O que é iRenter e por que você deve ficar de olho nele
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Novo formato é uma das apostas do setor imobiliário para 2020
iRenter é uma nova modalidade que vem ganhando cada vez mais força no setor imobiliário e promete ser tendência em 2020. As empresas de instant renter, que em português significa locatário instantâneo, alugam um imóvel de maneira mais rápida e sem acarretar muito trabalho para o locatário.
O principal objetivo desse serviço é atrair pessoas que buscam um aluguel mais rápido e imóveis prontos para morar, seja para curta, seja para longa duração. A atividade é muito parecida com o iBuyer, no qual as empresas atuam como compradores instantâneos e a aquisição ocorre pelo potencial do imóvel que, após ser reformado, é colocado à venda.
No caso do iRenter, funciona assim: o proprietário entrega o imóvel com um contrato de longo prazo e as empresas atuam com a locação instantânea dos locais. O proprietário tem lucro antecipadamente, a empresa de iRenter tem mais flexibilidade para disponibilizar e lucrar com o imóvel e o locatário tem sua moradia assegurada. É como se uma imobiliária de locação fossa a inquilina de todos os imóveis administrados, com pagamento mensal garantido ao proprietário, e sublocasse as unidades para outros inquilinos.
O ponto principal da tendência iRenter
O formato está atrelado à mudança de comportamento do consumidor moderno, que não se prende mais aos mesmos lugares, empregos ou pessoas e tende a viver em mais locais diferentes ao longo da vida. Um dos fatores que facilitam essa tendência é que o locatário não precisa se preocupar com mobília, pois o iRenter deixa o imóvel pronto para morar.
Empresas de iRenter
Por ora, há poucas empresas que atuam com o iRenter no mundo. Mesmo que os millennials sejam mais propensos a aluguéis, espaços coliving (imóveis com ambientes compartilhados entre mais de um morador) e economia compartilhada como um todo, isso não faz com que um novo formato de negócio seja inserido no mercado de forma rápida e lucrativa.
Conheça algumas empresas internacionais de iRenter
- A Domio, fundada em 2016, trabalha com turismo e locações de curto prazo. A empresa está localizada em Nova York e atua em diversos locais dos Estados Unidos em um formato parecido com o Airbnb, mas que foi projetado para unir pessoas que não se conhecem durante suas viagens.
- A Blueground tem diversos escritórios pelo mundo. Fundada em 2013, está localizada em países como Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Grécia e Inglaterra e tem como foco empresários que estão, continuamente, trocando de cidade. A empresa decora o imóvel e o aluga por um período mínimo de 30 dias para que os futuros moradores não se preocupem com mudanças grandiosas e tenham o conforto de uma casa.
- A Bungalow fez recentemente o levantamento de 50 milhões de dólares para seus investimentos em 2020. O objetivo principal da empresa é alugar quartos privativos em um único imóvel; com isso, o inquilino já começa sua experiência de moradia com novos colegas de quarto e tem assistência da empresa para o que precisar na casa.
- A Yuca é pioneira no Brasil no modelo de iRenter, inspirada no unicórnio chinês Ziroom. Atua, por ora, apenas em São e funciona assim: ela administra apartamentos grandes e bem localizados. Então, divide os apartamentos pelo número de quartos e os aluga individualmente para um público entre 20 e 35 anos, incluindo no serviço o aluguel, condomínio, limpeza semanal, contas da casa e IPTU. Além de locar imóveis, a startup também os compra.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
News do Imobi: O sanduíche entre o luxo e o econômico
Contratações MCMV com FGTS atingem R$ 105 bi e sinalizam recorde em 2024
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.