Incorporadoras: Abrainc aponta alta de 39% em lançamentos no 1º trimestre
Resumo
Relatório da ABRAINC confirma o bom momento da incorporação brasileira, com crescimento nos lançamentos e na venda de novos empreendimentos,
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O relatório com indicadores da Abrainc referente ao 1º trimestre de 2021 foi lançado e os dados apontam que o mercado imobiliário continua na tendência positiva que encerrou o último ano.
No primeiro trimestre de 2021, houve uma alta de 39% nos lançamentos de imóveis novos, em comparação ao mesmo período de 2020. Já em relação às vendas, o Indicador Abrainc-Fipe também aponta aumento. Nos três primeiros meses do ano, o crescimento foi de 21% em relação ao volume vendido no 1º tri de 2020.
Para o presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, o bom ritmo de lançamentos e vendas neste primeiro trimestre demonstra que a confiança dos empreendedores no bom desempenho do setor permanece inalterada, assim como dos consumidores interessados na aquisição da casa própria. “O ambiente de negócios permanece propício, com grande atratividade para o investimento em imóveis, em relação às aplicações financeiras tradicionais. Também são favoráveis as perspectivas para quem busca a primeira moradia, por conta das taxas atrativas, sinalizando que o mercado deve se manter aquecido ao longo dos próximos meses”, afirma.
Indicadores da Abrainc e os segmentos da incorporação
Os empreendimentos participantes do programa Casa Verde e Amarela (CVA) mantiveram sua posição destacada no mercado, sendo responsáveis por 82,3% dos lançamentos e 83,8% das vendas residenciais nos últimos 12 meses, encerrados em março.
Em termos de unidades lançadas, o segmento registrou alta de 30,6% no primeiro trimestre de 2021 e de 12,1% nos últimos 12 meses. Com respeito às comercializações, houve aumento de 25,9% nos três primeiros meses, colaborando para impulsionar as vendas, que contaram com um avanço de 37,3% no volume transacionados em 12 meses.
Já os lançamentos de empreendimentos classificados no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentaram um acréscimo de 64,7% no primeiro trimestre de 2021, subsidiando a alta de 4,4% no volume lançado em 12 meses. Em relação à comercialização, contudo, as vendas do segmento no primeiro trimestre foram 4,1% inferiores ao mesmo período de 2020; além de recuarem 7,3% no horizonte de 12 meses.
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