QuintoAndar quer dominar mercado imobiliário mexicano, mas nega monopólio
Resumo
QuintoAndar vai entrar de cabeça no mercado imobiliário do México. Conversamos com André Penha, sobre os planos da empresa com isso.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O QuintoAndar vai mesmo entrar de cabeça para conquistar o segundo maior mercado imobiliário da América Latina. Depois de fundar uma marca própria de aluguel no México (a Benvi) e comprar dois grandes portais de anúncios no país, o unicórnio brasileiro anunciou que seu cofundador, André Penha, será deslocado para tocar as operações da empresa na América do Norte.
Penha ocupará o cargo de “General Manager” da Benvi, junto com suas funções atuais de líder de tecnologia do Grupo. Além de fundar o unicórnio juntamente com Gabriel Braga, o executivo liderou a equipe de produtos e tecnologia do QuintoAndar nos últimos 10 anos.
Segundo comunicado do QuintoAndar, a missão de Penha será “ajudar a acelerar a adaptação da plataforma ao mercado mexicano e também ajudar no crescimento do negócio”.
“O México é um mercado importante na região e estratégico para nosso plano de crescimento. Um de nossos principais objetivos é fazer parceria com os melhores corretores locais, trazendo nossa tecnologia e agilidade para empresas e indivíduos que já conhecem o mercado mexicano. Isso maximizará a experiência do usuário para proprietários e inquilinos”, diz Penha.
Atualmente, a companhia tem mais de 195 mil contratos e R$ 100 bilhões em ativos sob administração, somando as operações no Brasil e no exterior.
Temores da concorrência
Como já é comum na trajetória do grupo, a entrada do QuintoAndar no mercado imobiliário mexicano foi acompanhada de polêmica.
Em setembro de 2022, a Navent, plataforma imobiliária digital que atua em cinco países (Argentina, México, Equador, Peru e Panamá), comprada em dezembro de 2021 pelo QuintoAndar, divulgou a aquisição de dois grandes portais mexicanos: o Vivanuncios, dono do segundo maior tráfego de anúncios imobiliários no País, e o Segundamano, que além de imóveis traz classificados de veículos, computadores, serviços e até ofertas de emprego.
Com isso, o grupo controlado pelo QuintoAndar passou a deter os dois maiores portais de anúncios imobiliários (em volume de acessos) do México, pois o Navent já era dono do líder da categoria, o Inmuebles 24.
As novas aquisições causaram reações no México e levaram o CEO do terceiro maior portal imobiliário do país, o Lamudi, a postar uma crítica em sua conta no LinkedIn. “[A compra do Vivanuncios e do Segundamano] é uma má notícia para a competitividade do mercado imobiliário no México e para os milhares de profissionais do setor que serão afetados”, disse Jaume Molet.
Um dia antes de viajar à Cidade do México, Penha falou com o Imobi Report sobre essas acusações de monopólio e sobre as projeções do QuintoAndar para o mercado latino-americano como um todo. Confira:
Imobi Report: Além do México, o QuintoAndar tem planos de entrar em outros países latino-americanos, considerando que o grupo Navent tem operações em diversas regiões?
André Penha: Nosso foco para 2023 é oferecer a melhor experiência de moradia para os clientes mexicanos. Seja por meio de Benvi, que surge como uma nova proposta no mercado local e oferece uma jornada de moradia completa (da busca até a assinatura do contrato), ou com as empresas do Grupo Navent, que oferecem uma experiência de classificados e hoje ocupam a liderança do mercado. Para o próximo ano ainda não temos mapeado a expansão de outros países.
Imobi Report: Que diferença básica haverá em termos de experiência para o cliente entre o QuintoAndar e o Benvi?
André Penha: Essencialmente, a experiência é a mesma da Brasileira: digital, fácil, ágil e segura. No entanto, o mercado mexicano possui outras pequenas características e burocracias, seja na forma de pagamento ou na realização de visitas, que precisam ser ajustadas. Um processo natural da internacionalização de um produto.
Desta forma, em 2023, trabalharemos focados em tornar o produto mais automatizado e rápido, como já temos no Brasil, e iniciar parcerias com imobiliárias locais, assim como operamos a Rede QuintoAndar no Brasil, a fim de aumentar a oferta de imóveis para os clientes locais.
Imobi Report: O Grupo Navent adquiriu recentemente dois portais mexicanos, o Vivanuncios e o Segundamano, e enfrentou críticas por setores que temem monopólio da empresa no País. Isso pode indicar a adoção de estratégia semelhante no Brasil, com futuras aquisições de portais (lembrando que o 5A já adquiriu portais com alto tráfego como Imovelweb e Casa Mineira)?
André Penha: Antes de tudo é importante reforçar que não existe monopólio no mercado mexicano, uma vez que cada empresa oferece serviços diferentes, que resolvem dores específicas de públicos distintos. Além disso, as empresas operam de forma independente, como comunicado no anúncio da aquisição. O mesmo acontece aqui no Brasil. Imovelweb é um portal de classificados, que não participa da transação até a assinatura do contrato, e a Casa Mineira atua somente no mercado de Belo Horizonte. Por fim, reforçamos que não faz parte da estratégia do QuintoAndar adquirir novas imobiliárias em 2023, uma vez que lançamos recentemente a Rede QuintoAndar, que promove um ecossistema mais líquido para todas as imobiliárias.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.