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“Lenda do imobiliário” aposta em personalização no atendimento e valorização das pessoas 
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“Lenda do imobiliário” aposta em personalização no atendimento e valorização das pessoas 

07 fev 2025
Última atualização: 06 fevereiro 2025
Adilton Fernandes
Adilton Fernandes
3 min
“Lenda do imobiliário” aposta em personalização no atendimento e valorização das pessoas 

A Frias Neto Consultoria de Imóveis, de Piracicaba (SP), é uma imobiliária referência no interior de São Paulo. Fundada em 1989, hoje possui cerca de R$ 6 bilhões de ativos imobiliários sob gestão, além de ter registrado R$ 500 mil mensais em contratos de locação. Em 2024, a empresa realizou R$ 300 milhões em vendas. O presidente e fundador da empresa, Angelo Frias Neto, reconhecido como um dos “100+ Influentes do Mercado Imobiliário 2024” e como “Lenda do Mercado Imobiliário” no CUPOLA Summit 2023, afirma que esses resultados foram alcançados por meio do principal diferencial competitivo do negócio, a humanização. “Desde o início, investimos na personalização do atendimento e valorização do capital humano”, ressalta.

Para Frias Neto, a profissão de corretor de imóveis é maravilhosa, pois, além de proporcionar o contato com diversas pessoas, possibilita deixá-las felizes. Ele explica que os locadores e vendedores têm a expectativa de obter renda com seus imóveis, já locatários e compradores buscam um novo lugar para viver. “Proporcionar essa satisfação, e ainda ganhar dinheiro com isso, é muito gratificante”, revela.

Frias Neto entende que o atendimento ao cliente é uma área complexa, que demanda capacitação e especialização. Antes da digitalização, o imobiliarista chegou a construir uma biblioteca e videoteca para garantir que seus profissionais tivessem acesso facilitado ao conhecimento. Hoje, a sede da empresa conta com um auditório capaz de acomodar 130 pessoas. Nesse espaço, os funcionários têm acesso a cursos e palestras de desenvolvimento profissional. “Sempre procurei desenvolver as pessoas, tanto na parte comercial, quanto na parte administrativa”, comenta.

O empresário destaca que, para atuar no mercado imobiliário, é fundamental gostar de se relacionar com os outros. Ele acredita que as empresas existem para atender às necessidades das pessoas e, por isso, precisam de profissionais apaixonados e qualificados. “Os corretores devem gostar de pessoas, além de serem motivados e capacitados”, ressalta.

Bolsa de valores de imóveis 

Uma das iniciativas inovadoras da imobiliária é o “Pregão de Imóveis”, que ocorre diariamente, às 8 h. Nesse momento, todo imóvel captado passa por uma avaliação especializada, que considera a vontade do proprietário e os números de mercado. Definido o valor, que varia entre 5% e 10% de uma avaliação convencional, corretores passam a trocar ideias e contatos a fim de gerar liquidez nas comercializações. “É como uma bolsa de valores antiga, onde os negócios eram feitos de forma presencial”, diz o diretor.

Frias Neto salienta que o mercado imobiliário é um ambiente sinérgico, em que a comunicação ocorre de maneira orgânica. A divisão da imobiliária em times de locação, produtos e lançamentos, contudo, não detém a interação entre os profissionais.  “Essa divisão não impede parcerias, pois mantemos uma rotina de conversas sobre o mercado imobiliário, tendo o cliente como assunto principal”, salienta.

Ainda de acordo com o empresário, para ter sucesso nas comercializações, é importante assessorar clientes de maneira adequada, desde a avaliação até o pós-venda, o que inclui esclarecimento de dúvidas e procedimentos simples. “É preciso trabalhar para o cliente, com foco no cliente”, conclui.

Angelo Frias Neto foi entrevistado pelo CEO e estrategista-chefe da CUPOLA, Rodrigo Werneck, no primeiro episódio da temporada 2025 do podcast Modo Avião. Os dois também falaram sobre a cultura da empresa em relação à exclusividade dos imóveis. O conteúdo está disponível no Youtube e Spotify.

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