Opinião

O Pico da Bandeira e a superação das mulheres

Quero compartilhar com vocês, em especial com as mulheres, a experiência incrível que tive no carnaval. Com 55 anos e extremamente sedentária, subi o Pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta do Brasil que fica entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Foram nove horas entre subida e descida em um dia lindo de verão. Eu senti uma coisa muito forte com essa vivência, e uma das coisas que mais me marcou foi a palavra “estratégia”. Isso porque a todo o momento o guia nos orientava sobre onde pisar, quais pedras escolher para colocar o pé e como posicionar o corpo para cansar menos, entre outras recomendações.

Tudo isso tem a ver com estratégia porque sem ela um movimento em falso poderia ser fatal. Tive que pensar no próximo passo com muito cuidado e isso para mim foi uma grande revelação. Pode parecer óbvio, mas só entendemos o sentido das coisas passando por situações que nos colocam em prova. Eu olhava a cruz da parte de baixo da montanha e pensava: não vou conseguir. Pensei até em desistir, mas eu consegui! Tracei a minha estratégia com base nas orientações do guia e completei o trajeto.

Fazendo uma comparação com as mulheres, principalmente em um mês dedicado a elas, essa determinação e força são muito nossas, não é mesmo? Incrível a nossa capacidade de superação, de driblar as diferentes adversidades, sejam elas pessoais ou no mercado de trabalho. Ainda mais na construção civil, segmento que muitos consideram como “masculino”. Fico feliz de testemunhar que essa percepção está sendo deixada para trás graças ao avanço da presença feminina no setor e de iniciativas como o Mulheres do Imobiliário, grupo do qual faço parte e que conta com cerca de 700 profissionais ativas de todo o país.

Isso se chama estratégia! Somos excelentes estrategistas, sempre pensando na próxima jogada, no cuidado com o outro e às vezes até esquecemos de olhar para nós mesmas. A superação física e mental é diária e nós damos conta sempre com muito amor e estratégia. Parabéns a todas as mulheres que sobem um Pico da Bandeira todos os dias!

Sobre Mariliza Fontes

Mariliza Fontes Pereira é CEO e fundadora da Rio8 Incorporações e Construções. É arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Santos/SP, com MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Empreendimentos Imobiliários pela FGV. É também fundadora da MDoito Arquitetura, referência em projetos econômicos em São Paulo e no Rio de Janeiro.