As lições do Inman Connect 2023 para o mercado imobiliário brasileiro
Você também pode se interessar:

As lições do Inman Connect 2023 para o mercado imobiliário brasileiro

16 ago 2023
Rodrigo Arend
Rodrigo Arend
4 min
As lições do Inman Connect 2023 para o mercado imobiliário brasileiro

Aconteceu na última semana o Inman Connect Las Vegas 2023, principal evento do mercado imobiliário americano e um dos maiores do mundo. No encontro, foram apresentadas e debatidas as grandes novidades e tendências globais do imobiliário.

Para entender o que está rolando no mercado imobiliário da principal economia do planeta, e que costuma antecipar tendências para as demais praças, o Imobi Report conversou com executivos brasileiros que estiveram presentes no evento.

Confira algumas das lições e insights trazidas do Inman Connect Las Vegas 2023 que podem fazer a diferença para o mercado imobiliário brasileiro.

Curadoria do Inman Connect ressalta avanço da inteligência artificial

Matteo Gavazzi, CEO da Refúgios Urbanos

Participar do Inman é sempre um grande aprendizado pois há uma curadoria incrível de conteúdo tanto para corretores como para imobiliárias. 

O grande assunto da vez foi o impacto da inteligência artificial (IA) no mercado. Ela vai substituir o corretor ou corretora de imóveis? Não. Será o fim das imobiliárias? Também não.

Porém, todas as IAs irão ajudar tremendamente na agilidade do trabalho e na assertividade da busca de novos lares para os clientes.

Como sempre, com novas tecnologias, quem souber usá-las vai sair na frente e vai melhorar a experiência do cliente. Com isso, fechar mais negócios

Desafios de ordem global impactam na atuação local

Lucas Penteado, proprietário da Lopes Prime

Esta foi a minha terceira participação no Inman Connect. No meu ponto de vista, os principais insights estão relacionados à capacidade das empresas e profissionais de se adaptar a um ambiente de aumento de taxas de juros de ordem global, utilizando a tecnologia, novas estratégias e novas atitudes comerciais para conquistar resultados relevantes e crescimento em um mercado mais desafiador. 

Afinal, o mercado dos EUA perdeu em 2023 cerca de 20% do resultado se comparado ao mesmo período de 2022 – praticamente a mesma porcentagem que o mercado cresceu durante o ano de 2021.

O aumento das taxas de juros e a demanda por resultados imposta pelos investidores provocaram uma reflexão interna sobre o tema “custos”. A imobiliária de sucesso passa a ser mais competente e criativa na gestão dos recursos operacionais e também passa a focar ainda mais recursos nas iniciativas que impactam diretamente a performance dos corretores. 

Sendo assim, a tecnologia passa a ser um fator determinante de sucesso, em que muita expectativa é depositada atualmente na inteligência artificial.

Este novo ferramental provocará um efeito que pode inverter a matriz de esforço operacional e criativo. Ou seja: entende-se que a IA fará praticamente tudo para o corretor – e, logo, também auxiliará o cliente comprador e vendedor em sua jornada.

E o corretor? Cabe a nós, corretores, nos desenvolvermos nas vertentes mais relevantes: a relação humana, a capacidade de observar além do óbvio, de ouvir e de entender as necessidades dos clientes. E para isso o corretor precisa trabalhar para se tornar uma referência, um verdadeiro especialista no que faz , construindo sua própria marca em parceria com uma empresa que o valoriza e traz as melhores oportunidades de negócios.

Protagonismo do corretor de imóveis e novo momento para o consumo foram destaques no Inman Connect

Rodrigo Werneck, CEO e estrategista-chefe da CUPOLA, hub de inteligência imobiliária

Ficou claro que o corretor de imóveis está sendo cada vez mais valorizado. Glennda Baker, palestrante que é uma respeitada consultora e analista de mercado, trouxe um comparativo do número de seguidores no Instagram de 10 corretores influenciadores dos EUA versus as 10 maiores imobiliárias do país. O resultado é que os corretores somaram 8 milhões de seguidores, contra 600 mil das imobiliárias. 

As imobiliárias precisam aprender a lidar com esses corretores valorizados, que estão buscando comissões cada vez mais altas e exigindo uma gestão cada vez mais relevante. Nessa linha de raciocínio, uma alternativa que muitos corretores americanos estão buscando são as imobiliárias digitais, sem estrutura física e com melhores comissões, que acabam sendo uma opção para corretores frustrados com o modelo tradicional de imobiliária.

Em relação aos consumidores, o mercado americano vive um momento desafiador, pois o público deles não está habituado com o crédito imobiliário mais caro em função dos juros altos. Para nós, o que fica é que os consumidores estão saturados de conteúdo sem contexto e querem conexão com corretores que sejam pessoas relevantes e confiáveis.

Os clientes da CUPOLA irão participar de uma conversa exclusiva de 1 hora de duração, no dia 29/08, com o CEO Rodrigo Werneck sobre os insights do Inman Connect Las Vegas 2023 e sobre a forma de aplicar os ensinamentos do evento no cotidiano das imobiliárias e incorporadoras. 

Hub de inteligência imobiliária, a CUPOLA oferece aos clientes consultoria de gestão imobiliária e serviço de agência de marketing. Clique aqui para saber mais.

Gostou do conteúdo?

O que achou desse texto?

Escreva aqui uma sugestão ou comentário para o nosso time de redação.

Continuar
Obrigado por sua opinião!

Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.

Acesso rápido

Assine e faça parte da comunidade Imobi! É gratuito!

Aproveite as vantagens e benefícios de ser um assinante da plataforma Imobi Report. Acesse os nossos conteúdos exclusivos, receba descontos em eventos e participe das nossas comunidades.

  • Quero saber quais as vantagens que vou ganhar primeiro.

Newsletter gratuita

Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do mercado imobiliário