aluguel sem burocracia
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Imobiliária de 85 anos conta com startup para promover um aluguel sem burocracia

Em parceria com a FC ANALISE Digital, o Imobi apresenta cases de imobiliárias diversas que usam a tecnologia da startup de análise de crédito com inteligência de dados para promover um aluguel sem burocracia. Confira!

A chegada do século XXI mudou muitos comportamentos do consumidor de aluguel no Brasil. Com a internet, muitos processos burocráticos foram simplificados. Com uma rotina mais acelerada, os consumidores exigem que sua experiência com mercado imobiliário também seja mais ágil. A APSA, empresa polivalente dentro do mercado imobiliário que atua no aluguel, compra e venda de imóveis, além de administração de condomínios residenciais e comerciais há 85 anos, buscou fluir o processo de aprovação da garantia locatícia e promover um aluguel sem burocracia com apoio da FC ANALISE Digital.

“Começamos a usar o serviço da FC ANALISE três anos atrás. O mercado imobiliário vem mudando com o passar dos anos e precisávamos desburocratizar as relações locatícias. Então, buscamos a FC ANALISE Digital para usar uma ferramenta com inteligência de dados, o que nos permitiu flexibilizar as garantias antes exigidas”, conta Renata Braga, coordenadora de locações da APSA.

Com a análise de crédito da FC ANALISE Digital, a APSA pôde entender melhor o risco de cada análise e, assim, flexibilizar o processo e até mesmo isentar candidatos a locatário e fiadores da apresentação de garantia. “Entre as mudanças no nosso negócio, passamos a adotar o título de capitalização com um valor menor e aceitamos fiadores que, mesmo não tendo imóveis, poderiam garantir as locações de acordo com o risco e renda apresentados”, explica Renata.

A inteligência de dados como promoção de um aluguel sem burocracias

Marcus Antonius Costa, CEO na FC ANALISE Digital, explica que o objetivo da FC ANALISE é oferecer autonomia para imobiliárias e seus clientes optarem pela garantia ideal caso a caso. “Usar inteligência de dados na tomada de decisão da garantia locatícia faz com que a evolução dos comportamentos sociais seja capturada com mais precisão, quase em tempo real. Nosso algoritmo cruza dados que retratam o que está acontecendo com aquele cliente em específico, através do seu CPF, com dados de como estão se comportando clientes com aquele mesmo perfil, através do mapeamento de perfis de inadimplentes em locação. Assim as decisões se tornam menos subjetivas, afastando as decisões por achismo, estereótipos, simpatia, emoção ou envolvimento pessoal”, explica Marcus.

Para a coordenadora, é essencial que a imobiliária tenha sempre como perspectiva sua responsabilidade para com seus clientes, e a escolha da garantia locatícia ideal está relacionada com esta responsabilidade. “Como intermediadores entre locador e locatário temos o dever de manter a segurança da locação para as partes envolvidas. E nesse momento, o uso de  uma análise do comportamento financeiro dos candidatos (inteligência de dados), nos ajuda a entender se precisaremos adotar solicitações de  garantia mais robustas, como, por exemplo, o seguro-fiança tradicional ou se conseguimos flexibilizar, pois entendemos que existe baixo risco de inadimplência”, afirma.

Marcus corrobora. “O reflexo dessa análise é que se consegue colocar “para dentro” mais bons clientes (que antes eram evitados apenas por estereótipos) e evitar ou exigir mais garantias de clientes com recorrência de inadimplência (que antes eram aprovados apenas pela sua “aparência” de bom cliente). Ao contrário do que muitos pensam, a flexibilização de exigências para clientes de baixo perfil de risco, contribui para  a redução da inadimplência”, conclui.

Conteúdo produzido pelo Imobi oferecido por:

FC ANALISE Digital

Somos a primeira plataforma digital de análise de crédito exclusiva para locação, baseado no que há de mais moderno no processamento e inteligência de dados (Big Data, Inteligência Artificial e Business Inteligence). Saiba mais.