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[161] Com novo nome, Porto diversifica seu portfólio e entra na briga com concorrentes de peso
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[161] Com novo nome, Porto diversifica seu portfólio e entra na briga com concorrentes de peso

19 abr 2022
Redação Imobi
Redação Imobi
10 min
[161] Com novo nome, Porto diversifica seu portfólio e entra na briga com concorrentes de peso

Resumo

Em destaque na news de hoje, a remodelação da Porto Seguro, que agora é Porto, e o lançamento de seu novo produto.

Uma das mais tradicionais seguradoras brasileiras e com presença marcante no mercado imobiliário, a Porto Seguro viveu intensas transformações nos últimos dias. Primeiro, no último dia 12, anunciou a remodelação de sua marca e um novo nome – de Porto Seguro, passa a se chamar apenas Porto. No mesmo dia, a holding anunciou a criação de três verticais de negócios independentes, focadas em diferentes segmentos de mercado: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank (vertical de serviços financeiros).

porto

Um dia depois, a empresa anunciou oficialmente o lançamento de sua plataforma para aluguel de imóveis. O portal Olho Mágico, que já havia sido apresentado ao mercado imobiliário no ICXP 2022, nasce como uma startup, com CNPJ próprio, mas sob o guarda-chuva da Porto e já com mais de 40 mil anúncios publicados.

E para não ficar para trás na briga por espaço entre concorrentes de peso como QuintoAndar e OLX, a empresa confirmou em comunicado ao mercado a compra de 100% da Nido Tecnologia, empresa focada na digitalização de imobiliárias por meio de sistemas como CRM e ERPs. Segundo a Porto, a intenção com a aquisição foi melhorar a experiência dos parceiros com sistemas imobiliários, mantendo a gestão da Nido independente. 

Para fechar a semana, nas vésperas do recesso da Páscoa, a Porto também firmou parceria com a Resale para venda online de imóveis da base de retomados da companhia seguradora. No domingo, após uma semana intensa, a Porto ainda reforçou todas as mudanças em seu portfólio com uma ação no Big Brother Brasil 2022, patrocinando a Prova do Líder para divulgar o seguro auto por assinatura da Azul Seguros, uma das muitas soluções disponíveis em seu novo portfólio. 

Incorporadoras

Os lançamentos registraram alta de 42% entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram mais de 57 mil unidades lançadas. Levando em conta o intervalo de 12 meses encerrados em janeiro de 2022, a alta foi de 30%. Os dados são da Abrainc e, segundo outro levantamento realizado recentemente pela associação, a localização aparece como principal fator para comercializar estas novas unidades.

O EPS vem se tornando queridinho na construção civil. A sigla é usada para se referir ao poliestireno expandido, produto de múltiplas utilidades e conhecido popularmente como Isopor – nome que é uma marca registrada da alemã Knauf, empresa pioneira no uso do produto. Leve, reciclável e composto por 98% de ar, o material aparece como alternativa sustentável para diversas soluções em obras.

Destaque no ano passado entre as incorporadoras focadas no segmento popular, a Direcional apresenta novamente bons resultados. Os números do primeiro trimestre agradaram o mercado e valorizaram os papéis da empresa, que estiveram entre as ações mais movimentadas do setor na semana passada. A construtora registrou VGV de R$ 599 milhões, alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o crescimento das vendas foi de 21%.

A relevância das moradias populares é parte deste bom resultado. Mesmo com a alta dos juros, o financiamento pelo Casa Verde e Amarela segue oferecendo atratividade. Com as novas regras e a ampliação do teto de renda, a maior taxa aplicada pelo programa chega aos 7,7% ao ano.

Estagflação. O tão temido fenômeno, que surge da união da estagnação com a inflação, pode estar dando as caras novamente e trazer grandes impactos para o mercado imobiliário. O assunto é tema de uma matéria da revista Casa Vogue, que explica o conceito e mostra quais suas possíveis repercussões para o setor, principalmente no segmento de incorporação, com a alta da Selic e aumento dos preços dos insumos. 

Com base no contexto de iminente crise no mercado imobiliário, José Renato Nalini discorre sobre os principais desafios para o setor, no que diz respeito ao Registro Imobiliário Brasileiro, em artigo publicado no Estadão. José Renato é reitor da Uniregistral e docente da pós-graduação da Uninove. 

Imobiliárias

Não é surpresa para ninguém o fato de que o mercado imobiliário no Rio de Janeiro é um dos mais proeminentes do país, mas os números são de fato impressionantes. Só no primeiro trimestre deste ano, o setor já movimentou R$ 6,3 bilhões na capital fluminense, com a comercialização de 8.841 imóveis. Ainda assim, o montante representa um recuo de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os bairros que apresentaram crescimento em vendas estão Flamengo e Glória, com 38% e 32% de aumento, respectivamente. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Homehub, imobiliária figital ligada à Judice & Araújo. 

Ali do ladinho, em Niterói, uma imobiliária que está chamando a atenção, principalmente por ter se tornado uma das três maiores do Rio de Janeiro em VGV, mesmo com apenas cinco anos de história, é a Spin Inovações Imobiliárias. E o episódio desta semana do podcast Modo Avião conta um pouco dessa trajetória de sucesso. Nele, Rodrigo Werneck, CEO e estrategista-chefe da CUPOLA, entrevista Roberto Marinho de Mello, sócio da Spin, que explica como a imobiliária conseguiu resultados tão expressivos em tão pouco tempo. 

Você sabe o que é overdelivery? Pois tem muitos corretores de alto padrão por aí que conhecem muito bem o termo, que define a capacidade de entregar além do esperado e superar as expectativas do comprador. Isso porque tem sido cada vez mais comum encontrar profissionais do mercado imobiliário que atuam como concierge, uma pessoa com condições de resolver uma infinidade de problemas por meio de sua invejável carteira de contatos. Este é o caso de Juliana Schmatz e Lilian Borenstein, corretoras de imóveis de alto padrão que compartilharam um pouco de sua experiência em atendimentos diferenciados, em entrevista ao Imobi Report. 

E “one stop shop”, você conhece esse conceito? Esse é o modelo adotado pelo Grupo RV em seu reposicionamento de marca, oferecendo uma variada gama de soluções imobiliárias em uma única plataforma, que integra todos os seus serviços em um mesmo local. Em entrevista ao Imobi Report, o diretor de marketing do Grupo RV, Fernando Hoppe, explica detalhadamente como funciona essa plataforma desenvolvida pela empresa e quais são os serviços oferecidos, além de contar um pouco mais sobre essa nova proposta da organização. No conteúdo, clientes do Grupo RV também contam sua experiência utilizando seus serviços. 

Quando se fala em tendências que estão chegando ao mercado imobiliário, o Imobi Report é especialista no assunto. E, todas as semanas, nossa equipe se reúne para trazer as novidades do setor e comentar as principais notícias dos últimos dias no podcast Semana Imobi

No episódio desta semana, nossa equipe destrincha o ICXP Aluguel, evento promovido que o Imobi Report, em parceria com a CUPOLA, promove no dia 19 de maio, em Indaiatuba (SP). Há duas opções de ingressos (presencial e online) que dão direito a acompanhar os dez conteúdos sobre locação que serão apresentados no evento. No podcast Semana Imobi, Michel do Prado, head do Imobi Report, e Carlos Simon, jornalista responsável pelo Imobi Aluguel, comentam a programação do ICXP Aluguel. Mas, fique esperto! Se você deseja participar deste encontro, seja presencial ou virtualmente, é bom correr para garantir seus ingressos, pois os valores promocionais mudam às 23h59 de amanhã, com uma virada de lote. 

Techs

As demissões no QuintoAndar deram o que falar na imprensa e nas redes sociais na semana passada. Após a grande repercussão sobre a notícia, a equipe do Imobi Report procurou a startup para ouvir seu posicionamento sobre o assunto. O QuintoAndar explicou os motivos que levaram a essa redução de seu quadro de funcionários, além de comentar quais são seus planos para o futuro, com a repriorização de algumas iniciativas internas.

Outra notícia de destaque na área de startups, nesta semana, foi o aporte de R$ 15 milhões recebido pela InstaCasa. A informação foi divulgada pelo portal PEGN, que trouxe detalhes da transação. O investimento, liderado pela G5 Partners e com participação da Terracotta Ventures e da Gerdau Next Ventures, será utilizado para escalar a operação da startup, por meio da oferta de crédito para construção de casas.

Quem também está expandindo seus negócios é a Nomah, que está chegando ao Rio de Janeiro, por meio de uma parceria com a incorporadora Bait. A startup, que já atuava em São Paulo e Fortaleza, passa agora a agregar, em seu portfólio, 6 dos 29 apartamentos no Barão 107, o prédio de Ipanema construído onde ficava a casa de Tom Jobim. Para quem não se lembra, a Nomah tem a Loft como investidora e a Bait recentemente foi adquirida pela Gafisa. 

A disputa das startups por espaço em um mercado imobiliário cada vez mais concorrido também foi tema de outro conteúdo publicado pelo Imobi Report nesta semana, que mostra como a busca por novas oportunidades tem acirrado a batalha entre os nichos de softwares e seguros. Para comentar o assunto, a equipe do Imobi Report entrevistou o CEO da Sigafy, Flávio de Baère, que explicou como a empresa se posiciona em meio a esse cenário. 

Mundo

Nos Estados Unidos, a recuperação da economia alavanca o mercado multifamily, em que um empreendimento concentra imóveis exclusivos para locação sob a propriedade de uma única empresa. Levantando em conta os números do último ano, especialistas acreditam que o crescimento neste nicho será recorde. 

Ao mesmo tempo, o custo de habitação nos EUA parece caminhar para uma queda. Contudo, ainda não é possível dizer qual será a intensidade deste movimento. Na comparação com 2008, entende-se que há diferenças importantes e que dão mais segurança para o cenário atual, como a menor especulação e ausência de empréstimos subprime.

Depois de anunciar a construção de resorts de luxo temáticos, a Walt Disney também vai investir em moradias acessíveis. O plano é viabilizar mais de 1.300 unidades na Flórida, dedicando uma área de 80 acres para o projeto. A Universal Parks & Resorts também aposta em uma jogada parecida, prometendo 20 acres para a construção de 1.000 moradias e estrutura completa.

Um verdadeiro alfinete fincado em Manhattan. Foi inaugurado nesta semana o Steinway Tower, arranha-céu mais estreito do mundo. O prédio fica pertinho do Central Park, tem 435 metros de altura e apenas 18,3 metros de largura. Na parte mais alta do edifício, uma regra é bem clara: ventou, balançou. O custo das unidades varia de US$ 7,75 milhões até US$ 66,5 milhões.

Estamos de olho

O segmento comercial está recuperando o fôlego e vendo planos de expansão. Empresas que haviam devolvido espaços já voltaram atrás e, em alguns casos, pretendem ampliar a metragem locada. Além do crescimento dos negócios, há também a busca por áreas dedicadas ao lazer e convívio.

E por falar em aluguel comercial, no Imobi Alto Padrão desta quinta-feira você vai conhecer melhor a operação da Esfera, que atua na concessão de espaços comerciais de alto padrão nos camarotes do estádio Mané Garrincha, em Brasília. A busca por exclusividade fez a procura explodir e as unidades já estão quase esgotadas. Para saber mais, clique aqui, assine o Imobi Alto Padrão e tenha uma semana por nossa conta.

Novo metro quadrado mais caro do Brasil, Balneário Camboriú (SC) desbancou até mesmo o bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. De setembro do ano passado para cá, a cidade catarinense saltou do quarto para o primeiro lugar no ranking de valorização do FipeZap, que avalia 50 cidades brasileiras. E vem mais novidades por aí: um edifício de 500 metros de altura e 154 andares recebeu parecer favorável para ser construído na cidade do litoral de SC.

E ninguém menos do que Cristiano Ronaldo também pode se juntar à vizinhança de Balneário Camboriú. A família do craque do Manchester United está em conversas avançadas para comprar a maior cobertura do Sul do Brasil, avaliada em R$ 50 milhões. O imóvel em questão é a unidade mais cara do Imperium Tower, projeto da FG Empreendimentos. A cobertura também estaria sendo disputada por um sheik árabe.

A mansão mais cara à venda no Brasil, entretanto, não está em Balneário Camboriú. Avaliado em R$ 220 milhões, o imóvel de 2.500 m² fica no Leblon, com vista para o Cristo Redentor e instalações dignas de filme, em um terreno de 11 mil m². Para quem ficou curioso de ver fotos da mansão, há algumas imagens no site da Casa Vogue.

Por falar em mercado de alto padrão, uma das cidades mais luxuosas do mundo, Dubai, tem suas peculiaridades quando se fala em mercado imobiliário. E quem conta detalhes sobre como é trabalhar nesse setor lá nos Emirados Árabes é o corretor Angelo Silveira, entrevistado da semana no podcast Vem Pra Mesa, de Sergio Langer. 

Com uma programação dedicada ao empoderamento feminino no mercado imobiliário, o SOMA: o evento do Mulheres do Imobiliário, contará com a participação de Kariny Martins, sócia da CUPOLA. Ela, que é especialista em Comunicação Não-Violenta, vai atuar como mediadora em um painel sobre Comunicação Empática, no segundo dia do evento. Além de Kariny, outras três profissionais vão participar do painel: Carolina Florêncio (Ibrep/SC), Sol Pires (Sol Pires Soluções/PE) e Cássia Ximenes (Secovi/MG). O SOMA acontece nos dias 29 e 30 de abril, em São Paulo. 

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