos em afirmar que a casa é o modelo mais desejado, representando 58% para as que querem comprar e 61% para as que preferem alugar.
“Elas são bem mais seletivas e, mesmo com a família, são quem dão a palavra final se será aquele imóvel o escolhido. Perguntam mais, se atentam a detalhes que os homens não percebem ou não consideram importantes naquele momento. Elas colocam tudo na balança”, enfatiza o gerente de Marketing da Desenrola.
Influência
A pesquisa da Behup foi encomendada pelo grupo Mulheres do Imobiliário, e entrevistou 1.835 pessoas, sendo 50% homens e 50% mulheres das classes A e B de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Além da influência na compra, o levantamento revela também outros comportamentos interessantes: 54,9% das entrevistadas mulheres afirmaram que preferem buscar imóveis via imobiliárias e construtoras, ante 46,6% dos homens. E, em geral, as mulheres pesquisam mais antes da visitação de um imóvel, indo pessoalmente a bem menos locais do que homens: 28% das participantes afirmaram que compraram um imóvel após uma única visita, enquanto apenas 17% dos homens relataram o mesmo.
Outra diferença relevante é a valorização da localização, que ocorre por motivos diferentes para os gêneros. Enquanto homens consideram bem localizados imóveis próximos a estações de trem e metrô, elas valorizam mais a facilidade de movimentação como pedestres e a presença de áreas verdes.
Texto e imagem: Assessoria de Imprensa.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.