Escassez da mão de obra é tema central no Construsummit 2024
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O Construsummit 2024, evento de gestão e tecnologia voltado para a Indústria da Construção, que aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, em Florianópolis, abordou intensamente o tema da escassez da mão de obra. Os diversos palestrantes no evento citaram o problema, indicando também possíveis soluções e oportunidades no cenário atual.
A sócia da Gibraltar Consulting e ex-Economista-Chefe da XP, Zeina Latif, que também participou do CUPOLA Summit, evidenciou a importância da qualificação dos profissionais. De acordo com ela, somente com o foco na capacitação da mão de obra é que será possível garantir avanços para o setor da construção civil nos próximos anos. Outros palestrantes também abordaram as oportunidades com a industrialização da construção e as inovações tecnológicas.
Realizado pelo Sienge – o Ecossistema de Tecnologia e Negócios da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário, do Grupo Softplan, o Construsummit 2024 reuniu cerca de dois mil participantes e 900 empresas. Neste ano, o evento ocupou uma área quatro vezes maior em relação à edição anterior.
Minha Casa, Minha Vida
Outro destaque no evento foi a palestra do Superintendente Nacional de Habitação Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Raul Gomes. O executivo falou sobre o futuro do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e a possível criação de uma Faixa 4 para os beneficiários. Segundo Gomes, o cenário para o programa é muito positivo, após as reformulações realizadas recentemente. A expectativa apresentada por ele é que, no próximo ano, o MCMV ganhe ainda mais tração. De qualquer forma, o executivo citou a preocupação com as fontes de recursos, ainda muito dependente da poupança e do FGTS. Gomes afirmou que novas alternativas estão sendo analisadas.
O Construsummit ainda contou com a participação de diversas personalidades do mercado imobiliário, como o CEO e estrategista da CUPOLA, Rodrigo Werneck, que foi um dos palestrantes no encontro. Ele falou sobre “Tendências do Mercado Imobiliário e Melhores Práticas de Vendas”. Conforme Werneck, é importante que as empresas olhem para todo o funil de vendas, e não apenas para as chamadas métricas de vaidade e o número de leads. O executivo também ressaltou a necessidade de investimento em branding, e não apenas no marketing dos produtos.
Ao todo, foram mais de 60 palestrantes que trataram temas como: o atual panorama de mercado para a construção e imobiliário, oportunidades para o setor, reforma tributária, marketing do futuro, digitalização, industrialização e produtividade na indústria da construção, integração e suprimentos da cadeia, gestão e planejamento nos canteiros, ESG na prática do segmento, funding e eficiência financeira.
Entre os nomes que passaram pelo evento estiveram: João Branco, Executivo de Marketing destaque da Forbes e ex-Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s; José Carlos Martins, Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, e Raul Juste Lores, Jornalista, escritor e criador do canal “São Paulo nas Alturas” entre outros.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Venda de usados do Minha Casa, Minha Vida cai radicalmente
Ranking das construtoras: saiba quais são as 100 maiores do Brasil
Tecnologia de impressão 3D na construção de casas chega ao Brasil
Onde encontrar dados públicos sobre o mercado imobiliário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.